[Series Finale] The Good Place 4x13 – Whenever You’re Ready


“True joy is in the mystery”
FOI UM EPISÓDIO TÃO LINDO… O EPISÓDIO MAIS LINDO QUE EU PODERIA ESPERAR. “The Good Place” é uma das minhas séries favoritas, não apenas de comédia, até porque eu não acho que “The Good Place” seja realmente “uma série de comédia” – é muito mais que isso. Com o carisma dos personagens e o roteiro bem guiado, tivemos uma série de surpresas, uma série de indagações filosóficas, e um final emocionante e melancólico que nos emocionou, nos fez chorar, mas, ao mesmo tempo, aqueceu nossos corações… uma finalização perfeita para uma série que amamos. Foi ótimo acompanhar esses personagens até o fim, foi ótimo ver o tempo de tela que cada um ganhou ao longo desses 54 minutos finais, e eu gostei MUITO de todas as escolhas feitas para o roteiro, porque tinha tudo a ver com cada um deles… nos despedimos, mas sempre amaremos.
Série linda! <3
No episódio passado, tudo parecia resolvido… o sistema tinha sido refeito, o pós-vida começava a funcionar de forma justa, o problema com o Good Place tinha sido resolvido, e nos perguntamos o que veríamos nesse último episódio… “When You’re Ready” é uma homenagem a cada um dos personagens, e uma belíssima despedida – não temos grandes reviravoltas, não temos grandes problemas a serem resolvidos, apenas os milhares de Jeremy Bearimies que cada um passa na eternidade, até que finalmente estejam prontos para passar pelo portal, rumo ao desconhecido… e a série é maravilhosa ao nos tocar com as histórias e descobertas de cada um, enquanto encontram a paz e completude, e ainda deixa aquele gostoso tom de mistério no fim do episódio, porque, no fim de tudo, nós não sabemos realmente o que acontece depois da morte…
E isso é ser humano.
Jason é o primeiro a passar pelo portal. Ele passa milhares de Jeremy Bearimies com Janet, até que, cada vez mais, ele se sinta completo… ele passa tempo com o pai, faz uma jogada perfeita no videogame, prepara o jantar para Janet, e então ela percebe o que está acontecendo: ele está pronto para partir. Ali, percebemos como o episódio seria fofo e, ao mesmo tempo, triste… porque nos despedimos de cada um, mas, de certo modo, a série sempre foi sobre isso. Jason anuncia a sua partida para os amigos passando pelas portas verdes e os levando de volta ao primeiro bairro deles, o experimento de Michael, o lugar onde tudo começou e onde eles se conheceram e se aproximaram… antes de partir, ele passa uma última noite festejando com eles, sendo DJ uma última vez, dançando com o seu grupo uma última vez, e então ele se despede…
Depois, é a vez de Tahani. A encontramos, mais vários Jeremy Bearimies depois, construindo uma cadeira perfeita – porque é isso o que ela se tornou. Linda naquele macacão, Tahani decidiu aprender como se faz muitas coisas. E tendo em vista que ela sempre gostou tanto de preparar festas, eu acho que fez muito sentido. Para finalizar sua lista, os pais chegam ao Good Place e, depois de terem passado pelo sistema, eles são pessoas muito melhores do que aqueles que conhecemos através dos flashbacks de Tahani… é bonito ver a Tahani se reconectando com a irmã e com os pais, passando muitos significativos com eles, vendo filmes (“Esqueceram de Mim”) juntos, e essa era a última coisa de sua lista: ela queria passar um dia bom com os pais, e agora passou vários. Então, ela decide que chegou o seu momento de passar pelo portal.
“I’m ready to go”
Tahani anuncia para os amigos na sua casa, a mesma do primeiro bairro, e ela mesma preparou a sua festa de despedida, cozinhando, preparando as bebidas, fazendo todos os móveis, repintando as paredes e treinando os animais, mas ela já se despediu de todo mundo… naquela noite, ela quer apenas eles: Janet, Michael, Chidi e Eleanor. Mas as coisas mudam, eventualmente, e ela decide que não quer ir… mas também não quer ficar. E TAHANI GANHOU UM FINAL MARAVILHOSO. Combinando com sua personalidade, com suas aptidões, e com tudo o que aprendeu nos Jeremy Bearimies de Good Place, ela decide que quer aprender a fazer o que Michael faz: quer ser uma arquiteta do Good Place. E ISSO É TÃO A CARA DELA, EU AMEI. Ela estaria fazendo planejamentos e, de quebra, ajudando as pessoas. Eu fiquei tão FELIZ com o fim de Tahani!
No meio disso tudo, Shakespeare também passa pelo portal, e Eleanor diz que “é uma coisa boa”, porque “suas últimas peças não são tão boas quanto as que escreveu na Terra”: “The Tempest 2: Here We Blow Again!” E, então, chega a vez de Chidi. Ele não chega a dizer nada ainda para Eleanor, mas ela pode sentir – e, com medo de ficar sozinha, ela resolve tentar impedir. Janet sabe que ela não devia fazer isso, que se Chidi está pronto para ir, então é sua hora de ir, mas Eleanor não quer abrir mão dele. Então, ela resolve tentar dar-lhe motivos para ficar, levando-o para lugares impressionantes, como Atenas ou Paris… “Eleanor, I know what you’re doing”. TUDO É TÃO SOFRIDO, TÃO TRISTE. Ele já se sente pronto para ir há muito tempo, mas Eleanor sofre, porque todos os outros já foram, e se ele também for, então ela ficará sozinha…
E Eleanor ainda não está pronta para ir.

