REBELDE – Terceira Temporada (Parte 5)



Essa divisão está baseada nos DVDs oficiais da novela que foram lançados pela Televisa em 2007. A Parte 5 equivale ao Disco 3, Lado A. Cada vez mais próximos do fim da terceira temporada de Rebelde, muitas coisas estão se desenrolando e se resolvendo, e começamos algumas despedidas que são realmente bem tristes, como a de Reverte, embora ele ainda não vá embora de fato porque a sua festa de despedida do Elite Way School conta com um sério desmaio de Miguel que o leva ao hospital para descobrirmos que ele tem um problema sério de saúde… outras resoluções envolvem o Xavier contando a Roberta toda a verdade sobre como a enganou a respeito do Diego em várias ocasiões, e a despedida de Gastão, que deixa uma carta bem emocionante (embora inesperada, também) para Josy, proporcionando-lhe um fechamento.
Por mais que lhe doa.
Porque Gastão, depois do acidente, vai para o hospital, e ele está MUITO MAL. Josy está lá, falando com ele, dizendo que vai cuidar dele, que eles podem ser amigos e que as coisas vão mudar entre eles de agora em diante e tudo vai ficar bem… ela chora, o abraça, e ele não diz nada. Então ela segura sua mão, diz que eles podem ser, mais do que amigos, irmãos… e nós não sabemos como ele está recebendo tudo isso, até que ele comece a tossir e, quando Josy tenta ir buscar ajuda, a impede de sair e diz: “Josy… Josy, não vai, por favor. Josy… Josy, eu te amo, Josy. Eu te amo” E então ele MORRE. Justo agora. Josy vai sofrer por muito tempo por essa morte, mas uma carta que o Professor Henrique entrega, escrita por Gastão a ela… aquilo me arrepia, por mais que não condiga muito com o personagem até então. Porque a Josy precisava daquilo, verdade ou não.

“Luján… a essa altura já sabe que destruiu minha vida e que meu pai preferia você acima de tudo. Pra ele, você foi a mais forte, a mais valente, a única que importava nesse mundo. Não sabe como me aborreci com isso. Eu sempre fiz o que eu pude para que caísse até o chão, mas com o tempo, tive que me dar conta de que, na realidade, não podia te odiar… ao contrário, sempre te admirei. E também te invejei, porque você tem uma coisa que eu nunca tive, uma inocência que te fez mais forte que todos, tanto que não me deixou te machucar como eu teria gostado de fazer. Agora eu sei como estava enganado. Podíamos ter compartilhado a vida, ser a família que devíamos ter, e ao invés disso, tornei sua vida impossível. Ainda que mereça, não quero que lembre de mim como um inimigo. Quero que saiba que, apesar de tudo o que fiz, sempre te amei. E agora nem a morte vai evitar que eu continue te protegendo. Não importa o lugar em que esteja. Se cuide, Josy. Por favor.
– Seu irmão, Gastão”

