Para Todos os Garotos: P.S. Ainda Amo Você (To All the Boys: P.S. I Still Love You, 2020)



First love x Last letter
Ai gente, eu ESTOU TÃO TRISTE. Para mim, “Para Todos os Garotos: P.S. Ainda Amo Você” foi UMA GRANDE DECEPÇÃO. Não sei o que eu teria achado do filme se eu nunca tivesse lido o livro de Jenny Han (embora seja evidente que a Lara Jean, independente do que ela diz, não está feliz em seu relacionamento com Peter), mas, tendo lido, eu fiquei extremamente desapontado com o filme… o pior erro do filme, a meu ver, foi santificar Peter Kavinsky, colocando-o em um pedestal de onde ele não pode ser derrubado, então a adaptação simplesmente ignora TODOS os momentos em que ele age como um tremendo babaca com a Lara Jean, e o torna a vítima, quando ele, na verdade, pisou na bola inúmeras vezes e acabou com a Lara Jean… de quebra, isso vilaniza a personagem da Lara Jean, torna a sua relação com John Ambrose McClaren quase clandestina, e toda a essência bonita do livro original parece se perder.
É deprimente.
Vamos falar de John Ambrose, que é quem eu mais amo na série…
Jordan Fisher é incrível (ele é muito lindo, canta maravilhosamente bem – mas nem colocaram o “Do you wanna build a snowman?”, e está encantador como John Ambrose McClaren), mas eu sinto que o roteiro direcionado a Peter Kavinsky falha ao adaptar o quanto John é perfeito nas páginas que lemos. Em “P.S.: Ainda Amo Você”, Jenny Han fala sobre John Ambrose McClaren beirando a perfeição… nós lemos o livro e nos apaixonamos incondicionalmente por ele, enquanto Peter se torna um babaca quase irreversível. Infelizmente, sinto que a Netflix temeu mexer no casal protagonizado por Lana Condor e Noah Centineo, com toda a popularidade que eles ganharam no primeiro filme… e isso nos privou de momentos ainda mais mágicos entre Lara Jean e John Ambrose McClaren, o que é, para mim, a melhor parte do segundo livro. E, infelizmente, eu já tinha uma noção de que isso aconteceria mesmo antes de começar a ver o filme…
Foi exatamente como eu temi.
O filme, portanto, é praticamente ruim. Ele fica pesado, com poucos momentos de comédia, algo que marcou o primeiro filme da trilogia, e percebemos o quanto Lara Jean está infeliz – mesmo com a escolha da adaptação de não mostrar todo o lado mais babaca e machista de Peter Kavinsky. Li uma review na internet que falava sobre como o filme falha em não demonstrar em que momento e em que coisas Lara Jean e Peter Kavinsky se conectam. Se a Netflix quer tanto que nós torcemos por esse casal (enquanto lia, eu achava impossível torcer por Peter, não depois de tudo), ela não nos entrega motivos o suficiente para isso… eles não têm nada em comum, e mesmo enquanto eles “estão bem”, Peter não a trata com o respeito que talvez ela merecesse. O atraso, a popularidade no Valentine’s Day, a falta de uma serenata para ela…
São pequenas coisas que fazem toda a diferença.
No filme, o estágio de Lara Jean é totalmente distorcido. Promovido pela própria escola, ela vira uma marionete na Belleview, quando na verdade era ela quem deveria ter todas as ideias, além de Stormy não ser a avó de John Ambrose, e o John Ambrose faz a sua aparição muito antes no filme. Logo no início do filme, Lara Jean recebe a resposta de John Ambrose, e pensa em respondê-la, mas não o faz, porque nada do que começa a escrever parece correto. Então, ela nunca responde as cartas, e essa foi a primeira coisa que me incomodou, porque eu amava a troca de cartas de Lara Jean e John Ambrose na metade do livro… John já aparece na Belleview desde o começo, também como voluntário (o que é ruim, porque ele não tem nenhum compromisso com a Belleview no livro… ele está ali, na cena do baile, por exemplo, POR CAUSA da Lara Jean), e a minha esperança de que, com eles tendo mais tempo de tela juntos, a relação deles fosse ser ainda melhor desenvolvida foi totalmente jogada no lixo.
Eles não conseguem traduzir a perfeição do John Ambrose McClaren, embora a imagem tão vívida do personagem que conheci no livro e o meu amor por Jordan Fisher façam com que, de todo modo, eu me apaixone por ele. Mas, como eu disse, o erro do filme foi não fazer o paralelo entre os dois garotos. Lara Jean está mexida, está em dúvida, mas ela não diz a Margo que “está apaixonada por dois garotos ao mesmo tempo”, por exemplo, e todas as cenas mais lindas, como a noite no lar de idosos e o “Você quer brincar na neve?” ou não existiram ou foram distorcidas. Mas o que faltou mesmo foram as babaquices do filho da p*ta do Peter… no livro, enquanto Lara Jean está investida nesse relacionamento, Peter está o tempo todo andando com Gen, abraçando a Gen, defendendo a Gen… Gen SEMPRE vem em primeiro plano, Lara Jean sempre em segundo.
E ele faz a Lara Jean sofrer demais.
O filme não teve NENHUMA cena da Lara Jean o vendo com Gen.
É patético, vergonhoso… e medroso da adaptação.
Pelo menos mostra quem o Peter é de verdade, p*rra!
