Shazam! (2019)



“Just say the word”
QUE DELÍCIA DE FILME! Asher Angel e Zachary Levi compartilham o personagem de Billy Batson, um improvável super-herói que foi escolhido pelo Mago Shazam para assumir os seus poderes e defender o mundo de um homem que agora carrega a materialização dos Sete Pecados Capitais. O filme é diferente dos filmes de super-herói que estamos acostumados, porque ele praticamente não se leva a sério, e isso gera um resultado muito interessante! Billy é um adolescente de 14 anos no corpo de um homem mais velho e com superpoderes, e ele tem que aprender como usá-los e quando usá-los. O filme tem efeitos muito bons, atores e personagens extremamente carismáticos, e cenas que mesclam perfeitamente as melhores cenas de ação com um tom divertido que deixa o filme bastante leve, gostoso de se assistir, e memorável.
Adorei as piadas!
Na primeira cena do filme, conhecemos Thaddeus Sivana, um garotinho que é bastante humilhado pelo pai e pelo irmão, tratado como um nada, e que é convocado à Pedra da Eternidade pelo Mago Shazam, que espera que ele seja a pessoa de coração puro que ele está esperando para transferir os seus poderes, já que ele não poderá mais conter o olho e os Sete Pecados Capitais por muito mais tempo. Mas Thaddeus é facilmente seduzido pelos pecados e quase os aceita, embora seja impedido por Shazam. Durante os anos que se seguem, de 1974 a 2019, Thaddeus cresceu para se tornar o Dr. Sivana, e pesquisar a respeito daquela inusitada experiência que teve na infância. Ele queria retornar à caverna do Shazam e mostrar para ele que ele estava enganado ao seu respeito… quando ele consegue, no entanto, ele assume a posição de vilão.
E é um nascimento e tanto! Sua primeira cena em posse dos poderes do mal!
Wow.
Também conhecemos, logo depois, Billy Batson, um garoto com nome de super-herói, que se separou da mãe num parque quando era muito mais novo, e que desde então não conseguiu encontrá-la. Nesse tempo, então, Billy tem mudado de casa a casa, fugido de todas elas, enquanto procura por todas as “Batson” na cidade, em busca da mãe… nem que para isso ele tenha que enganar policiais, prendê-los em lojas e invadir o carro deles para acessar sistemas. Billy é um personagem e tanto! No início do filme, então, ele é transferido para um lar adotivo onde esperam que ele se sinta “parte da família”. Os responsáveis são duas pessoas que também moraram em casas adotivas, e que agora acolhem crianças: já são 5 no total, os “novos irmãos” de Billy, e Billy será o sexto… isso é, se ele realmente decidir que vai ficar ali mais tempo que normalmente fica.
Billy ainda tem esperanças de encontrar a sua mãe, por isso ele não vê a nova casa como sua família, mas ele até que faz amizade com Freddy Freeman, de algum modo – tanto que, quando Freddy é provocado na escola por bullies, Billy acaba o defendendo, E É UMA CENA E TANTO. Inclusive, é importantíssima para que Billy seja cogitado pelo Mago Shazam como um possível “campeão” que herdaria seus poderes: afinal de contas, ele defendeu o amigo. Billy consegue escapar dos bullies que o perseguem entrando no metrô, e é dali que vemos a sua convocação para a caverna de Shazam, E QUE CENA MARAVILHOSA! Adoro o mistério, o suspense, adoro a transição e a incerteza com que ele caminha para lá. O Mago Shazam, dessa vez, não pode testar o seu futuro campeão, e ele precisa entregar seus poderes a alguém que poderá confinar novamente os Sete Pecados Capitais.
Assim, ele passa os poderes ao Billy…
Da forma mais cômica possível. Adoro os trocadilhos, adoro o Billy rindo do nome de Shazam, e então Zachary Levi faz a sua estreia, porque quando Billy diz “Shazam!” e assume os poderes do mago, ele se torna um adulto, e dali pra frente temos uma deliciosa sequência de cenas divertidas… adoro como ele não sabe o que fazer, como ele vai para casa buscar a ajuda de Freddy, sem nem saber como voltar ao “normal”, o que só acontece por acidente quando a Darla acaba os descobrindo e ele conta tudo o que aconteceu, falando sobre o velho que “o fez dizer ‘Shazam!’”, e então ele volta ao normal… Freddy, naturalmente, que é um FÃ de super-heróis, fica empolgadíssimo! Seu novo melhor amigo É UM SUPER-HERÓI, AFINAL DE CONTAS! E agora ele quer testá-lo, ajudá-lo a descobrir quais são os seus poderes… ele pode voar? Ficar invisível?
Aos poucos, então, Billy vai descobrindo seus poderes como Shazam, com a ajuda de Freddy, e É UMA SEQUÊNCIA DIVERTIDÍSSIMA. Descobrimos que ele pode soltar raios pelas mãos, por exemplo, além de ter supervelocidade e superforça (dois poderes que surgem quando ele tem que ajudar uma mulher que está sendo assaltada, mas ela acaba ficando mais assustada do que realmente agradecida… embora eles ganhem 73 dólares com toda essa “brincadeira”), mas voar é algo que ele ainda não consegue fazer. Enquanto Shazam vai testando os seus novos poderes, Freddy documenta tudo e posta os vídeos na internet, o que o tornam rapidamente uma SENSAÇÃO! Minha cena favorita é a da loja de conveniência, em que eles impedem um assalto, descobrem que Billy é à prova de balas, e experimentam cerveja, apesar de acharem horrível.