A “história” do Miguel com a Sabrina chega ao fim com a ajuda do Rocco, que consegue o DVD das câmeras de segurança que mostram que Miguel e Sabrina nunca chegaram a transar. Mas vocês sabem minha opinião a respeito disso tudo… a maneira infantil e bobona como Miguel comemora não me agrada, afinal de contas não houve o ato consumado, mas houve uma espécie de traição DE QUALQUER MANEIRA! Para dar-lhe um voto de confiança, eu admito que ele provavelmente jamais voltará a fazer algo assim… mas, de todo modo, ele não é “inocente” como o roteiro quer pregar… então parem com isso! Então Miguel vai até Sabrina, confronta-a, e quando o pai chega, ele exige saber o que está acontecendo, e então a afasta do trabalho, porque “não é a primeira vez que ele está tendo problemas com um grupo por causa dela”.
Ouch.
Temos uma variedade de histórias que se desenvolvem aos poucos… o fechamento da adoção de Lola é com uma linda cena dela com a família, na qual ela conclui: “Eu não tenho nada a perdoar. Ao contrário: obrigada. Obrigada por ter uma família tão boa”, e foi lindo. Uma família boa não é o que Vicky tem, e Rocco não consegue ver o seu sofrimento dessa maneira, então, corajoso, ele liga para a mãe dela e pergunta: “Queria fazer uma pergunta: o que sente ao abandonar sua filha?” Ousado. E Celina, por fim, está razoavelmente feliz com Max, mas a mãe, idiota, jamais aceitará o namoro com um “empregado”. Mas é triste, porque ele gosta dela de verdade e é um gato… o problema, claro, é quando ela ENGRAVIDA. O seu desespero falando com ele sobre o seu atraso é angustiante… e, depois, as amigas lhe ajudam a fazer um teste de gravidez.
Que dá positivo!
Fugindo para outro tema: a despedida de Reverte é TRISTE, mas linda. Ninguém quer que ele vá, embora ele diga que seja o certo e que vai sentir saudade… mais bonito ainda foi ver a emoção de Roberta, e a sua coragem ao dizer que os amigos podem vê-lo quando quiser, é só ir à sua casa: “Na verdade, a casa é dele. E minha casa. Porque… o Professor Reverte é o meu pai!” Ela diz isso para toda a sala, e ainda conclui: “Na verdade, a única coisa que queria era dizer publicamente que ele é meu pai. E eu tô muito orgulhosa disso”. ME ARREPIOU! Mas León chega para levá-lo embora, grosso e estúpido… não que ele tenha algum impacto sobre os alunos, porque eles AMAM o Reverte, e vão fazer uma festinha de despedida, com direito a cartazes, balões, comida e tudo o mais… e é tanto amor expresso! Tem gritos, abraços, sorrisos verdadeiros…
E eu gosto DEMAIS do Reverte!
Mas Miguel interrompe toda a festa de despedida desmaiando… no hospital, o médico avisa a todos que “ele caiu num estado de coma profundo”. Segundo informações, tudo tem a ver com o acidente (quando caiu do capô do carro do Gastão!), há algumas semanas, quando ele bateu a cabeça… “A única coisa a fazer é esperar e ter muita fé”. Mia, tristíssima, vai ao hospital, chora sobre o Miguel, e o abraça, dizendo “Miguel… Miguel, eu te perdoo por tudo o que pode ter feito. Não importa o que fez, mas por favor, não morra. Por favor. Não pode me deixar sem você. Por favor, não morra”. Até aí tudo bem, eu estaria satisfeito com ESSA resolução. Mas não… Mia descobre que ele nunca transou com a Sabrina e fica se sentindo um MONSTRO. E AS COISAS NÃO SÃO ASSIM! Se tivesse sido uma mentira do começo ao fim, vá lá, mas não, ela tinha motivos SIM para ficar magoada e ter brigado, assim como tinha motivos agora para perdoar.
A VÍTIMA NÃO É O MIGUEL!
Pronto, falei.
No entanto, ainda temos problemas piores, porque Miguel acorda, finalmente, e Mia está felicíssima ao vê-lo bem, chorando e abraçando-o, mas uma das primeiras coisas que ele diz é: “Quem é você?” O que seria de Rebelde sem um drama, não é? Enquanto isso, León planeja AFUNDAR Alma Rey para sempre, com uma biografia falsa, e ainda levar a cabo o processo contra Reverte, caso ela não tire Roberta do Elite Way School. Cruel e BABACA, León bem que mereceu aquele SOCO NA CARA que levou do Franco… não é o ideal partir para a violência? LEÓN MERECEU! León publica algum “lixo” no jornal sobre Alma Rey, e Diego vai conversar com ele na expectativa de “fazer uma negociação”, DE NOVO! Ele diz que se ele parar com isso, larga a banda, como se isso nunca tivesse acontecido antes. Mas se isso serviu de alguma coisa, dessa vez, foi para ficar tudo bem entre ele e Roberta.
FINALMENTE! \o/
Porque ela vai perguntar a ele porque ele a salvou, e ele diz: “É sério que você quer saber por que fiz isso? Porque gosto de você como um imbecil. Já tinha te dito… mas parece que eu tenho que te dizer mil vezes”, e completa com uma nova declaração que terma com “Te amo muito. Te amo muito”, e dessa vez, ela ESCUTA! Temos um BEIJÃO definitivo do casal, ao som de “Nuestro Amor”, e mais tarde teremos cenas de um chamando o outro de “meu amor”, e sem serem melosos e chatos como Mia e Miguel quando estavam namorando… agora, com isso resolvido, outro caso: AFUNDAR O LEÓN! Assim, Diego invade um cofre do pai com documentos sujos que podem ser usados para fazer uma denúncia (Reverte a fará), e então ele cairá FINALMENTE… um documento sobre autorização para a construção de mansões de luxo sem pagamento de impostos em terreno de proteção ecológica.
Ha!
Bem, a resolução de tudo AINDA não sai exatamente como eu gostaria, porque para deixar de ter León Bustamante sempre ATRAPALHANDO a vida deles, a única maneira é realmente mandá-lo para a cadeia… mas ele aparece, desesperado, para confrontar Roberta e Alma, e ele está PERIGOSO. Ele quer “negociar”, e Alma promete devolver os documentos caso ele anule a expulsão de Roberta e ainda reintegre Reverte ao quadro de funcionários do Elite Way School. Caso contrário, seu amigo será “obrigado a publicar aquela matéria”. Uma negociação bem tensa, mas eu não acho que Alma Rey devia fazer esse tipo de negociação… já aconteceu antes, em nível menor, e León NUNCA PAROU DE INCOMODAR. Diego vai sofrer o resto da vida, e a RBD também, caso isso não seja resolvido de outra maneira… de uma maneira mais radical.
Como publicando a matéria!

Para mais postagens de Rebelde, clique aqui.
Ou visite nossa página: Cantinho de Luz


Comentários