Supernatural 14x19 – Jack in the Box



“Você está fazendo a mesma coisa que Duma!”
PUTA QUE O PARIU, O DEAN É MESMO MUITO IRRITANTE! Sério, como eu comentei no episódio passado: eu entendo que o que Jack fez foi muito grave, e que os Winchesters estão sofrendo a dor de perder uma mãe, o que é inexplicável, mas o Jack é apenas uma criança que fez o que fez por acidente, porque, diferente de crianças comuns, ele é um nephilim, o que quer dizer que ele tem um poder inimaginável e, sem sua alma, ele não pode controlá-lo – mas ele não é mau. Agora o Dean está com aquela atitude irritante dele, do tipo que sempre me fez ODIAR o personagem, e a verdade é que o Castiel está sendo o único sensato nessa história toda. O fim do episódio nos deixa apreensivos para os rumos que a série tomará no Season Finale, mas eu realmente espero que o fim do Jack não seja se tornar um grande vilão e pronto, porque tudo isso que está acontecendo É CULPA DOS PRÓPRIOS WINCHESTERS.
O episódio começa com uma última despedida a Mary (“Mom, you weren’t here long enough. But we are, uh, we’re so glad for the time that we had. Goodbye, mom”), embora eu não consiga sentir nada, porque eu tampouco gostava da Mary, e agora cada um está lidando com a perda de um modo diferente… Bobby está determinado a encontrar Jack e matá-lo, porque “é a única maneira”, e sabemos que o Dean pensa da mesma maneira, enquanto Sam está tentando encontrá-lo antes de Bobby para protegê-lo, apesar de tudo, e Castiel está indo em busca de uma maneira de ajudá-lo, conseguindo de volta sua alma e, portanto, diminuindo o risco da ausência de bondade. Mas eu não consigo detestar o Jack, nem mesmo culpá-lo, porque a verdade é que ELE TAMBÉM ESTÁ SOFRENDO, E ESTÁ CHORANDO POR CAUSA DISSO… e, como qualquer criança, queria sua mãe para lhe dizer o que fazer.
Eu tenho dó do Jack.
Gostei muito também da leitura que se faz através do ponto de vista de Castiel: “Jack perdeu sua capacidade para o ‘bem’ através de um ato de bondade”, que foi quando salvou a vida de Castiel e outras vidas e, assim, queimou o que restava de sua alma. Por isso, porque Jack não é e nunca foi mau em seu interior, Castiel acredita que pode salvá-lo. As coisas se complicam um pouco mais quando Duma vai atrás de Jack e o encontra, mas acaba o usando para “colocar ordem no Céu”, e aquilo é uma verdadeira confusão… ela vende uma ideia de que “o Céu e a Terra precisam ser purificados”, e o Jack É A INGENUIDADE EM PESSOA, então quando Duma diz que “Sam e Dean vão ficar felizes se ele ajudar o Céu”, ele não pensa duas vezes… o fato de ele ser inocente e maleável, mas absurdamente poderoso como um nephilim faz com que ele se torne perigoso.
Sua pureza se torna perigo.
Primeiro, Duma o instiga a matar Harrison Tate, um ateu que escreve livros e livros tentando refutar a ideia de Deus e de Céu, e quando Sam lê sobre essa notícia, Castiel imediatamente percebe que essa é uma morte nos modelos bíblicos. Afinal de contas, o corpo do professor foi transformado em uma “estátua de sal” ou qualquer coisa assim. Depois, outra mulher que prega a Palavra por causa de interesse também é morta de forma bíblica, e, por fim, Duma coloca Jack para fazer Anjos. Jack se senta na cadeira de Deus/Chuck, escuta orações, e desce até uma igreja para conversar com fieis e perguntar se “eles estavam falando sério sobre querer ir ao Céu”, e os oferece a oportunidade de serem anjos e, para que acreditem nele, ele revela parcialmente a sua forma angelical, com a luz nos olhos e as asas projetadas como sombras na parede.
“Hello. I was just taking your friends. To become angels”
O que mais fez com que eu me apaixonasse por Jack foi que, na verdade, ele é um fofo. Ele parece grande, mas é apenas uma criança inocente que quer fazer o certo e impressionar as pessoas de que mais gosta. Ele é puro, inocente, fala as coisas com naturalidade, por mais absurdas que sejam, e toda essa sequência é uma prova disso. Ele só está fazendo o que Duma lhe pede porque acredita que os Winchesters vão ficar orgulhoso dele. Mas Sam e Dean não estão nem um pouco orgulhosos. Dean tem um plano: como Jack não pode ser morto, ele pretende prendê-lo na caixa em que planejava prender Michael, mas Jack precisa entrar na caixa por vontade própria e, por isso, ele só entrará se Sam (em quem ele confia) lhe disser que é apenas uma solução temporária, enquanto eles “terminam um feitiço para restaurar a sua alma”.