No segundo dia como super-herói (?), Billy acaba deixando a fama lhe subir à cabeça e ele escapa da escola, deixando Freddy para trás, mesmo que Freddy tenha dito a todos que ele conhecia o Shazam. Então, Billy faz uma série de exibições até divertidas em troca de dinheiro, mas a tamanha irresponsabilidade de seus atos acaba colocando a vida de todas as pessoas dentro de um ônibus em perigo, e ele tem aquele momento de super-herói em que precisa salvar todas as pessoas de uma vez… e ele o faz do seu jeito, com direito a um colchão de proteção (?), e um cachorrinho que não quer sair do caminho para ajudá-lo! Mas não é um grande salvamento heroico, tendo em vista que, como Freddy bem diz, foi ele mesmo quem os colocou em perigo por causa de seu exibicionismo. Então, na verdade, é meio que uma grande decepção, e não algo louvável.
Billy, então, recebe o seu choque de realidade, quando Sivana o encontra e o ataca – ele gosta de se gabar sobre ser “praticamente invencível”, mas apenas para pessoas normais… não para alguém como Sivana, que também tem poderes similares aos dele. Então, ele apanha pela primeira vez como Shazam, e precisa se transformar novamente em um garoto para passar despercebido e escapar, até que possa pensar no que fazer. É essa sequência que dá início à sua jornada rumo a ser, de fato, um herói. Freddy acaba colocado em perigo por ter sido visto discutindo com o Shazam, e as outras crianças que moram com ele lhe contam que encontraram sua mãe, mas quando ele vai atrás dela, em uma cena forte e dolorosa, ele descobre que foi ela quem o abandonou, porque ela o encontrou de novo naquele dia no parque, mas resolveu deixá-lo…
Outras pessoas cuidariam melhor dele que ela.
Então, ele entende quem é de fato sua FAMÍLIA.
E volta por eles! Justamente a tempo de descobrir que todos eles estão correndo riscos, porque Sivana os encontrou! E BILLY NÃO TERIA CONSEGUIDO NADA SE NÃO FOSSE PELA AJUDA DE FREDDY E SEUS OUTROS IRMÃOS! Thaddeus Sivana quer tomar os poderes de Shazam para si, mas os irmãos de Billy o seguem até a Pedra da Eternidade e, ao tentar ajudar o irmão jogando coisas em Sivana, descobrem que, sem os Pecados Capitais em seu corpo, Thaddeus é tão mortal quanto qualquer outro… a MELHOR CENA, para mim, é quando Billy se lembra das palavras do Mago Shazam e percebe que ele também pode compartilhar seu poder, e então pede que os irmãos toquem o cajado e digam seu nome (COMO EU AMEI quando eles gritam “Billy!”, ao invés de “Shazam!”), e então todos recebem os poderes do Shazam, e se tornam uma equipe MARAVILHOSA!
EU QUERO MUITAS SEQUÊNCIAS COM ELES!
AAAAAAAHHHH!
Tudo bem, pausa: eu fui o único que pensei em “Power Rangers”? É que eu não consigo evitar quando vejo um grupo de pessoas, com uniformes nos mesmos moldes, mas de cores diferentes… A SEQUÊNCIA É MARAVILHOSA, faz com que todos os irmãos cresçam (e, cara, são uns atores BONITOS PRA C*RALHO QUE ESCOLHERAM, NÃO?!), e então todos lutam ao lado de Billy contra Thaddeus Sivana, num clímax excepcional que traz a luta dos heróis contra os Pecados em um parque de diversões. Eu gostaria muito de ter explorado mais das versões “crescidas” das crianças (tipo o Freddy!), mas acredito que isso é algo que pode ser explorado em sequências… o legal é que cada uma das crianças se especializou em um dos poderes; Freddy voa, por exemplo, enquanto Darla tem supervelocidade. E eu acho que as sequências podem ser ótimas com 6 pessoas usando os poderes de “Shazam”.
O final do filme, então, é maravilhoso! Billy enfrenta Sivana sozinho enquanto os outros Shazams enfrentam os outros Pecados, e eu gosto de como ele tira a “Inveja” de dentro dele, deixando-o vulnerável como qualquer humano. Ao fim da batalha, a Família Shazam é aplaudida por todos que foram salvos por eles, e Billy finalmente descobre e reconhece que aquela é sua família de verdade agora… O QUE É MUITO BONITO! Assim, tudo está pronto para uma sequência: os Pecados presos de volta na caverna, a Pedra da Eternidade escolhida como “esconderijo secreto” deles, e aquela MARAVILHOSA E DIVERTIDA CENA em que Shazam aparece para almoçar com Freddy na escola, trazendo, com ele, O PRÓPRIO SUPERMAN! Uma cena e tanto… poderia ter sido uma cena pós-créditos, mas as cenas pós-créditos também são FENOMENAIS. Uma delas institui o tema da sequência; a outra, apenas zoa o Aquaman!
QUE FILME INCRÍVEL! LEVE, DIVERTIDO, MEMORÁVEL. EU AMEI!
Já estou louco por mais…


Para reviews de outros FILMES, clique aqui.


Comentários