Person of Interest 1x22 – No Good Deed



“Why do you know all this?”
“Because I built it”

Com apenas mais uma semana para a série chegar ao fim de sua primeira temporada, Person of Interest volta à pergunta mais fundamental: o que é a máquina? Como ela funciona? E que tipo de segredos Finch esconde? Se o episódio da semana passada, com o lado humano de Reese, já foi bom, esse foi ainda melhor… a máquina ainda é parcialmente um mistério, bem como Finch, mas é bom ver que o roteiro tem uma história e a utilizou um pouco agora.
Sempre gosto de falar sobre Finch. Ver Reese o seguindo sempre me enche de esperanças, afinal ele sempre pode acabar descobrindo alguma coisa interessante… e dessa vez foi surpreendente vê-lo falando ao telefone (público) e então ligando para Reese e falando que tinha recebido um novo número… isso deu base a Reese que o questionasse, e, colocando-o na parede, disse que um dia ele teria que revelar esse seu segredo. E Jim teve uma das melhores interpretações até agora.
O caso da semana foi bastante ligado às histórias pessoais dos personagens principais, mais uma vez. Peck, um “espião” (um analista de inteligência), perde o emprego e corre risco de vida quando muita gente quer vê-lo morto por ele fazer perguntas demais. E por saber mais do que deveria… o personagem é ótimo, e nos proporciona grandes cenas, como contando para Fusco sobre a máquina, após se entregar para a polícia… seus riscos são justamente devido à máquina…
Como é bom ouvir Finch em: “They want him dead because of me. Peck doesn’t know, but he has being asking about the machine”.
O flashback de 2009 mostra os primeiros dias da máquina, e eu gostei de finalmente vê-la. E vendo-a, não podemos negar que ela realmente existe… como ela funciona, ainda não sabemos demais, apenas que ela espia todos a todo momento. Não que algum dia tenhamos mais do que isso. Don’t think so. Gostei demais de ver Finch expressando suas preocupações, ver Peck afirmando que isso não é algo bom, ver que Alicia ainda existe e está por perto… cena final impecável!
E como se toda a história da máquina já não fosse o suficiente, a série nos presenteou com Reese e uma visita à antiga noiva de Finch, que acredita que ele morreu há dois anos. É bom ver que ele tem esses sentimentos, que ele tem suas histórias, seus próprios sofrimentos… as cenas foram lindas e emocionantes, e foi bom demais ver Reese descobrindo isso tudo… e Finch deu as demais informações necessárias. Muito de seu passado ainda não se conhece, mas um pouco dele foi desvendado, e deve ser o suficiente por agora.
Não sei exatamente como eles planejam fechar tudo isso essa semana, no tão esperado Season Finale. Teremos Elias de volta? A hacker que deu tanto trabalho a Finch? Alicia? Quem sabe a própria noiva de Finch? Saberemos mais sobre a máquina, ou o passado de Finch e Reese? Grandes coisas podem acontecer nesse último episódio, e já prevejo um grande gancho para a próxima temporada… e aí, quais foram suas opiniões sobre essa primeira temporada de Person of Interest? Aprovada?

Comentários

  1. Mais um dos episódios sensacionais de Person... Incrível como essa série passou a ser uma das minhas favoritas e a mais esperada da minha lista semanal. Episódios centrados na máquina e no misterioso Finch sempre nos enchem de perguntas e nos faz criar teorias. Mas agora, no season finale, eu creio que mais uma vez seremos surpreendidos, não sei como, mas eu sinto que seremos, embora eu acredite que ainda não conheceremos totalmente o funcionamento da máquina ou o próprio Finch (que é o que mais nos prende a série). E já to sentindo saudade de PoI, aguentar até uma próxima temporada né, fazer o quê...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ainda não é a mais esperada da minha lista, mas os dois últimos episódios foram tão bons que eu vou sentir muita falta nesses meses =/ com certeza Finch é a melhor coisa de PoI, ele sustenta porque é ele quem nos dá as melhores perguntas, e quem sabemos que detém as melhores respostas... o personagem é demais! Só estou esperando o tipo de pergunta que nos deixarão para esses meses todos (:

      Excluir

Postar um comentário