May the 4th be with you…



A long time ago in a galaxy far, far away…

Primeira data importante do Universo Geek no mês de Maio, e uma das razões pelos quais esse foi escolhido para ser o Mês do Orgulho Nerd. Star Wars (que já foi objeto de Mês Temático por aqui) é visivelmente algo da cultura nerd… pensar em Cavaleiros Jedi, em sabres-de-luz, em miniaturas dos personagens de Guerra nas Estrelas… isso tudo implica em um fandom formado de nerds e apenas entendido de verdade por nós… você faz parte disso? Parabéns, mais uma vez!
Não se entusiasme… ter ouvido a frase “May the Force be with you” e saber de onde isso é não te faz um nerd. It takes a lot more than that. Você precisa realmente entender o que isso significa, saber de todas suas citações ao longo dos seis filmes, saber quão chocante é ouvir isso saindo da boca de Han Solo… e você precisa já ter usado isso na vida real. Se você é parte do Universo Geek, certamente já o fez…
04 de Maio é conhecido como o Dia de Star Wars, justamente por essa brincadeira realizada com uma das frases mais famosas da saga: May the Force be with you virou May the fourth be with you (para quem não entende inglês, “May the fourth”, em tradução literal é “4 de Maio”); e nesse dia, é comum que fãs se cumprimentem com esses dizeres, e que inúmeros eventos em homenagem à saga aconteça… no dia 14 de Maio comemora-se o nascimento de George Lucas, também uma data importante para esse mês… e ainda há o dia 25 de Maio, mas que será comentado posteriormente.
Em 2011 foi realizada a primeira celebração do Star Wars Day, em Toronto; as comemorações envolveram a mostra de um jogo baseado na Trilogia Original, uma competição de fantasias com juízes celebridades, e uma mostra de filmes da internet, com mash-ups, paródias e mesclas, todas mostradas em telões. Nesse ano, hoje, a segunda edição desse Festival acontecerá… e infelizmente eu não estarei presente para aproveitar, mas um dia estarei lá!
Star Wars faz parte do imaginário nerd, faz parte dessa cultura, e sempre povoará nossas discussões. As conversas sobre os filmes, sobre os fatos, sobre espécies que apenas nós entendemos… quem tem amigos fanáticos por essas mesmas coisas consegue me entender… infelizmente meus amigos fanáticos por Star Wars são meio escassos, mas são de boa qualidade! Uma amiga minha já tem fotos com sabres-de-luz e tudo… e sonha com o quarto de Yoda assim como eu…
Bem, Star Wars é uma obrigação na vida de todo mundo! Para quem ainda não conhece, são duas trilogias – a primeira, clássica (Episódios IV, V e VI), conta a história de Luke Skywalker, que junto com a Aliança Rebelde luta contra a dominação do Império, comandado pelo Imperador Palpatine e Darth Vader; a segunda (Episódios I, II e III) conta a história de Anakin Skywalker e sua transformação em Darth Vader… passamos por toda a ascensão do Império, o fim dos Cavaleiros Jedi e outras coisas que valem a pena… uma saga realmente interessante e que merece ser assistida!
Aos interessados em maiores comentários meus sobre a saga, procure pelo Mês Temático, que foi ao ar em Fevereiro desse ano… você pode clicar na página de Meses Temáticos, no topo do blog, e então procurar o intitulado “May the Force be with you”… lá você encontrará um link para todas as postagens específicas do tema no mês… fique à vontade para deixar comentários e sugestões, e não deixem de ver os filmes! Um bom momento para reviver isso tudo… eu fiz isso em Janeiro, e asseguro que é uma experiência e tanto! Até mais…

“May the Force be with you”
Or “May the fourth be with you”

Comentários

  1. Star Wars é um clássico, encanta até hoje várias gerações. Não faz parte só da cultura nerd, mas a popular.
    Assisto sempre que me dá vontade e não me canso de repetir frases ditas por personagens ( minhas amigas me acham uma chata por isso =P )
    Não vou acrescentar mais nada, já escrevi tudo isso quando houve o Mt6.
    Simplesmente adoro!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esqueci de dizer, eu sempre achei que Star Wars Day fosse somente dia 25 de maio, nem lembrava do dia 4!

      Excluir
    2. Comentário idiota meu: Achei muito engraçado ler seu comentário com o "não vou acrescentar mais nada" no final, e depois mais um comentário seu kkk

      Verdade, eu também uso falas dos filmes... ainda bem que eu tenho alguns amigos tão freaks quanto eu! :D Ah, sim, dia 25 também é dia de Star Wars, mas como dia 25 é um dia importante em outros sentidos, aproveitei o May the 4th para falar de Star Wars! *-*

      Excluir
    3. Pois é, o "não vou acrescentar..." e depois outro comentário ficaram ridículos, mas é porque eu realmente tinha esquecido de acrescentar, e como não dá pra editar, então... bem, desconsidere o q eu disse no primeiro comentário. Never mind...
      Mudando de assunto,tipo, o dia 25 é comemorado porque o ep.IV estreou nesse dia, mas que outro sentido seria esse que vc falou?

      Excluir
    4. Sim, sim é o dia do Episódio IV e tudo o mais, então também é chamado de "Star Wars Day" (: Mas tem uma outra comemoração nesse dia... não quero estragar a surpresa =/

      Excluir
    5. Uuh, fiquei curiosa, não faço a mínima ideia do que seja.

      Excluir

Postar um comentário