Dia Mundial do Detetive – Sherlock Holmes



Hoje é o Dia Mundial do Detetive, e eu achei isso muito apropriado a ser comemorado no Mês do Orgulho Nerd. Ainda mais levando em conta que uma postagem sobre Sherlock Holmes já estava planejada para agora de qualquer maneira… quer algo mais conveniente do que comentar sobre esse personagem célebre justamente no seu dia? Parece que as coisas se encaixam perfeitamente…
Sherlock Holmes é um nerd diferente. É de um tempo clássico, de uma classe alta, de uma inteligência admirável, e uma capacidade social mais alta do que o normal. E ainda é bastante bom no físico, lutando boxe (embora não seja sua primeira impressão ao ver com uma roupa xadrez e um cachimbo na mão). E sua inteligência é tão grande que sempre me deixa admirado. Gosto de ver como pequenos detalhes são percebidos pelo detetive, como todas as peças parecem se encaixar em suas mãos, e como conclusões extremamente complexas são perfeitamente explicadas por ele…
Eu admiro Sherlock Holmes.
E tem como não o fazer?
Resolvi comentar quatro das mais importantes manifestações de Sherlock Holmes que me vieram à cabeça. Inicialmente, nos livros e contos escritos pelo escritor e médico Sir Arthur Conan Doyle. Esse foi o inteligentíssimo cara que criou o personagem – e ele faz um trabalho tão bom que muita gente acreditou e acredita que Sherlock Holmes é um personagem real. Sua primeira aparição foi em Um Estudo em Vermelho, e chegou a morrer na obra de Doyle (em uma luta com o lendário professor Moriarty); decisão essa que precisou ser revogada com a revolta dos fãs.
A juventude de Sherlock Holmes foi explorada pela primeira vez, em uma obra que não tinha nenhuma relação com o autor original, em 1985, com Young Sherlock Holmes. O filme ficou conhecido no Brasil como O Enigma da Pirâmide e já conta com o fiel amigo do detetive, John Watson. No longa, o detetive é interpretado por Nicholas Rowe. O melhor do filme é por mostrar Sherlock começando sua amizade com Watson e resolve seu primeiro caso… e ele chega a se vestir tão próximo ao clássico que conhecemos que os olhos brilham…
Em 2009, Sherlock Holmes volta aos cinemas, interpretado por Robert Downey Jr., em uma super-produção. O filme é muito bom, a inteligência de Sherlock é incontestável, mas não consigo ver o ator como Sherlock. Por melhor que Robert seja (e ele é um ótimo ator, vide sua interpretação do Homem de Ferro), não acho que ele tenha a personalidade do detetive tão famoso, e não é muito fiel ao descrito por Doyle… e eu sinceramente tenho certo apreço pela originalidade… então.
E por fim, a juventude de Sherlock volta a ser explorada em uma série de livros escrita por Andrew Lane, na série O Jovem Sherlock Holmes. E eu comprei o livro com um pouco de receio, e me apaixonei pela história. O livro é gostoso, inteligente, com um roteiro intrigante, e tem muito apreço à obra de Doyle, apresentando muita fidelidade… ainda não vimos Watson, mas vemos um Sherlock Holmes adolescente, com o gênio ali, mas aprendendo a ser o detetive tão célebre que será no futuro… é ótimo vê-lo em fase de construção, com “mestres”. Muito bom.
Pensando em detetives, a primeira coisa que nos vem à mente é Sherlock Holmes… sempre um ótimo personagem, em qualquer produção que o envolva… seja livros ou filmes (embora eu seja apaixonado pelos livros), ele sempre surpreende… e é sempre bom tentar acompanhar seu raciocínio lógico… leiam Sherlock Holmes! Até mais…

Postagens Recomendadas:

Comentários

  1. Sherlock Holmes é o máximo, isso é fato, e eu o admiro, além do Watson, é claro, apesar dele não ser exatamente um detetive. Eu nem sabia que hoje era dia do detetive =\

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A gente admira o Watson porque a gente admira a dupla Sherlock/Watson (: Os dois são ótimos juntos! É, eu descobri por acaso algum tempo atrás, e já reservei para o Mês Temático :D

      Excluir
  2. Gosto muito de Sherlock Holmes e acho incrível o modo como ele consegue nos envolver no mistério e revelar os mínimos dos máximos detalhes que nos passaram despercebidos. O fascinante é que ele deixa tudo para o final, deixando aquele clima de suspense no ar, nos fazendo supor várias versões para um suposto final, que é totalmente diferente do que passou pela nossa imaginação (pelo menos na minha).
    Ruama.
    http://esquiloscorderosa-ruama.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ele é ótimo... pena que Robert não o interprete muito bem nos filmes =x

      Excluir

Postar um comentário