Is Lucas Beineke a nerd? – The Addams Family



Fiquei pensando nisso durante a preparação desse Mês Temático. Precisava comentar sobre nerds na Broadway, e pensei seriamente em trazer um texto sobre o Elder Cunningham… e ele é um nerd… utilizar Star Wars, Senhor dos Anéis e assim por diante para explicar o livro de Mórmon em The Book of Mormon é algo bem nerd… e eu gosto tanto dele! Mas estou muito no clima The Addams Family e quis comentar sobre o Lucas…
Nem tudo é uma desculpa para falar dele.
Nem tudo.
Ele pode ser considerado um nerd, e apresenta algumas características disso. Bom moço, de boa família, educado… não é isso que o classifica como um nerd. A falta de jeito com as mulheres também não, afinal sua relação com Wandinha é que move todo o musical A Família Addams e é realmente muito bonito… e mais caloroso na primeira versão, de Chicago, mas enfim. Crazier Than You mostra que ele tem jeito sim.
Mas também é justamente Crazier Than You que exemplifica o lado nerd de Lucas…

I’m not impulsive (and yet I truly love you)
I’m not deranged (I’d never ask that of you)
But in this moment I feel I’ve changed.

A falta de impulsividade, esse “não agir sem pensar”. Lucas é extremamente racional, e desenvolve isso ao longo do musical. Um garoto inteligente, apaixonado, mas com certo receio da surpresa, da loucura. Uma de suas melhores falas são: “Eu posso ser impulsivo. Só tenho que pensar um pouquinho sobre isso antes”. Eu gosto bastante de Lucas, especialmente desse momento em que ele anuncia ter mudado… não tem nada mais gratificante do que ouvi-lo revidar em Wandinha dizendo “Sou mais louco que você, maluco igual você”.
Uma pena que a versão original de Chicago tenha sido mudada… era muito melhor vê-lo tomar iniciativa na música, e ainda mais ouvir a épica fala de Wandinha: “Oh my God, you’re crazier than I am”, que infelizmente não foi utilizada em nenhuma outra versão do musical… e posso dizer que as roupas de Lucas são as roupas de um nerd contemporâneo? Sem contar que eu sou apaixonado por seu figurino, por mais estranho que isso possa parecer… na verdade, apaixonado por seu figurino na versão da tour (igual à versão brasileira), porque aquele moletom por cima da gravata, e ainda uma jaqueta… ficou realmente muito bom!
Para quem não conhece o musical da Família Addams, Lucas é o namorado de Wandinha, um garoto comum e educado, que leva os pais para um jantar na casa dos Addams… e é claro que nada disso poderia dar certo, quando todos tentam parecer o mais normal possível. Quando, durante o Full Disclosure, o casamento é revelado então… não que ele tenha muita participação nessa decisão, que é justamente toda a discussão que leva à briga que culmina com Crazier Than You
Lucas Beineke foi interpretado por alguns atores, dentre eles os mais notáveis: Wesley Taylor – que foi quem deu vida ao personagem pela primeira vez; é a imagem clássica de Lucas, sempre impecável (e agora o ator está em Smash!); Jesse Swenson – que foi o último a encenar o personagem na Broadway, tinha um ritmo um pouco mais acelerado e animado que o de Wesley, do qual eu gosto bastante; Brian Justin Crum (foto ao lado) – o primeiro Lucas da tour, fase na qual a peça passou por algumas modificações; foi ele quem encarou esse novo Lucas, com o novo figurino e essa parte mais intensa em Crazier Than You; e por fim, Beto Sargentelli – o intérprete do personagem Lucas na versão brasileira do musical, que fez um ótimo trabalho; admiro demais a voz do ator… é incrível ouvi-lo cantando, ele tem uma voz forte que combina demais com as músicas. Assista o vídeo de Só Dessa Vez e veja como é surpreendente ouvi-lo cantar pela primeira vez, com a voz bastante diferente da utilizada na fala.
Um grande personagem, e uma das partes principais de um grande musical, A Família Addams. Deixo a recomendação a todos. O musical já saiu de cartaz da Broadway, mas ainda está em tour nos Estados Unidos… e existe vários vídeos na internet. A versão brasileira (com uma quantidade de vídeos um pouco mais escassa – ainda encontra Mais Louco que Você) ainda está em cartaz em São Paulo – SP no Teatro Abril… quem tiver a oportunidade, vale a pena! Até mais…

Comentários

  1. Obrigado pela lembrança e carinho querido! Muito legal o post! Fico lisonjeado! Um Abraço,
    Beto Sargentelli

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado você, pelo comentário :D
      E parabéns pelo trabalho, realmente surpreendente!
      Ótima atuação, ótima voz... incrível! Abraço (:

      Excluir

Postar um comentário