Sítio do Picapau Amarelo (2002) – O Menino Bruxo: Parte 2



O Conde sequestra um após o outro…
CONTINUA A LUTA CONTRA O CONDE XIS PARMESAN. Na primeira história da segunda temporada do “Sítio do Picapau Amarelo”, um menino bruxo apareceu no Sítio bem no aniversário da Tia Nastácia, vindo direto de uma Escola de Bruxaria, atrás de um vilão chamado Conde Xis Parmesan, que está por ali com a intenção de “casar-se” com Narizinho para tê-la como sua empregada em seu castelo… ou seja lá onde ele mora. Paralelamente, a Dona Benta também recebeu um misterioso livro com páginas roxas e nada escrito nelas, mas ninguém ainda fez a associação desse livro macabro com os ataques do Conde Xis Parmesan, que sempre acontecem dentro de casa, embora nenhum deles possa encontrar onde ele está escondido. E, assim, o feiticeiro do mal continua aparecendo de tempos em tempos e levando pessoas com ele a cada visita.
No fim da primeira semana da história, o Conde Xis Parmesan capturara o Visconde de Sabugosa. Quando a segunda semana começa, embora a Emília esteja preocupada com o seu sabugo de milho favorito, ninguém dá muita atenção para o seu “sumiço”, porque é típico do Visconde enfiar a cara em um livro e desaparecer. Logo depois do Visconde, então, a Tia Nastácia é a próxima vítima do Conde. Ela o encontra na sua cozinha, roubando pão porque “ficar dentro do livro dá muita fome”, e embora a Tia Nastácia inicialmente grite por ajuda, o Conde Xis Parmesan acaba a atraindo até a biblioteca, onde ele a congela e, depois, a prende também dentro do livro, junto com o Visconde. Enquanto isso, os demais estão TRANCADOS DENTRO DO QUARTO das meninas e completamente incapacitados de ajudar, embora escutem alguma coisa lá embaixo.
“Ih, será que ela sumiu igual o Visconde?”
Mas o pessoal está bem cético, até mais que o normal. Eles adoram “inventar desculpas” para como as coisas estão “bem”, para não precisarem se preocupar com isso… mas é impossível acreditar que a Tia Nastácia sumiria assim, sem mais nem menos, deixando para trás um pão mordido, nenhum café ou leite quente na cozinha, e a vassoura caída no chão! Então, eles percebem que o feiticeiro deve estar atacando, mas eles não sabem onde ele se esconde, portanto, não têm como vencê-lo… Emília e Peninha até enfrentam o feiticeiro na sala, e o Peninha joga sobre ele pétalas de rosas que o enfraquecem, mas ele acaba fugir… e mais do que isso, acaba deixando o Peninha todo enrolado na corda que ele queria usar para prender o bruxo! “Tá enrolado porque é um incompetente!”, diz Emília, brava porque o Peninha não conseguiu prendê-lo.
Emília está toda cética… Narizinho toda encantada.
“Dona Benta, eu acho que a Narizinho tá gostando desse menino bruxo! Toda hora ela defende ele!”
Enquanto isso, a Cuca continua preocupada com o fato de não ter recebido um convite para a Convenção das Bruxas, Monstros e Outras Criaturas Pavorosas, e ela liga insistentemente para a presidenta do Sindicato a fim de resolver essa confusão, mas só consegue falar com a divertidíssima secretária aranha da presidenta… eu devo dizer que EU AMEI A INTERAÇÃO DA CUCA COM A SECRETÁRIA ARANHA! As duas merecem muitas e muitas mais cenas juntas… depois que Cuca enfim consegue uma pequena “atenção” da presidenta, a sua secretária é mandada para a caverna da Cuca, e essa é uma sequência MARAVILHOSA. Ela chega cheia de malas e totalmente folgada, e as duas não param de se provocar em momento nenhum, desde que começaram a conversar por telefone… agora, a aranha diz que o vestido da Cuca é “um trapo” e parece “pano de chão”, e a Cuca não fica muito feliz, não!