“No, man, this can't be... because Jason's gone, Tahani's off doing her thing, and I'm not ready to go, so if you leave, then I'm alone here. I was alone my whole life, and I told myself I like it that way, but I don't. I like being with you”

Então, Chidi decide não ir ainda… mas, naquele mesmo dia, Eleanor percebe que não pode impedi-lo de passar pelo portal se ele está pronto – seria muito egoísta de sua parte. É extremamente doloroso, então, mas Eleanor faz o certo, com maturidade, e diz que sabe que tem que deixá-lo partir… naquela noite, eles ficam apenas os quatro: Michael, Janet, Eleanor e Chidi. Eles tomam vinho, conversam, riem, na casa que Eleanor e Chidi compartilharam no primeiro bairro de Michael… depois, apenas os dois ficam ali, olhando o pôr-do-sol, em um momento EMOCIONANTE sobre a filosofia budista (a onda, o oceano…), e é de partir o coração ver os olhos de Eleanor cheios de lágrimas. E ela pede uma última coisa: que ele se despeça agora, mas que ele parta antes de ela acordar. Quando ela acorda, ele deixou um presente para ela:
UM CALENDÁRIO COM FOTOS DELE.
É tão a cara dela!

“Picture a wave in the ocean. You can see it, measure it, its height, the way the sunlight refracts when it passes through, and it's there, and you can see it, you know what it is. It's a wave. And then it crashes on the shore, and it's gone. But the water is still there. The wave was just a... a different way for the water to be for a little while. That's one conception of death for a Buddhist. The wave returns to the ocean, where it came from, and where it's supposed to be”