Para mim, isso é o maior erro do filme porque, como eu comentei, isso tenta vilanizar a Lara Jean, o que foi uma escolha MACHISTA do roteiro. Tirando os erros grotescos que o Peter cometia, a “dúvida” de Lara Jean com a aparição de John Ambrose McClaren fica parecendo quase uma traição, e Peter se converte na “vítima traída”, enquanto Lara Jean é a vilã que está “mantendo suas opções abertas”. Até a cena da casa na árvore amenizou tudo, porque é revoltante quando Lara Jean não convida Gen e o Peter aparece trazendo ela, porque estava na casa dela, e tiraram isso… e tiraram o jogo de “Assassino”. Basicamente, tiraram tudo que eu gostei no livro para endeusar o Peter. Até quando o Peter “pisa na bola”, que é quando Lara Jean se arruma toda para o jogo e a cena termina com o rompimento dos dois, as coisas foram mais calmas.
É o único momento do filme em que Peter é razoavelmente vilanizado, e ainda não é o suficiente. Lara Jean nem chega a vê-lo com Gen, é só uma foto que Chris mostra para ela, e, pior, ele vai no jogo. É importantíssimo que, como no livro, O PETER NÃO VÁ AO JOGO! Porque ele já deixou Lara Jean esperando por treinos longos, ele nunca deixou de ir a um jogo por causa dela, porque “o jogo era o mais importante de tudo”, mas pela Gen ele deixa de ir… isso é que machuca mais a Lara Jean, e nem isso eles tiveram coragem de fazer. Ele vai ao jogo no filme. Também o fato de, durante a briga, Peter contar que Gen “está passando por algo com os pais”, que é algo que ele nunca diz no livro, porque “quer proteger a Gen e não pode dizer nada”. A única coisa bem-feita nesse término é deixar claro que ele sabia que foi ela que gravou o vídeo, e que era ela que ele estava esperando na banheira naquela noite da viagem.
Não a Lara Jean…
Mas eu vou ter que insistir na tecla: O ROTEIRO DO FILME É MEDROSO E MACHISTA. Eles temeram mexer na “integridade” de Peter, o “Príncipe Encantado”, e para isso distorceram todo o resto… como quando Peter pega de volta o colar de Lara Jean. No filme, é ela quem, insegura, pergunta se ele o quer de volta e, depois de hesitar, ele diz que sim. No livro, é ele quem o pede, de forma seca e grosseira, em um momento humilhante, porque eles nem estão sozinhos. E para piorar, no livro o colar tem, desde o primeiro livro, uma importância muito grande para Lara Jean, que não tem nada a ver com Peter… era um colar que ela queria há muito tempo, que ela teria comprado logo, e a atitude do Peter de tirá-lo dela é um gesto egoísta e pensado apenas para machucá-la. Ele o faz, e o faz intencionalmente. E não quero nem comentar a cena de Lara Jean e Gen na casa da árvore…
A reta final do filme apressura as coisas, diminuindo, novamente, o personagem de John Ambrose McClaren, que devia ter sido tão protagonista quanto Lara Jean ou Peter. O baile na Belleview, por exemplo, não é tudo o que eu imaginei. Ela está linda e é lindo ver as expressões dos dois quando ela desce as escadas, mas faltou o John ir buscá-la em casa, com o carro do pai, todo galante e maravilhoso, faltou ele ter tido todo o trabalho para conseguir a roupa perfeita, mostrando que ele se importava… e não vamos esquecer que o filme ignorou todas as babaquices do Peter depois do término, como as cenas com Gen, a cena da festa de Kitty, e o aniversário de Lara Jean… cenas em que John Ambrose McClaren, novamente, seria o cara perfeito. E, durante a dança, Lara Jean não está completamente feliz como ela deveria estar… infelizmente.
Ah, e o Peter não arruína a noite, aparecendo com Gen.
O final do filme enfiou uma série de cenas em um único momento, para satisfazer os fãs de John Ambrose McClaren que, como eu, devem estar decepcionados nesse momento. Eles “brincam na neve”, mas é breve, e o beijo não é mágico como deveria ser… o beijo, na verdade, é tão distorcido que é o que coroa a decepção que o filme representa, com todo o medo de quem adaptou o roteiro… eles se beijam, e então Lara Jean fica triste, e John comenta: “It’s Peter”. Lara Jean responde: “I’m sorry”, e sai correndo. E é importante notar que o livro deixa PROPOSITALMENTE CLARO, com todas as letras, que Lara Jean NÃO pensou em Peter quando beijou o John Ambrose… ela o beijou porque QUERIA beijá-lo. E foi um momento bonito, um momento dos dois, que não foi maculado pela memória de Peter nem nada assim… odiei a Lara Jean do filme ao dizer para a Stormy: “We kissed. But I… I wantes him to be someone else”.
Bleh.
A Lara Jean do livro NUNCA diria isso.
E a Stormy do livro NUNCA a aconselharia a ir atrás do Peter.
Por fim, ao invés do Peter estar ali com Gen para estragar a noite de Lara Jean mais uma vez, ele está ali para buscá-la porque “ela não gosta de dirigir na neve”, em outra jogada do roteiro para transformá-lo em “fofo”. E eles se beijam, dizem que se amam… e eu só consegui sentir angústia. Foi isso o que o filme me causou: angústia. Eu tento, sempre que possível, separar o filme do livro, mas, no caso de “P.S.: Ainda Amo Você”, isso é impossível, porque a adaptação não apenas se desviou do material original, como DETURPOU COMPLETAMENTE a história. O roteiro mal escrito, machista e motivado por elementos externos nos entregou um Peter vítima, um John Ambrose em segundo plano e uma Lara Jean infeliz, e eu ainda não consegui entender qual era o propósito do filme, de modo geral. Gostei tanto do primeiro filme, mas terminei o segundo completamente desapontado.
Fazer o quê?

Para reviews de outros FILMES, clique aqui.


Comentários