A secretária ainda tem a coragem de dizer coisas como “Você é muito mais ridícula do que eu pensava, queridinha”. Tudo o que a Cuca sabe do seu caso no Sindicato é que “ele está sendo estudado”, e a secretária diz que tem um “recado” da presidenta, mas se recusa a entregá-lo, a não ser que a Cuca faça todas as suas vontades… e é uma série de exigências, que incluem pintar as suas unhas (e são muitas, ela é uma aranha!) e fazer moscas fritas para ela… as coisas só pioram entre elas com o passar do tempo, e tudo piora quando a secretária vê a Cuca e o Saci brigarem porque “o Saci tirou o Pedrinho de lá quando ela estava prestes a colocar as mãos nele”. Então, a secretária a chama de MOLENGA: “Você é uma molenga, Cuca! Você só se preocupa com beleza, cremes, vestidos, lifting, botox, malhação… não não é mais ruim como devia!”
Portanto, ela pode MESMO ser expulsa do Sindicato de Bruxas, Monstros e Outras Criaturas Pavorosas.
De volta ao Sítio, o Conde Xis Parmesan parece determinado a aumentar continuamente o número de “moradores” do seu livro. Depois de prender a Tia Nastácia, ele volta a sair em busca de comida, e ele e o Rabicó acabam brigando na cozinha por uma torta de banana, e é a oportunidade perfeita para o Conde atrair o Rabicó e também levá-lo para dentro do livro. “Ai que aperto!” “É o Rabicó que caiu aqui dentro”. Mas levar o Rabicó foi algo bom para o pessoal do Sítio, porque suas patas cheias de lama do chiqueiro deixam pegadas no chão da casa, que levam diretamente até a Biblioteca… então, Peninha, o menino bruxo, sugere um plano um pouquinho arriscado: eles podem usar Narizinho como isca para atrair o feiticeiro, e então eles o capturam. Dona Benta não quer deixar que sua neta corra perigo, naturalmente, mas eles fazem do mesmo modo.
Sem que a Dona Benta saiba.
Assim, o plano é colocado em ação, e o Conde realmente sai de dentro do livro para pegar a Narizinho, mas ela diz que “já é casada com o Príncipe Escamado” e garante que “não vai ser empregada de ninguém”. Narizinho grita por ajuda, mas ninguém pode vir ajudá-la, porque estão mais uma vez trancados dentro do quarto. A única pessoa livre é a Dona Benta, que vem toda corajosa para defender a menina de nariz arrebitado: “Larga minha neta, seu malvado!” Mas, como já podíamos esperar, a Dona Benta TAMBÉM é capturada pelo Conde Xis Parmesan e levada para dentro do livro roxo… Narizinho continua em liberdade, desmaiada, e Emília a acorda com um pouquinho de perfume. E é Emília quem resolve o “mistério” de onde o Conde se esconde e para onde está levando todo mundo: O MISTERIOSO LIVRO DE PÁGINAS ROXAS DE DONA BENTA.
Porque era bem óbvio, na verdade!
“Deve estar todo mundo lá dentro!”
Mesmo que saibam, finalmente, onde estão todos os amigos, Peninha não sabe como tirá-los de dentro do livro, e ele sabe que eles precisam derrotar o feiticeiro primeiro… então, ele pede que eles esperem, e manda uma carta à sua Escola de Bruxaria (Hogwarts), escrita com hieróglifos, para pedir a ajuda de seus professores… enquanto eles esperam por ajuda, eles pedem que o Tio Barnabé passe a noite sentado em cima do livro, para impedir que o Conde Xis Parmesan saia e volte a atacar, mas ele acaba pegando no sono e dando uma brecha para que o feiticeiro maligno saia novamente das páginas, e então ele também prende o Tio Barnabé dentro do livro. Lentamente, todos os personagens do Sítio do Picapau Amarelo estão sendo levados para dentro do livro, e é cada vez mais fácil para o Conde capturar a Narizinho… mas o Pedrinho não vai deixar.
E agora é hora de PEDRINHO vs O CONDE.


Para mais postagens sobre o Sítio do Picapau Amarelo, clique aqui.
Ou visite nossa página: Cantinho de Luz


Comentários