Jumanji: Próxima Fase (Jumanji: The Next Level, 2020)



“Why does everybody keep dropping from the sky?”
Eu sempre fui apaixonado por “Jumanji”, e eu saí do cinema sorridente e esperançoso depois de ver “Próxima Fase”. É um filme com visuais incríveis, ele é leve e divertido, mas também tem um quê de emoção e te envolve, te faz se importar com os personagens e, o que eu acho mais legal, faz com que você sinta como se estivesse jogando videogame. Um videogame clássico. Essa emoção e esse nervosismo são sentidos da poltrona do cinema (a cena das pontes!), e é eletrizante! Essa é uma novidade de quando a franquia foi revivida em 2017, porque, originalmente, “Jumanji” era um jogo de tabuleiro… a modernização, inicialmente, foi recebida com um pé atrás, mas eles fazem um trabalho TÃO BOM que não tem como não se apaixonar! O filme é ótimo! E eu temi que fosse muito parecido com “Jumanji: Bem-Vindo à Selva”, de 2017, mas o filme tem força, tem sua própria identidade, com algumas novidades divertidas!
Fora aquela última cena nostálgica.
Será que um próximo filme fará algo nos moldes do de 1995?
O filme começa um tempo depois de Spencer, Fridge, Martha e Bethany retornarem de Jumanji, e o grupo já não parece mais tão unido quanto antes. Com o fim do Ensino Médio, cada um foi para uma cidade diferente por causa da faculdade, o namoro de Spencer e Martha não está dando certo à distância, e Spencer não está muito feliz com a sua nova vida em Nova York. Por isso, quando ele retorna para casa para o fim de ano, ele acaba mexendo com o console quebrado de Jumanji, porque não pode conter a vontade de se sentir como o Dr. Smolder Bravestone novamente – como se ele pudesse fazer qualquer coisa. Inconsequentemente, então, ele entra no jogo sozinho. Quando os amigos vêm à casa atrás dele, e eles entendem o que aconteceu, Martha os convence a irem atrás de Spencer… dessa vez, no entanto, o jogo está quebrado.
Por isso, eles têm consequências.
O jogo atrai para dentro de si até pessoas inusitadas, que não estiveram lá da primeira vez. É o caso de Eddie, o divertido e ranzinza avô de Spencer, e Milo, seu antigo sócio e melhor amigo, com quem ele está brigado pelos últimos 15 anos. Os dois acompanham Martha e Fridge… Bethany acaba ficando para trás. E EU ACHEI ISSO UM MÁXIMO! Porque isso permitiu que Dwayne Johnson, Jack Black e Kevin Hart interpretassem novos personagens… eles ainda são o Dr. Bravestone e companhia, mas são avatares de pessoas diferentes agora. O novo Dr. Bravestone é, curiosamente, Eddie, o avô de Spencer, e isso gera piadas divertidíssimas. “Jumanji: Próxima Fase” é repleta de piadas bacanas, e nós nos divertimos enquanto assistimos, embora sintamos falta do Jack Black interpretando a Bethany… mas o Milo de zoólogo também é hilário!
“Who is Jumanji?”
“Is that Barbara’s boy?”
Martha e Fridge, que já estiveram lá uma vez, acreditam que vai ser a mesma coisa, que eles “já sabem o que fazer”, mas são surpreendidos por coisas que não viram da primeira vez – como o avião que agora traz Nigel, e ele fala da missão: como salvar Jumanji dessa vez? Aos poucos, então, eles entendem que “estão em outra fase”, que não vai ser mais fácil porque eles já estiveram ali uma vez… dessa vez, eles precisam deter Jurgen, o Brutal, e recuperar uma pedra poderosa. Para isso, seus personagens ganharam novas forças (geometria, linguística…) e novas fraquezas (Canivete, por exemplo), o que eu achei um máximo (!), e o jogo ganhou muitos novos cenários… não estamos mais apenas na selva, agora. Na verdade, o jogo começa no deserto, atravessa parcialmente a selva e termina em um lugar gelado… todas novidades interessantes para Jumanji.
As primeiras cenas do deserto são maravilhosas! Amei os avestruzes, a inconsequência do novo Dr. Bravestone, mas a coragem também naquela cena incrível em que ele pula um desfiladeiro com um carro, salvando todo mundo dos avestruzes… quando se livram dos perigosos avestruzes, os jogadores chegam a um oásis, onde finalmente encontram Spencer, tentando roubar a pedra de Jurgen: e ele é um novo avatar, Ming, uma mulher pequena e com alergias (como ele diz, basicamente ele mesmo), que é ótima em roubos… a cena é interessante, o reencontro é muito bom, e temos a sedutora mulher que beija o Dr. Bravestone (ela é hilária!) e dá algumas dicas… também é aqui que Fridge e Martha conseguem pegar o “Fruto de Jumanji”, e descobrem que existe uma água misteriosa que permite que eles troquem de avatares entre eles.