Então, Janet leva Chidi para o portal, e diz o que diz para todos que estão prontos para partir: que eles podem se sentar naquele banco quanto tempo quiserem antes de passar pelo portal, mas Chidi nem se senta, ele sabe o que ele quer fazer. Ele a abraça, e passa imediatamente pelo portal – e o Chidi nem era meu personagem favorito, MAS EU CHOREI TANTO NESSA SEQUÊNCIA TODA. Foi tudo tão lindo, tão emocionante… e ainda ganhamos uma última visita de Jason, que ficou esse tempo todo esperando o momento em que a Janet voltaria, porque finalmente encontrou o colar que queria dar de presente para ela… e, naquele tempo, durante muitos Jeremy Bearimies, Jason foi quase Jianyu, quase um monge, focado em seus pensamentos, só esperando Janet voltar. Ele lhe dá o presente, a beija uma última vez e então passa também pelo portal.
Falta Eleanor…
Eleanor, então, busca o que ainda a segura ali, o que a impede de sentir-se completa e em paz, e ela acha que pode ser Mindy. Ela vai até o Medium Place para tentar convencê-la a passar pelo sistema e fazer o teste, e sendo isso o que a segurava ou não, o momento é bonito, porque eu amei a conversa das duas, e eu amei o que Eleanor fez quando Mindy disse que não queria seu destino nas mãos de qualquer estranho, e Eleanor a leva para TAHANI. É tão bom ver a Tahani de volta, vestida de branco, usando a gravata-borboleta de pavão que o Michael a deu, prestes a se tornar oficialmente uma arquiteta do Good Place… assim que isso acontecer, Mindy será o seu primeiro projeto, e eu acho que esse final foi muito lindo, tanto para Mindy, quanto para Tahani, quanto para a Eleanor, que se pergunta se, agora, está pronta para passar pelo portal.
Mas ainda não.
Ela não está pronta.
Quando ela está tentando passar pelo portal (e se sente culpada porque sabe que deveria estar pronta, mas não está), Michael chega desesperado e passa pelo portal, mas nada acontece… o portal não foi desenhado para ele. Além disso, ele claramente não estaria pronto para isso, porque ele não está em paz… ele só sente que sua missão terminou e ele não sabe mais o que fazer. Ele até vê se conseguiria pegar uma carona com Eleanor, mas Eleanor não vai passar… essa é sua missão: ajudar o Michael. Então, ELA TEM UM PLANO e vai falar com a juíza, que acha tudo uma loucura, mas é a coisa mais linda que a Eleanor poderia fazer por Michael. Achei emocionante ouvi-la chamar como ele os chamava lá no início (“Michael? Come on in”), e então ela lhe mostra as coisas que ele tinha quando visitou a Terra, e explica o que conseguiu para ele:
Ela é a fada azul.
Eleanor entende que Michael nunca estará em paz até que ele consiga o que sempre quis: ser um menino de verdade. Então, a juíza deu a Janet o poder de transformá-lo EM HUMANO, como ele sempre quis, e então as coisas são incertas para ele… ele vai descer à Terra, viverá um tempo lá, morrerá e, depois disso, passará pelo sistema. Isso se nada mudar até o seu retorno, porque nunca se sabe… e ele acha isso bom, porque “não existe nada mais humano que a incerteza do que vem depois da morte”. Ele está absolutamente FELIZ, e é lindo: “Thank you, Eleanor. Thank you”. Então, tudo é arrumado, Michael vai para a Terra, cheio de avisos de Janet, que parece uma mãe dando conselhos, e é muito fofo ver a preocupação da Janet ao se despedir dele… mas eles ainda se reencontrarão, em algum momento… por enquanto, Michael ganha a chance de ser humano.
E é tudo o que ele queria.
Então, chega o momento de ELEANOR PASSAR PELO PORTAL, e é lindo como esse momento é a despedida dos três últimos personagens que sobraram: Eleanor, Michael e Janet. Eleanor se senta no banco ao lado de Janet, e as duas tomam margaritas e conversam sobre as memórias delas, e então se perguntam de Michael… como será que ele está lá embaixo. E A CENA DO MICHAEL NA TERRA É´TÃO LINDA. É tão bom ver a sua felicidade genuína e emocionada, deslumbrado com cada detalhe, vivendo dias bons, dias ruins, tendo amigos, pessoas que não suporta… como qualquer ser humano. Amei o cachorro chamado Jason, de gravata-borboleta, e amei dois momentos especiais: um quando ele se queima e ri, porque isso é tão humano; e outro quando ele procura ajuda e vai fazer aula de violão, para enfim aprender a tocá-lo.
Como sempre quis.
É TÃO EMOCIONANTE.
Eleanor e Janet brindam a Michael, e Eleanor se prepara…

“What do you think happens when people walk through the door?”
“It's the only thing in the universe I don't know”
“I don't know either. The wave returns to the ocean. What the ocean does with the water after that is anyone's guess. But as a very wise not-robot once told me, true joy is in the mystery”

“The Good Place” foi uma série LINDÍSSIMA – nos divertiu, nos emocionou, nos cativos com seu roteiro inteligente e cheio de reviravoltas e, mais importante que tudo, fez com que amássemos essas pessoas. Precisávamos, sim, desses últimos 54 minutos ao lado deles, para que os víssemos uma última vez, para os víssemos serem completos, felizes… para que pudéssemos vê-los em paz. Nos despedimos de cada um, e sentiremos saudade de cada um, mas tudo bem. Assim como Janet disse a Jason, nós sempre teremos as memórias deles e vai ser como se eles estivessem aqui. No finalzinho do episódio, Eleanor abraça a Janet em despedida, e então ela passa pelo portal, e é a única que acompanhamos, enquanto ela se torna uma luz… ainda um mistério, mas é isso o que a vida após a morte sempre será para qualquer ser humano: um mistério.
A série arrebentou em seu último episódio. E todos os outros.
Vou sentir saudades.

Para mais postagens de The Good Place, clique aqui.

Comentários