Sítio do Picapau Amarelo – Segunda Temporada (2002)



Com um quê de “Harry Potter”!
INICIANDO UMA NOVA ERA PARA O “SÍTIO DO PICAPAU AMARELO”. Quando retornou à televisão em 2001, os roteiristas do programa fizeram uma escolha diferente da feita entre 1977 e 1986. Na primeira versão da Rede Globo, histórias baseadas na obra de Monteiro Lobato e “aventuras inéditas” eram mescladas de modo que mais temporadas além da primeira também contavam com as mais clássicas aventuras do pessoal do Sítio“A Chave do Tamanho”, por exemplo, que é meu livro favorito, só foi adaptado em 1981, na quinta temporada. Em 2001 e início de 2002, a grande maioria dos livros de Monteiro Lobato foram adaptados em histórias de 5 capítulos (com algumas poucas exceções, como “A Reforma da Natureza” e “Os XII Trabalhos de Hércules”) e, assim, quando a segunda temporada estreia, é inteiramente com histórias originais.
A segunda temporada do “Sítio do Picapau Amarelo” consiste dos últimos meses de 2002, seguindo a exibição de “Memórias do Picapau Amarelo”, uma retrospectiva dos “melhores momentos” da primeira temporada do programa. Entre 02 de Setembro e 26 de Dezembro de 2002, 84 capítulos foram exibidos, dois quais 43 (!) contavam histórias de bruxas… se pararmos para pensar, no final de 2001 o mundo viu a adaptação de “Harry Potter e a Pedra Filosofal”, com “A Câmara Secreta” para ser lançada no fim de 2002, e o estrondoso sucesso deve ter influenciado os produtores do “Sítio” a fazerem histórias com essa temática – é possível notarmos algumas “inspirações” em “Harry Potter” enquanto assistimos. Assim, toda a trama de BRUXAS forma metade da segunda temporada do programa, em três histórias de aproximadamente três semanas cada.
Na primeira delas, “O Menino Bruxo”, conhecemos um garoto que vem de uma Escola de Bruxaria e se torna amigo do pessoal do Sítio; as próximas duas histórias, “A Convenção das Bruxas” e “Bruxa Mãe… Bruxa Filha”, embora razoavelmente independentes, apresentam uma sequência dos acontecimentos anteriores. Depois das três histórias de bruxas, a segunda temporada do “Sítio” conta outras histórias, sendo elas “O Mapa do Tesouro”, “O Cangaceiro Lobisomem” e “A Pedra Mágica de Tupã”. Além de não serem baseadas diretamente na obra de Monteiro Lobato, a temporada não apresentou outras rupturas com o primeiro ano do programa – mantém-se os mesmos atores, mesmos cenários e mesmo estilo de figurinos… a única diferença é a chegada de novos personagens, como o Pesadelo, novo ajudante da Cuca, e o Zé Carijó…
Uma coisa a se destacar nessa segunda temporada é a participação de Henrique Ramiro, interpretando o “Peninha”, o tal menino bruxo que chega ao Sítio para defendê-lo do perverso Conde Xis Parmesan. O garoto, que faz parte de mais de 40 capítulos da temporada, se torna quase um personagem fixo do programa, e o ator retornaria anos mais tarde, com um novo personagem, como o “João da Luz”, protagonista da temporada de 2005, “O Preço do Verdadeiro Amor”, ao lado de Cléo. Outras participações especiais da temporada incluíram Antonio Calloni, como o Conde Xis Parmesan, Elizabeth Savalla, como Morgana, Zezé Polessa, como a Aranha-Secretária, Humberto Martins como Long John Silver e Antônio Pedro, como o Barba Ruiva… como sempre, o programa trazendo grandes nomes da teledramaturgia brasileira ao lado do elenco do “Sítio” que já conhecemos.
É uma ótima temporada, e a última antes das grandes mudanças começarem…
Vamos relembrá-la? Pegue seu pó de pirlimpimpim e venha conosco!

Para mais postagens sobre o Sítio do Picapau Amarelo, clique aqui.
Ou visite nossa página: Cantinho de Luz


Comentários

  1. Acho incrível como Henrique Ramiro fez três personagens diferentes no universo do Sítio, Peninha o Menino Bruxo, Pesadelo em forma humana e João da Luz e soube diferenciar bem entre os 3. Um não lembra nada o outro. O João da Luz sendo meu favorito é claro. E a temporada de 2005 minha favorita também. Sempre achei ele ótimo e a química dele com a turma do Sítio é sempre maravilhosa de assistir.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também acho que ele se sai muito bem em todos os personagens que fez no Sítio! João da Luz é memorável (a temporada toda).

      Excluir

Postar um comentário