Um feitiço que nem existe.
Eu DETESTEI DEAN MAIS DO QUE NUNCA por planejar mentir para o Jack dessa maneira, mas eu o detestei muito mais pela sua atitude, pela maneira como ele fez as coisas, pela satisfação que ele estava tentando esconder, sem nenhum sucesso. Ele diz, talvez porque gostaria de acreditar nisso, que essa é “a única decisão possível”, e que está fazendo isso “pra salvar o resto do mundo”, mas a verdade é que isso é apenas uma vingança pessoal e infantil de Dean contra Jack, mesmo depois de tudo o que eles passaram juntos! Sam reza para atrair Jack até o bunker, enquanto Castiel chega ao Céu para brigar com Duma, por estar manipulando Jack daquela maneira… e Castiel não tem muita paciência para Duma, e ainda que ela termine de ameaçar o Paraíso de Mary Winchester, ele mesmo a mata, para poder salvar o Jack de suas garras…
Mas o Jack já foi ao bunker.
NOVAMENTE, MUITO DÓ DE JACK! ELE É UMA CRIANÇA INOCENTE, PURA, QUE SÓ PRECISA DE ALGUÉM PARA GUIÁ-LO. ALGUÉM COMO O CASTIEL. Como uma criança feliz, Jack conta aos Winchesters sobre tudo o que está fazendo para ajudar Duma, porque acredita na história dela de que “isso deixaria os Winchesters felizes”, e ele está tão esperançoso de que tudo vá ficar bem, como Sam disse em sua oração. Meu coração doeu quando Jack disse que “sentia a falta deles”, e então ele fala sobre a morte de Mary, conta que foi um acidente, algo que Sam não sabia, mas a cada momento só percebemos o desprezo de Dean aumentando, enquanto ele finge que o perdoa, e EU SENTI NOJO DE DEAN, MUITO NOJO. Especialmente quando ele forçou a barra dizendo que “o entendia e o perdoava”, porque isso era tudo o que Jack queria ouvir.
Foi crueldade.
Então, Sam e Dean o enganam, falam sobre “mantê-lo seguro” até poderem salvá-lo, e ele, acreditando piamente nos irmãos, se deita dentro da caixa, por vontade própria. “How long before I can come out?” O que tornou a cena revoltante foi a presença de Dean, a satisfação com que fez tudo o que fez, a maneira como estava concluindo sua vingança contra o cara que matou sua mãe. Então, Dean sai, sem nenhuma culpa, enquanto Jack é deixado sozinho no escuro, e foi tristíssimo ouvi-lo perguntar a Sam e Dean se eles ainda estavam ali. Detestei toda a sequência. Sam, que também errou feio em enganar o Jack daquela maneira, especialmente porque O JACK CONFIAVA NELE, ao menos sentia culpa por fazer o que estava fazendo… Dean só sentia satisfação. Ele abandona tudo o que eles viveram, toda a família que construíram, por um ódio que toma conta de todo seu ser.
“Guys? I don’t think I like this”
Jack está sozinho no escuro, quase chorando, quando uma manifestação de Lúcifer aparece para ele para dizer que ele foi enganado – a confiança é uma via de mão-dupla, e se os Winchesters confiassem nele, não o teriam trancado ali. Enquanto ele incentiva Jack a escapar, Castiel aparece no bunker para dizer aos irmãos que Jack não fez o que fez por maldade, que Duma o estava manipulando, dizendo que isso OS agradaria, e Dean solta um irritante e amargo “So now it’s our fault?”, mas não volta atrás na sua decisão, porque DEAN É O GRANDE MONSTRO AQUI. E o Castiel está enfurecido com o que Dean está fazendo: “Even after hearing what I just said you wanna keep Jack sealed in a living-death?” Eu gosto do fato de, ao menos, Castiel jogar na cara de Dean que ELE ESTÁ FAZENDO EXATAMENTE A MESMA COISA QUE DUMA.
Ha!
Mas seu plano não funciona… Jack consegue se libertar sozinho.
E, quando ele sai f*da daquele jeito, olhos brilhando, eu quis que ele matasse o Dean.
Resolveria muita coisa em “Supernatural”.

Para mais postagens de Supernatural, clique aqui.


Comentários