On Broadway – How to Succeed in Business Without Really Trying



         "On Broadway" é uma Seção Temporária do blog Parada Temporal, falando cada mês sobre um musical diferente, com três postagens para cada produção. Para quem não conhece como a seção funciona (temas, organização das postagens e conteúdo), recomendo a leitura dessa postagem: On Broadway. E bem-vindos ao Parada Temporal e ao On Broadway!

How to Succeed in Business Without Really Trying (comumente abreviado para How to Succeed) é um musical clássico, que te prende pela inteligência do roteiro e pela grandiosidade das piadas. É uma comédia sobre como subir na vida sem precisar trabalhar de verdade. Tudo isso é contado através de personagens carismáticos e músicas muito boas que ficam na sua cabeça por muito tempo. E as situações são criadas para te fazer rir, e pensar em alguns momentos.
É a história de J. Pierrepont Finch, um lavador de janelas que com a ajuda de um livro começa a subir na vida sem muito esforço. Na verdade, mesmo para não se esforçar ele precisa de um tanto de trabalho. Ele entra na companhia World Wide Wicket na parte de correspondência, e através de ardilosas façanhas, sobe na vida – isso envolve mentir, puxar-saco (e muito), passar por cima de outros, mas claro, exige muita inteligência de um personagem astuto como ele. E Finch faz tudo isso de maneira tão brilhante que nós nos apaixonamos cada vez mais pelo personagem, despite tudo o que ele faz.
O ator que vai interpretá-lo sempre precisa ser carismático. Não tem como não ter um carisma gigante para nos fazer gostar de um personagem que aparentemente faz tanta coisa errada. Mas claro, o roteiro ajuda demais. As situações são tão bizarras, por vezes ridículas, que também não dá para levar tão a sério. É uma comédia, uma comédia muito bem orquestrada que nos alivia – e as músicas são ótimas, envolventes.
A história é guiada de maneira surreal através de personagens bem criados. Os personagens não são muito profundos, não tem grandes discussões, mas são encantadores. Principalmente Finch, o protagonista, Rosemary, a secretária apaixonada por ele, Mr. Biggley, o chefe da companhia e Bud, o sobrinho do chefe, mimado. Esses personagens proporcionam cenas engraçadas e envolventes – você aprende a gostar de cada um deles de maneira diferente.
O musical foi encenado pela primeira vez em 1961, na Broadway, e ganhou sete Tony Awards, incluindo o de Melhor Musical, Escritor, Ator Principal, Ator Coadjuvante, Diretor… em 1967, foi lançada a adaptação cinematográfica (que eu ainda não assisti para comentar se é fiel ou não, mas trouxe parte do elenco original de volta). Um revival foi lançado em 1995 (vencedor de mais um Tony Award), e depois em 2011, com Daniel Radcliffe no papel principal (mais um Tony Award para a lista do musical). As músicas e letras são de Frank Loesser e livro de Abe Burrows, Jack Weinstock e Willie Gilbert – a peça é baseada no livro homônimo de 1952, escrito por Shepherd Mead.
A versão mais fácil de ser assistida atualmente, claro, é a do revival. Estamos no terceiro ator interpretando Finch nessa nova versão. O primeiro fora Daniel Radcliffe – que deu show e surpreendeu muita gente, atuando muito bem na comédia, além de cantar e dançar; recebeu muitos aplausos e elogios, merecidos. Depois, Darren Criss, por apenas três semanas, e ele não foi tão bem quanto as expectativas; deixou um pouco a desejar na voz e foi um Finch muito exagerado. E, por fim, Nick Jonas, com quem eu assisti apenas algumas cenas, nas quais ele não se saiu mal não…
E é isso. How to Succeed in Business Without Really Trying é um ótimo musical da Broadway perfeito para algumas risadas e um momento para relaxar. Não vai te deixar a semana toda com pensamentos filosóficos nem nada assim, mas vale muito a pena. É gostoso de se assistir, e as músicas são boas e ficam na sua cabeça… e é um tanto diferente da maioria dos musicais que eu conheço… interessantíssimo. Assistam, até mais!

Comentários