O Diário de Daniela – A morte de Lidi



MEU DEUS, QUANTO SOFRIMENTO!
Definitivamente, “O Diário de Daniela” é a novela infantil mais forte que a Televisa já produziu! Tanto que mal parece uma novela infantil… ela tem a bela inocência da infância, o poder da amizade e da música, mas também é repleta de tanto sofrimento. Primeiro foi o assassinato (!) de Leonor Monroy, a mãe de Daniela, e depois o Martín apanhando de seu padrasto, e quando achamos que os sofrimentos iam dar uma pausa, Lidi acaba morrendo de uma hora para outra. Acho que é um dos momentos mais pesados da trama por se tratar da morte de uma criança, e acontecer de forma tão inesperada. Me emocionei bastante com as cenas, sofri ao lado de todas as crianças, e devo dizer que, de alguma maneira, eu questionei a necessidade dessa morte. Traz realidade e faz as crianças pensarem no assunto… mas pra quê tanto sofrimento?
Lidi é a melhor amiga de Daniela que, por sua vez, quer que todos os seus amigos saibam que ela tem um amigo fantasma – Yuls, no entanto, não está disposto a aparecer para mais ninguém, e embora prometa para ela que vai aparecer, ele não quer ser tratado como “espetáculo de circo”, então deixa que Daniela passe por “mentirosa” em frente aos seus amigos, quando ela promete apresentar-lhes a um fantasma. Ninguém acredita em Daniela, e até ficam um pouco bravos, mas uma pessoa acaba o vendo: LIDI! E existe todo um mistério de como ela pôde vê-lo, porque Yuls supostamente só é visto pelas pessoas que ele permite que o vejam. O Don Capu, por exemplo, sabe de sua existência, mas nunca o viu – apenas Daniela é capaz de vê-lo. E então, sem grandes explicações, Lidi é capaz de vê-lo e fica um tanto quanto chocada!
Mais tarde, Yuls avisa Daniela que está sentindo que Lidi está em perigo. E Daniela não planeja deixá-la sozinha, não dessa vez, porque ele também pressentiu a morte de sua mãe, e ela não fora capaz de salvá-la. Então, ela fica o tempo todo em volta de Lidi, ao ponto de a garota se incomodar com ela, e no segundo que Daniela se distrai, LIDI SOFRE UM ACIDENTE! Tudo acontece enquanto as crianças estão na rua, comprando instrumentos novos com o dinheiro que ganharam do concurso, e então Juancho vai para o meio da rua em busca de uma bola, e não vê um carro vindo em alta velocidade em sua direção – então, para salvar a sua vida, Lidi o empurra para fora da rua, mas acaba sendo atropelada ela mesma, e é desesperador vê-la estirada ali no meio da rua… e, inocentemente, eu acreditei que isso não daria em nada no fim das contas.
Mas dá.
A garota vai parar no hospital depois do acidente, onde os amigos e os pais a acompanham, e toda a trama é TRISTÍSSIMA. Lidi chega a deixar de sentir as pernas e teme que nunca mais vá poder andar, até que, em um momento, sente dor nas pernas – o que é um bom sinal. Ali, parece mesmo que tudo vai ficar bem. Os amigos vêm visitá-la desejando melhoras, trazendo presentes (como um cartaz de agradecimento por parte de Juancho) e celebrando que, dentro de alguns dias, ela receberá alta e estará novamente brincando com todos eles… em um momento muito bonito, Lidi diz a Juancho que mesmo com tudo o que aconteceu “ela faria tudo de novo para salvar a sua vida”, e não pareceu algo assim tão triste sem saber o que viria a seguir. Eu realmente achei que a trama estivesse chegando ao fim quando as crianças tiram uma foto com Lidi no hospital.
E então o pior acontece.
Daniela é a única que está com Lidi quando ela sente a cabeça doer, começa a ver duplicado e morre. Os médicos invadem o quarto para tentar reanimá-la em uma sequência desesperadora, com os gritos de Daniela ecoando pelo quarto, implorando para que Lidi reaja, mas não há mais nada a ser feito. Mesmo com o atendimento rápido e com todas as tentativas, Lidi já está morta. E EU NÃO QUERIA ACREDITAR NISSO! A todo momento eu achei que algo aconteceria, que de alguma maneira ela despertaria, mas então tudo foi ficando muito oficial. O médico comunicou aos pais que não havia mais nada a ser feito, e eu parei para pensar em todos os detalhes da trama, desde quando Lidi pôde ver Yuls mesmo que ele não tivesse permitido que ela o visse – naquele momento, provavelmente o seu destino já estivesse selado e ela estivesse mais próxima do “plano astral”.
Ou qualquer coisa assim.
Dali em diante, naturalmente, APENAS MAIS SOFRIMENTO. Já é o segundo funeral da novela, em aproximadamente 40 capítulos, e não é menos doloroso do que o da mãe de Daniela. Enquanto todos os adultos estão de clássico luto, vestindo preto, as crianças chegam solenes de branco e carregando velas, fazendo uma homenagem à amiga – Daniela canta uma música e cada um deles oferece em seu túmulo um presente que acham que tem a ver com ela, e algumas coisas são tão infantis e sem sentido que apenas tornam tudo muito mais real. São crianças que perderam uma amiga e sentirão sua falta! Para a maioria deles, no entanto, ainda é melhor acreditar que tudo não passou de um pesadelo e que, a qualquer momento, Lidi vai abrir a porta e entrar no teatro para brincar com eles… Daniela, por outro lado, sabe que isso não vai acontecer.
Nunca.
SEQUÊNCIA TRISTÍSSIMA L

Para mais postagens de O Diário de Daniela, clique aqui.
Ou visite nossa Página: Cantinho de Luz


Comentários

  1. Achei desnecessário a morte da Lidi. O autor foi injusto com a personagem

    ResponderExcluir

Postar um comentário