RapaduraCast #280 – Tá na hora do Remake?



Remakes é um assunto um tanto quanto controverso, venhamos e convenhamos. O RapaduraCast #280 (o podcast do portal Cinema com Rapadura) vem falando sobre isso – remakes valem a pena ou não? Alguns filmes merecem remakes, e mais do que isso – os remakes estão à altura dos filmes originais? É uma homenagem, uma releitura ou algo que degrada o filme original?
Eu sou ciumento.
Temos que cuidar no momento de definir o que é um remake. A primeira impressão que temos ao ouvir essa palavra é na refilmagem de um filme clássico – ou seja, o mesmo filme refilmado, apenas atualizado, um pouquinho. Mas o remake está autorizado a fazer mudanças no roteiro? Uma coisa bem interessante que o podcast levantou é: o remake não é feito para nós, fanáticos pelo filme original, mas sim para o público novo.
Vale a pena modificar uma obra para se fazer um remake? Para conseguir novo público? Eu tenho certas dificuldades. Por exemplo, não acredito, de maneira nenhuma, que um remake de De Volta Para o Futuro poderia ficar bom. Se eles mudarem a época, mudarem os estilos dos personagens, “atualizarem”, pronto… todo o espírito de BTTF já desapareceu. Na certa muita gente concorda comigo. Mas também se for para fazer uma cópia exata do filme original, para que fazer remake? Fiquemos então com o original!
Que conclusão chegamos?
Pra mim, ficamos sem remake.
Não podemos confundir remake com reboot. Há uma diferença bastante grande entre eles, e o podcast não se preocupou muito em evidenciar isso. Trouxe, por exemplo, o novo Star Trek de 2009… aquilo não é um remake, é um reboot… muito criticado e aprovado por sinal. As pessoas formam dois times: ou você ama ou odeia. Foi uma grande homenagem, os personagens mais clássicos estão de volta, e a história é interessante… mas foi puxada lá para o passado para ser contada de uma maneira diferente.
O que nunca aconteceu antes.
Portanto: não é um remake.
Eu sempre fui muito contra remakes. Talvez porque gosto demais de muitos filmes clássicos e tenha medo do que pode acontecer com eles quando forem refilmados. A integridade deles não pode ser abalada. Mas vale lembrar: o filme está datado? Talvez um remake valha a pena? Sinceramente não consigo pensar em nenhum filme que eu deseja ver uma refilmagem… no entanto, me surpreendi com um remake lançado recentemente que pode mudar meu conceito.
Como comentei no blog, o remake de Footloose, contra todas as probabilidades, foi bastante interessante. A história, mesmo se passando muitos anos à frente, está bastante fiel ao original, os personagens são bastante similares, e o filme é muito mais uma homenagem ao clássico do que qualquer outra coisa… em nenhum momento alguma coisa do filme original foi “perdida”… mas nada substitui o original em nossos corações, que isso fique bem claro. E logo teremos o remake de Dirty Dancing e eu estou esperando algo tão bom quanto Footloose
Oh medinho de me desapontar!
Exatamente: remake é pegar uma mesma história e fazer de novo, do mesmo jeito. Desnecessário. Releitura é outra coisa, é uma outra história, um outro ponto de vista, um outro filme… mesmo que tenhamos o mesmo universo, elementos parecidos, é um filme novo. E então… mantém-se o mesmo nome? Por exemplo, Efeito Borboleta 3 era digno de ter o mesmo título do restante da franquia? Não que eles estejam na discussão de remake ou de reboot, eu divago demais. Vamos continuar.
Mas no quesito remake x releitura, o que é A Fantástica Fábrica de Chocolate? Embora o filme de 2005 possa ser considerado um remake do clássico de 1971, eu vejo mais como uma releitura. Não imagino Tim Burton utilizando o filme antigo como base, mas sim a obra de Roald Dahl – afinal tudo foi bastante diferente, algumas coisas foram mais próximas ao livro (como as letras das músicas dos Oompas-Loompas), outras o clássico foi mais próximo (como o final nos céus). O que importa é que ambos os filmes têm seu valor, e eu gosto igualmente dos dois… um mais clássico, mais nostálgico, outro mais colorido e cheio de efeitos… cada um à sua maneira, consegue transmitir a mensagem e encantar a criança dentro de nós!
Sendo feito remake ou não, um novo filme dificilmente conseguirá substituir o espaço ocupado no nosso coração pelo filme original. Por maior que seja a homenagem, maior que seja a semelhança, ou mais interessante que seja a nova história, ainda assim o clássico é sempre o melhor… porque faz parte da nossa história, e temos uma história com eles. Você imagina outra pessoa como Marty McFly, indo para qualquer outro lugar que não seja 1955? Ou sendo mais novo, mais velho, morando em 2012?
É o que eu digo…
Continuo tendo problemas em ver remakes. Vejo para poder avaliar, mas não consigo pensar que eles são realmente necessários. E esse é um tópico no qual ninguém nunca conseguirá chegar a um acordo. Pode valer a pena ou não. Pode ser bom para mim, mas não para você… isso varia da opinião de cada um… e vocês, o que pensam sobre remakes? Algum exemplo de remake bom ou ruim? Deixem suas opiniões! Até mais…

