RapaduraCast #281 – O que é um filme “fora da caixa”?



Particularmente, não conhecia essa terminologia… e ouvindo o podcast aprendi a gostar bastante dela. Cabe bem ao tema. Vou fazer alguns comentários sobre alguns filmes devido à edição 281 do RapaduraCast, o podcast do Portal Cinema com Rapadura. Nessa edição, eles falam sobre alguns filmes “fora da caixa”, e muitos deles fazem parte da minha lista de filmes preferidos…
E oh teminha nerd, hein?
O que é um filme “fora da caixa”? Seriam aqueles filmes com idéias diferentes, inovadoras, e que realmente nos fazem pensar… são coisas (simples ou não), mas que nos deixam: “Como alguém conseguiu pensar nisso?”… e mais importante do que tudo, deixa a pergunta: Mas e se? Ficção científica tem muito disso… por isso eu amo tanto esses filmes. E como ficou muito bem comentado, ficção científica é aquela que te faz pensar. Te deixa mesmerizado, avaliando…
Os melhores filmes são aqueles que nos fazem olhar o mundo à nossa volta e imaginar se o que acabamos de ver não é verdade. E se tudo for mesmo controlado por uma máquina? E se essas pessoas com chapéu no meio da rua estiverem controlando meu destino? E se eu não tenho controle da minha própria vida? Esses pensamentos nos mudam… todo nerd já saiu de casa olhando para o céu, depois de assistir Matrix, se perguntando se está mesmo dentro de uma máquina…
I did.
E por que tudo isso é tão gostoso? Porque como A Origem cita (outro filme “fora da caixa”, diga-se de passagem, e realmente muito bom), a idéia é o mais poderoso dos parasitas: uma idéia, quando plantada em sua cabeça, pode se transformar e te definir… uma idéia toma conta de você e faz de você quem você é… você já pensou nisso? E por isso a ficção científica é o melhor dos gêneros: PORQUE TEM A CAPACIDADE DE TE FAZER PENSAR. QUESTIONAR.
Alguns filmes comentados, que realmente são maravilhosos: Matrix, sem dúvida; já saí por aí olhando para o céu, esperando as coisas do filme acontecer… olhando para cima e imaginando a máquina… já quis minha pílula. Os Agentes do Destino, realmente brilhante; já imaginei se não é verdade que existem agentes controlando meu futuro para que tudo saia como planejado… coisas inexplicáveis acontecem a todo momento e mudam totalmente nosso curso.
Wall-E, um dos filmes mais bonitos já lançados. Com poucos personagens e poucos diálogos, o filme tem uma mensagem densa, emocionante e verdadeira… muito bem transmitida, um filme obrigatório a todos, nerds ou não. O Preço do Amanhã, já imaginei como seria viver nesse mundo. A Ilha, uma proposta bastante interessante, inovadora. O Homem Bicentenário, grande clássico emocionante ainda hoje, merece ser assistido. E me lembrei um pouco de A.I. Inteligência Artificial – aquele filme me encanta, com todo seu ar soturno e melancólico.
Alguns filmes que fiquei com vontade de ver: A Fonte da Vida, Quero Ser John Malkovich (tive que apresentar um trabalho em Literatura e Cinema que falava sobre ele; já estou com vontade de assisti-lo há alguns dias), Brilho Eterno de Uma Mente Sem Lembranças (já estava na minha lista também), Os Substitutos (porque sinceramente, eu comecei a assistir Gamer e não consegui terminar!) e Feitiço do Tempo. É claro que assim que ver todos esses filmes seus comentários estarão no blog…
Filme bom é o que te faz pensar. E eu sempre disse isso. Uma das maneiras de te fazer pensar é te fazer imaginar, se questionar. Você já se perguntou sobre a realidade em que vive? Se tudo o que você acha que sabe é realmente verdade, ou se quem sabe existem tais agentes, ou uma máquina… pensar nisso pode te deixar paranóico com o tempo, mas é delicioso… ficção científica de alta qualidade é sempre impagável… e filmes de ficção científica bem produzidos são sempre feitos… alguns se propõe a sê-los, mas não o conseguem… deixem nos comentários suas sugestões! Até mais…

Comentários

  1. Adorei esse termo, se enquadra perfeitamente no meu caso. Vou passar a adotar esse termo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não é? Também adorei o termo, já estou utilizando kkk

      Excluir

Postar um comentário