Julio Verne – Inventor do Futuro



Semana passada eu quase tive um ataque quando, ocasionalmente, comentei sobre Julio Verne na faculdade e uma colega olhou para mim: “Quem é esse?”. Não é o tipo de coisa que me deixa contente. Não mesmo… ao menos um aluno meu, extremamente novo (de uns 9 ou 10 anos) olhou para mim e disse, esses dias: “Eu assisto Star Wars, né?”. E outro, de uns 11 anos, estava lendo Julio Verne antes da aula…
A humanidade está salva!
Todo nerd que se preze tem que ter lido Julio Verne, é uma obrigação. If you didn’t, I’m sorry, you’re not in the right place. Julio Verne devia ser lido por todos, e isso devia estar na consciência das pessoas… não como algo obrigado, imposto por escolas, porque então Verne se tornaria uma obrigação e não daria muito certo… mas querem prazer maior do que ler essas obras de Julio Verne?
Julio Verne era um visionário. Sua obra é abundante, e os livros são sempre deliciosos (o autor mais traduzido do mundo, com suas obras traduzidas para 148 línguas!). Contam aventuras pelas quais todos gostariam de passar, enquanto muitos conhecimentos inovadores da época eram incorporados à história… vocês sabiam que Viagem ao Centro da Terra é uma maneira de explicar geologia, um assunto muito inovador na época em que romance foi escrito?
Mas os livros de Julio Verne não são aulas de história, geografia ou biologia. Os livros de Julio Verne são aventuras nos aguardando para levarmos para os melhores lugares do mundo, na companhia de personagens lendários. Como é o caso do Capitão Nemo, clássico personagem de Vinte Mil Léguas Submarinas. Extremamente visuais, as histórias realmente parecem reais; divertidas, emocionantes, eletrizantes… inventivas… largar um livro de Julio Verne é quase impossível…
Sua primeira grande obra foi Cinco Semanas Num Balão, lançada em 1862. Incrível como livros escritos há tanto tempo continuam sendo lidos e apreciados hoje em dia. Isso porque eles não soam datados, falam de sonhos que a humanidade ainda tem, e de aventuras pelas quais todos queriam passar… Julio Verne foi o responsável por criar a ficção científica (isso já lhe confere direito a muitos agradecimentos), mas agora pense comigo: ele escreveu sobre aventuras no submarino, viagens à Lua… mais ou menos 100 anos antes de qualquer uma dessas coisas serem possíveis!
O cara tinha visão…
Sua obra consiste em mais de 100 volumes, 54 parte de suas Viagens Extraordinárias – que envolvem, fora as já citadas, livros como Volta ao Mundo em 80 Dias, Da Terra à Lua, À Roda da Lua, e Paris no Século XX, que para mim é um dos mais surpreendentes… no momento em que foi escrito (1863), os editores não gostaram tanto dele, e o consideraram “depressivo”… o livro demorou a ser publicado (sendo publicado por seu bisneto, muitos anos após sua morte, em 1989), e é surpreendente… muito, mas muito antes de qualquer coisa assim existir, Julio Verne escreveu sobre automóveis, geladeiras, condicionadores de ar…
Me diz se ele inventou ou não o futuro?
Eu sou um grande fã de Julio Verne. Não tem como não o considerar um gênio depois de todas essas obras escritas por ele. Seus romances de fantasia e ficção científica começaram a definir o mundo geek como o conhecemos hoje… me pergunto para onde teríamos caminhado se não fosse por ele. Verne fez e faz parte disso, e os livros dele merecem ser lidos. Se você ainda não o fez, fica a obrigação: LEIA JULIO VERNE! Com certeza vocês não vão se arrepender… até mais!

Comentários

  1. Infelizmente conheço alguns desses títulos, mas não por seus livros, e sim filmes!
    A minha mãe AMA "A volta ao mundo em 80 dias", e eu amei o filme 'A viagem ao centro da terra' se tiver algo relacionado com o livro, BELEZA!!!!
    Mas vou anotar a dica viu.... livros são sempre bem vindos, ainda mais quando são indicados assim e tem uma história incrível :)

    beijãozão*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não tem muita coisa parecida não =/ gosto bastante do Lidenbrock do livro, ele é muito excêntrico, até meio rude, inteligentíssimo... e o sobrinho já é adulto, tudo o que quer é voltar para sua amada... e tem toda uma discussão das provisões e tudo o mais, bem interessante (y)
      Ótimo, aproveite a leitura de Julio Verne quando tiver a chance, vale muito a pena :D

      Excluir
    2. Com certeza ... serão os próximos!! :)

      Excluir
  2. Júlio Verne foi um cara fantástico, sempre se mostrando a frente do seu tempo. Eu lembro que o primeiro que eu li foi "A Ilha Misteriosa" (eu tinha uns 11 anos) e eu simplesmente pirei quando eles montaram um elevador com as coisas da ilha. As aventuras são fantásticas, e seu modo visionário nos influencia até hoje.
    O que seria de Doc Brown se não tivesse lido Julio Verne quando garoto?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa x: como eu não citei Doc Brown na postagem? =/
      Mas, sim, não seria nada dele, bem como não seria nada de nós... Julio Verne foi muito visionário, e apresentou uma narrativa tão envolvente e promissora que é a base de toda ficção científica moderna... um grande autor!

      Excluir
  3. Eu procurei muito os livros de julio verne mas na minha cidade não tem eu gostaria muito muito mesmo de ler os livros dele ele faz pessoas como nos nerds ser um aventureiro na nossa imaginação as imagens que eu vi na internet parecem tão reais muito bom eu queria muito

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Procure os livros online... não deve ser tão difícil de encontrar =/ a não ser que você seja como eu e não goste de ler no computador kkk Mas é muito bom ler Julio Verne mesmo, você deveria :D

      Excluir
    2. kkkk mas eu prefiro ler os livros eles dão mas emoção kkkk mas eu não apenas quero ler julio verne eu quero viver as aventuras que ele viveu kkkk

      Excluir
    3. Eu te entendo... nunca consegui ler livros no computador... eu tenho que ter eles na mão, se não não é a mesma coisa (:

      Excluir
    4. E ISSO A MINHA MÃE FICA FALANDO QUE EU VOU TERMINAR DE LER OS LIVROS MAS EU NÃO SEI MAS EU QUERO LER PARA SENTIR O QUE JULIO VERNE SENTIU QUANDO ESCREVIAM OS LIVROS AS AVENTURAS DELE SÃO DIMAS

      Excluir
  4. adoro os livros dele e simplesmente real...

    ResponderExcluir

Postar um comentário