[Season Finale] This is Us 3x18 – Her



The door.
CHEGAMOS AO FINAL DA TERCEIRA TEMPORADA DE “THIS IS US”, e novamente terminamos cheios de perguntas a respeito do que está acontecendo no futuro… ao menos agora já sabemos quem é a “her” a que se referiam no fim da temporada anterior, e algumas informações fizeram sentido com o que acompanhamos ao longo da temporada, mas a cena continua sendo muito curta e nos deixando intrigados por algo que provavelmente só entenderemos daqui um ano… e olha lá. Talvez seja a hora de produzir uma temporada final de “This is Us”, encerrando as histórias e culminando nessa trama do futuro que “encerraria” a história da Família Pearson. De todo modo, o episódio é emocionante, como sempre, e traz alguns fechamentos, como para a história de Zoe e Kevin, e para as brigas recentes de Randall e Beth.
A primeira sequência é bastante interessante, pois nos apresenta uma introdução a todas as tramas que acompanharemos nesse último episódio, sendo o denominador comum o café. No futuro, Beth prepara o próprio café sozinha, enquanto, no presente, Beth faz o mesmo, olhando para uma caneca com a foto de Randall, dada por uma das filhas, e a ignorando; Randall, por sua vez, toma café sozinho em seu escritório na Filadélfia. Rebecca, no hospital, leva café para Toby e Kate, e o fato de trazer descafeinado para Kate mostra que talvez ela esteja se metendo em tudo mais do que Kate gostaria, e essa é uma parte da trama a ser explorada nesse episódio. No passado, vemos Rebecca tomando café enquanto dirige e tenta juntar umas peras que caem da sacola, e então ela sofre um acidente… fica com o rosto todo machucado e o braço quebrado em dois lugares.
Um paralelo entre Rebecca no hospital no passado…
…e a Rebecca, provavelmente à beira da morte, no futuro.
Na parte da trama que acontece no passado, vemos Rebecca sofrer um acidente que a deixa toda machucada no hospital, e Jack leva as crianças para visitá-la, mas eles estão um pouco assustados com o que veem… então, Rebecca pede que Jack as leve para casa e diz que vai ficar bem sozinha no hospital, mas Jack não sabe muito bem como lidar com as crianças, que estão preocupadas demais e fazendo umas perguntas, como se ele acha que “a mãe vai ter danos cerebrais” por causa disso ou não. A preocupação é tão grande que, no meio da madrugada, Jack acaba pegando as crianças e as levando até o hospital para ver a mãe e para estarem com ela, porque, como ele diz para a recepcionista na tentativa de conseguir a autorização para entrar, eles são como um carro, e Rebecca é o motor – eles são completamente inúteis sem o motor.
No presente, acompanhamos Kevin e Zoe, e Kevin está sendo um verdadeiro babaca. É verdade que às vezes acho que ele tem o dom para ser pai, e ele tem todo o direito de sonhar com isso, mas ele não tem o direito de pressionar Zoe a esse respeito, porque ela já lhe disse o que pensa, e ele fingiu que entendeu e respeitou sua decisão. Mas é mentira. De maneira muito idiota, Kevin é insuportável abordando Zoe com um discurso sobre como “sua mãe também não queria ter filhos, no começo”, e sobre como “ela ainda vai mudar de ideia”, quando ela tem todo o direito de não querer ter filhos! O que me irrita é que ele não só não entende isso, como parece querer dizer a Zoe que sabe mais do que ela, que a conhece melhor do que ela, e ele apenas finge que a respeita, quando a pressiona, faz joguinhos e chantagem emocional, por isso ela toma uma decisão: ele tem o direito de ter filhos, mas ela também tem seu direito de não os querer, por isso eles precisam se separar.
“You think I’m gonna change, but I’m not”.
E ela estava completamente certa.
Falando em pessoas certas, Beth continua sendo maravilhosa, e ela é totalmente sincera com Randall: “I’m not seeing the door here, Randall”. Felizmente, para que eles possam tentar se acertar, ambos precisam dar um passo… Deja leva Randall até uma antiga casa onde morou e faz um discurso que se parece muito com os que ele faz, e então lhe diz que “ele ganhou na loteria duas vezes, primeiro ao ser adotado e depois com Beth”, por isso ele tem que dar um jeito de arrumar as coisas com ela. Então, enquanto ele chega a pensar em desistir de seu cargo como político, Beth sai da aula e, antes de ir para casa, dá uma passadinha em Filadélfia. Então, quando chega em casa, Randall a espera para dizer que vai desistir do cargo, mas ela o impede: “You’re not gonna resign, Randall. We’re moving to Philadelphia”. Basicamente, então, Randall poderá manter seu emprego, e Beth poderá levar seu sonho um passo adiante, abrindo seu próprio estúdio de dança.
E isso vai ser lindo!
That’s the door.
O pequeno bebê Jack, por sua vez, começa a melhorar e já começa a respirar por conta própria, embora tudo ainda seja muito apavorante para todos. Kate não sabe bem o que fazer, como agir, enquanto Rebecca está sendo intensa demais na tentativa de “ajudar” e proteger o bebê Jack, e cada detalhe irrita Kate profundamente, e a verdade é que parece mesmo que Rebecca está se intrometendo demais, se mudando para perto dela sem perguntar sua opinião a respeito, não deixando Kate falar com a médica e fazendo perguntas sobre Jack no lugar dela, mas Rebecca só está tentando ajudar… então, depois que Kate surta levemente e Rebecca vai embora do hospital, as duas acabam se acertando quando Kate volta para casa e conta à mãe que teme não ser uma mãe tão boa quanto ela foi, e as duas compartilham um momento bastante emocionante e significativo.
Ao fim do episódio, Jack já está em casa!
Por fim, um pouquinho da trama no FUTURO, fechando as histórias até aqui. Vemos Randall e Beth no futuro, e eles conseguiram resolver os seus problemas, eles continuam juntos e aparentemente felizes… vemos também Tess, mas não vemos as versões do futuro de Deja e Annie. Kevin, por sua vez, não chega a aparecer, mas vemos que ele realizou o sonho de ter um filho, e ainda não conseguimos saber com quem. Além disso, ele mora em uma casa muito grande, o que deve querer dizer que ele fez sucesso como ator, afinal… ou qualquer outra surpresa que pode vir à tona. Toby chega sozinho, aparentemente bastante triste, e dá notícias sobre Jack, que “está vindo”, mas não sabemos nada de Kate… não pude deixar de pensar que ela morreu. Será? Por fim, vemos as crianças no passado entrando para ver Rebecca no hospital e, no futuro, apenas Randall vindo ver a mãe em seus momentos derradeiros, com Nicky (!) ao lado de sua cama.
O que está acontecendo no futuro?!

Para mais postagens de This is Us, clique aqui.


Comentários