Star Trek



Star Trek e Star Wars são séries que comumente brigam entre si. Não, na verdade as séries em si não se desentendem (obviamente), mas os fãs ingressam em batalhas fortes, repletas de argumentos, para defender uma ou outra. E eu estou ali, no meio termo. Acho que ambas as séries têm seu valor, cada uma em seu estilo (embora as duas sejam ambientadas no espaço) e tem suas qualidades…
Star Wars é rápido, repleto de histórias ágeis, bem amarradas, complexas – e são grandes produções, os filmes são grandiosos, os efeitos também. Já Star Trek, tendo começado muito tempo antes, contou com alguns efeitos precários, mais história do que ação – mas a razão e a ciência nunca deixaram de estar presentes. E o cânon de Star Trek é muito mais vasto, com cinco séries televisivas, mais 11 filmes, uma série animada e planos para o futuro…
Uma das maiores diferenças entre Star Trek e Star Wars é a ciência x fé – nossa me senti super Lost nesse momento, em uma das discussões Jack x Locke. Jack seria de Star Trek, onde a ciência e a razão estão mais presentes – ainda mais na figura de Spock, Star Trek se utiliza bastante de conceitos científicos (como as viagens em velocidade de dobra) e cria histórias que seriam, ao menos teoricamente, possíveis – o que resulta em conversas super nerds; e Locke seria de Star Wars, onde a ciência, presente em uma escala muito menor, se mistura à Força, principal elemento dessa saga… portanto, a ciência não é mais tanto o foco.
Mas nesse post vamos ficar com Star Trek… uma das coisas que mais me chama a atenção é essa vastidão de episódios, histórias e personagens… Star Trek já teve várias Enterprises, já teve vários capitães, e é muito difícil de você ter assistido a todos os episódios e filmes… portanto, sempre tem algo novo a ser visto. Mas eu tenho uma queda pela The Original Series… aqueles uniformes azuis, amarelos e vermelhos, Capitão Kirk, Mister Sulu, Spock, Uhura, Bones… aquela é a visão mais clássica de Star Trek que eu posso imaginar!
E é uma das mais influentes no mundo geek, diga-se de passagem. Spock que o diga, famoso em todo o mundo, e tendo seu cumprimento de Vulcano sendo utilizado por todo lado no mundo nerd. Já vi isso em A Máquina do Tempo, Heroes, The Big Bang Theory e uma infinidade de outros lugares que não me recordo no momento… mas uma coisa que eu tenho a dizer a todos: VIDA LONGA E PRÓSPERA! Se você é um nerd de verdade, já usou essa frase (e o símbolo) várias vezes, mesmo quando falando com pessoas que não fazem idéia do que você está dizendo. E sempre quis ser um Vulcano…
Admiro Spock. Admiro Spock e com isso admiro Leonard Nimoy… meio que compartilho esse sentimento com Sheldon… não tenho tanta raiva assim de Zachary Quinto, que foi o novo Spock em 2009, mas nada como Nimoy… mas mais do que o ator, admiro o personagem, sua razão, sua lógica… o personagem (teoricamente) age totalmente comandado pelo cérebro, sem emoções ou interferências sentimentais, e isso confere a ele um quê científico que quase o assimila a um robô…
Maravilhoso vê-lo jogar xadrez! Não me lembro exatamente qual foi o episódio, mas acho que foi algum da primeira temporada, lá de 1966, e foi maravilhoso vê-lo jogando… mas Spock já apresentou, em diversos momentos, resquícios de humanidade dentro dele (devido à sua ascendência), e não podemos negar que ele tem um quê de humano… o filme de 2009 explorou isso à exaustão. Mas a própria amizade dele com Kirk já é um fator que não deixa essa observação passar em branco… os dois se gostam – e como eu gosto tanto dessas histórias de amizade, os dois são ícones nisso.
E Spock é íntegro… oh, como Spock é íntegro! O Capitão Kirk chega a comentar isso no episódio 2x10 – Mirror, Mirror, em que Bones, Scott, Kirk e Uhura vão parar em um universo paralelo em que a Enterprise trabalha para um bárbaro Império, e não para a Federação… num lugar onde todas as personalidades estão mudadas, mesmo a de Spock, ele apresenta traços de integridade inquestionáveis, e tem uma participação ativa no momento de resolver as coisas e mandá-los de volta ao universo normal…
Star Trek é Star Trek e é uma das minhas produções favoritas de todos os tempos. Mesmo com seus efeitos precários (nos anos 1960 os planetas e batalhas espaciais não eram tão grandiosas) e suas cenas de ação realmente falsas, Star Trek se baseia na história. É por isso que grande parte dos acontecimentos não são repletos de ação, mas sim de diálogos muito bem escritos, tramas bem formuladas e pontos amarrados com maestria, para que mesmo sem naves explodindo, ou lutas corpo a corpo, o telespectador continue vidrado, amando as histórias…
Star Trek consegue isso… ótimas séries, ótimos filmes, e está entrando em uma nova fase no momento… em 2009 um novo filme (muitas vezes considerado um reboot, por essas transformações no cânon original devido à viagem no tempo) foi lançado, e para o ano que vem a sequência deve chegar, mas não deve ser o último. O produtor Bryan Fuller reacendeu as esperanças de uma nova série para TV de Star Trek após o filme de 2013, em parceria com JJ Abrams… bem, isso me deixaria muito contente, e eu certamente assistiria! E você?

Comentários

  1. Posso fazer uma confissão (por favor não zangue comigo): eu NUNCA assisti nada de Star Trek
    Sério, não é nem porque eu não gosto, eu meio que nunca dei tanta atenção. Sei lá, tipo, eu ainda tenho vontade de assistir e tal, mas não sei, rsrsrs.
    Deu pra entender??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sério?!?!
      Abismado... =/
      Entendi o que você quis dizer, procura algo, começa pelo filme de 2009, porque para iniciantes pode chamar mais a atenção :D mas depois busque as produções antigas... é muito inteligente, e bem interessante... Spock é um máximo! :P

      Excluir
  2. ASSISTI QUANDO CRIANÇA E NUNCA MAIS ESQUECI.

    ResponderExcluir

Postar um comentário