Deckard: Humano ou Replicante?



Se você:
a)      Entendeu essa pergunta;
b)      Já pensou sobre isso; ou
c)       Tem toda uma teoria formada…
Parabéns, você pode se considerar do mundo nerd!
Esse texto volta-se exclusivamente para as pessoas que já tenham assistido ao filme Blade Runner: o Caçador de Androides, uma ficção científica de 1982, com Harrison Ford no papel principal. Àqueles que ainda não viram o filme, vocês estão convidados a vê-lo (e podem ler meu comentário sobre o filme nesse link, numa postagem do mês passado), mas repense sua carteirinha de geek
O filme é uma ficção científica no estilo que só os anos 1980 sabia produzir… com um visual incrível, um futuro fascinante, embora já sombrio e duvidoso, e uma história fantástica e repleta de conteúdo. Atuações incríveis (Harrison Ford destaca-se mais uma vez) e efeitos especiais surpreendentes… traz a história de Deckard, um Caçador de Andróides que é convencido a assumir uma última missão, de prender quatro Replicantes (humanos criados artificialmente, com características específicas) à solta em Los Angeles. Perigosos e cheio de dúvidas, Deckard precisará lutar contra eles para re-estabelecer a paz na cidade…
O filme deixa uma pergunta machadiana no final – Deckard é mesmo humano, ou é um replicante?
E isso gera horas e horas de discussão. Sei porque já presenciei algumas desde que entrei nesse ramo de Blade Runner (que infelizmente tenho que admitir que só aconteceu há pouco tempo). O diretor, Ridley Scott, não teve a oportunidade de lançar em 1982 o filme da maneira como planejava, tendo que cortar algumas cenas e acrescentar uma narração de Deckard para ajudar o público a entender o roteiro “confuso”… no entanto, anos mais tarde, sua versão (the Director’s cut) – sem narração e com as cenas adicionadas – foi lançada em DVD…
Por que estou citando essa história toda das versões do filme? Porque isso influencia diretamente em Deckard ser ou não replicante… algumas dicas e dúvidas sempre estiveram escondidas no filme, mas uma das mais importantes (o origami de unicórnio) só foi adicionada na versão final… o que importa é que a história é bastante ambígua e nos permite pensar, formular teorias, defender um lado ou outro… assim como os próprios envolvidos o fazem.
Mas então: HUMANO ou REPLICANTE?
Difícil de começar. Vou dar minha opinião como Jefferson, autor do Parada Temporal: para mim, Deckard é um replicante e pronto. Quais meus motivos? Enumerar em tópicos é muito mais visual, vamos ver:
1)      Primeiramente, quando Rachael pergunta a ele se ele já se submeteu a um teste Voight-Kampff, não obtemos resposta.
2)  Deckard olhando suas fotos do passado (que parecem vindas de um passado muito mais imemorial do que deveria, sendo o presente dele 2019) lembra muito os replicantes.
3)   (Essa é uma das melhores!) Quando Gaff, ao final do filme, diz a Deckard: “You’ve done a man’s job, sir!” (“Você fez um trabalho digno de um homem, senhor!”); e também o origami de unicórnio deixado no apartamento de Deckard, que aparecera em seus sonhos, ao longo do filme, e que pode ser uma prova de que aquilo é apenas uma memória implantada.
4)    A cena que é o topo dessa postagem, quando vemos os olhos de Deckard, por pouquíssimo tempo, brilhar com a luz vermelha característica dos Replicantes, como vemos várias vezes ao longo da produção.
Oficialmente, oficialmente? Nunca saberemos… Philip K. Dick, autor do romance Do Androids Dream of Electric Sheep?, no qual o filme é parcialmente baseado afirma ter escrito Deckard como humano. Hampton Fancher, roteirista do filme, também disse a mesma coisa, embora admita ter querido que o filme fosse ambíguo nessa questão. Ridley Scott, diretor, em uma entrevista em 2002, afirmou que Deckard era um replicante. Harrison Ford, intérprete, diz que acha que ele é um humano…
Esse é justamente um dos maiores encantos que encontramos ao término de Blade Runner. É uma daquelas perguntas que permanecerão para sempre sem respostas, independentemente do que uma ou outra pessoa afirme ou mostre… cada um, ao assistir ao filme, tem a capacidade de fazer sua própria análise e defender uma coisa ou outra, a partir de uma ou outra perspectiva… e para você, que já viu o filme: Deckard é humano, ou replicante?

Comentários

  1. Quando papai me apresentou a esse filme, logo de primeira eu arrisquei: Replicante, mas até hoje não tenho certeza, e nem parece que vou ter pelo visto...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que não ter certeza é a melhor coisa, não? *-*
      Mas eu ainda acho que ele é um Replicante! (:

      Excluir
  2. Humano...Eu concordo com Ford, acho que ele representou um ser humano, e acho que isso só faz bem a trama: Um Humano recuperar o " Humanismo" dentro daquilo que não era originalmente Humano...Deckard Replicante, pra mim, só seria interessante se for imaginar que isto seja uma metáfora

    ResponderExcluir
  3. Deckard é humano! Visto que no combate mano a mano com os replicantes ele passa um sufoco grande.

    ResponderExcluir
  4. Replicante. Passei a conhecer o filme a partir de uma música do Blind Guardian - Time what is Time? a quem interessar ouça ..... https://www.youtube.com/watch?v=0rqXWmNJq9A&index=1&list=PLACD296DE94D6E9B6

    ResponderExcluir
  5. Replicate, Scott declarou isso a uns anos atrás. O unicórnio é a dica final.

    ResponderExcluir
  6. Tudo leva a crer que ele seja um replicante, devido as dicas que o próprio filme passa, mas o mistério de ser ou não..., a incerteza dos fatos é que deixa claro que essa dúvida faz parte do contexto do filme. Nos faz repensar. Como dizem "é a alma do negócio".

    ResponderExcluir

Postar um comentário