Comentários

  1. Olha, remake é um assunto complicado, mas normalmente eu sou contra, há algumas exceções, como Footloose e A Fantástica Fábrica de Chocolate, mas fora esses, não vejo muita esperança para um remake.
    Fazer um de BTFF?? Impensável, nunca!
    Vamos continuar a imaginar 2015 com skates voadores, casacos auto secáveis e cadarços auto amarráveis =)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. São os únicos dois exemplos que eu citei, porque foram os ÚNICOS que me vieram à cabeça ao pensar em remakes "bons"... também sou muito contra. O espírito de BTTF jamais poderia ser "recriado"... um novo BTTF nunca emocionaria e definiria toda uma geração como o original fez, são fatos (y)

      Excluir
  2. Tenho medo de remakes rsrsrs
    A Fantástica Fábrica de Chocolates, apesar de amar a primeira versão, a segunda também está ótima!!!! E concordo: acho que é mais uma releitura, do que remake!!!
    Agora FootLoose quero só ver, acho que tenho em casa o novo, vou assistir e tirar conclusões rsrsrs
    Dirty Dancing e De volta para o Futuro, acho que não ficarão bons!!!! Eles são clássicos, personagens únicos, toda uma história, uma época, nossa infância.. não sei... acho que não rola... haha igual a Grease...são filmes que não devem ser mexidos!!! :PPP

    beijãozão *

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com De Volta Para o Futuro ninguém tem o direito de mexer x: já com Dirty Dancing, eu gosto do original, mas pra mim FOOTLOOSE é muito mais clássico, muito mais mágico, e EU AMO DEMAIS, e mesmo assim consegui gostar do remake... já que meu amor por Dirty Dancing não é TÃO grande assim, acho que vai dar pra aproveitar (y)
      Grease eles já fizeram a burrada de fazer o 2, que foi horrível... não acho que cometerão o erro de tentar um remake kkk

      Excluir
    2. Igual ao comercial: 'Não mexa no meu Quarteirão' hahahaha é FATO!!! Não mexaaaa!!! =PPP
      Hmm vou assistir Footloose remake então ;) Gostei bastante do filme...muito muito legal! Mas ainda sou mais Grease rsrsrs
      O Grease 2 não assisti!!!Comprei o Grease e o 'Nos Embalos de Sábado A noite' (esse não gostei, foge muito da história sei lá hehe)

      beijãozão *

      Excluir
    3. Não gosto de Saturday Night Fever, de verdade... achei uma história chata e cansativa... apenas a trilha sonora é boa, mas de resto... filme fraco =/ muito alarde pra pouca coisa (y)

      Excluir

Postar um comentário