O filme é muito bacana, e explora um pouco da amizade de Eddie e Milo, enquanto eles fazem as pazes e tentam se manter vivos… temos todas as aventuras de Jumanji, um videogame fascinante, e a contagem de vidas que, eventualmente, nos desespera. Amei a cena das pontes, porque aquele foi o momento em que eu mais me senti jogando videogame em toda a sessão, enquanto eles correm, caem, pulam… e macacos assustadores tentam capturá-los. Quando eles atravessam todas as pontes suspensas (que cena incrível!), eles ganham reforço do lado de lá, e também é um retorno incrível: Alex e Bethany. Alex retorna no seu antigo avatar, com quem esteve por 20 anos, Jefferson SeaplaneMcDonough, o Nick Jonas. Bethany, por sua vez, retorna ao jogo no avatar de um cavalo (!), o que é curioso e bizarro, mas acaba se mostrando bastante útil.
Antes que eles possam chegar à “fase final” do jogo, no entanto, eles percebem que cada um só tem uma vida e provavelmente eles não vão dar conta… até porque eles têm Eddie como o Dr. Bravestone, “o pior Dr. Bravestone da história”, e ele é teimoso e constantemente faz com que eles percam vida… eles têm, também, o Milo como Franklin Finbar, o zoólogo, mas ele demora demais para dizer qualquer coisa, e quando chega ao ponto, já é tarde demais… por fim, eles têm Spencer como Ming, e ele é inseguro e paranoico demais para ser uma ladra. Então, as coisas não estão dando muito certo. É quando Fridge descobre mais daquela misteriosa água verde que ele e Martha descobriram mais cedo: a água que permite que eles troquem de corpo. A cena é divertidíssima (eles dramaticamente saindo da água!), e então os avatares são trocados…
Cada um volta para quem era no primeiro filme.
Eddie fica sendo Ming, e Milo fica sendo o cavalo…
Assim, eles podem enfim enfrentar Jurgen, o grande vilão de Jumanji, e é toda uma sequência que os leva para um novo cenário, todo coberto de gelo, e eles precisam escalar, precisam enganar, Martha/Ruby precisa dançar… Alex vai atrás de Milo, que foi capturado; Martha e Spencer vão atrás de Eddie; Fridge e Bethany se aproximam da pedra, pendurada no pescoço de Jurgen. A missão final é um máximo, repleta de ótimos momentos, como a Martha dançando, como o Spencer correndo atrás daquele dirigível e enfrentando Jurgen com o Fruto de Jumanji e, claro, a grande finalização, protagonizada por Eddie e Milo, os novos jogadores… Alex descobrira que Milo não era apenas um cavalo, mas um cavalo alado, e é LINDO vê-lo abrir as asas e voar, com Eddie pegando a pedra que Spencer lhe joga e subindo sobre as nuvens, para mostrá-la ao sol, como dizia a missão.
Então, todos gritam “Jumanji”.
Jogo encerrado. Eles venceram.
É uma aventura e tanto! E o final foi bastante bonito. Milo, que estava com uma doença terminal, resolve ficar em Jumanji, como o cavalo alado, porque “ele acabou de aprender a voar”. Eddie, por sua vez, que nunca estivera pronto para se aposentar (e esse era o motivo da briga dos dois), retorna ao Nora’s, seu antigo restaurante, e consegue um emprego… e, possivelmente, uma namorada, e foi um máximo vê-lo usar o olhar “intenso e profundo” do Dr. Bravestone. Spencer, Martha, Fridge e Bethany, por sua vez, celebram a amizade, prometem estar sempre juntos, mas também concordam em nunca mais voltar para dentro de Jumanji… mas isso não quer dizer que eles não vão mais se envolver com o jogo. Em 1995, quando o primeiro filme foi lançado, as coisas saíam de dentro do tabuleiro, tomavam a casa e a cidade, causavam uma confusão sem tamanho… parece que é isso o que está para acontecer novamente, quando vemos os avestruzes correndo pela rua.
OS AVESTRUZES DE JUMANJI NO MUNDO REAL.
É muito o espírito de 1995… estou curioso para saber os planos para o próximo!


Para reviews de outros FILMES, clique aqui.


Comentários