The Avengers – Os Vingadores



Boa sorte Jefferson em escrever todo esse texto… o filme é tão bom, tão perfeito, que eu ainda estou de boca aberta e dificuldade para raciocinar. Certamente esse foi o evento de uma geração… muita coisa pode ter sido um ensaio para isso, mas Os Vingadores conseguiu. Reunindo vários heróis da Marvel em um único filme (na adaptação de uma das HQs mais fantásticas do mundo!), o longa consegue cumprir o que promete.
Com tanta gente boa junta, e tanto herói para ter seu momento, confesso que tive um pouco de receio. Mas todos têm seu espaço, e a divisão é tão perfeita que não cansamos de nenhum ao mesmo tempo que não sentimos muita falta de nenhum deles também. Temos todos por tempo suficiente e o destaque merecido… o filme é maravilhoso, reúne todo nosso imaginário em cenas espetaculares. Ver, por exemplo, no final, enquanto as lutas se desenvolvem, cada um fazendo sua parte… como não vibrar?
Uma coisa que me chama muito a atenção nos heróis da Marvel é a veracidade dos acontecimentos. Tudo se envolve com o governo e operações secretas; muita tecnologia, inteligência… muito cérebro movimenta essas histórias. E todos os heróis (com exceção de Thor) são perfeitamente humanos… alguns que passaram por experimentos (Capitão América) ou exposições (Hulk), e isso confere uma qualidade ao filme: eles são, ou já foram, exatamente como nós. O que nos aproxima dos protagonistas, quando pensamos: “Podia ser eu!”.
Na história, o deus nórdico Loki consegue vir para a Terra através de um portal ativado pelo Tesseract, e acaba roubando-o e controlando a mente de algumas pessoas na S.H.I.E.L.D. Assim, para recuperar o Tesseract, Fury resolve reativar a Iniciativa Vingadores, que consiste em reunir pessoas extraordinárias para trabalharem em equipe por uma missão, contra um inimigo comum. Quando Thor chega para fazer sua parte, sentimentos acabam envolvidos... (piada da adoção: genial!)
E as pessoas envolvidas são: Viúva Negra, incrivelmente interpretada por Scarlett Johansson (embora tenha seu maior destaque em sua primeira cena); Capitão América, sempre ótimo com Chris Evans – teve uma posição de destaque no filme, assumindo o controle em vários momentos; Homem de Ferro, com o humor ácido de Robert Downey Jr. sempre maravilhoso; Thor, interpretado por Chris Hemsworth – responsável por algumas das melhores cenas de ação e piadas incríveis; Hulk, e eu devo dizer que eu amei a interpretação de Mark Ruffalo, uma das melhores atuações de todo o longa, sempre impecável; e o Gavião Arqueiro, que me surpreendeu sendo aliado de Loki por tanto tempo...
O filme te prende, a todo o momento. Não tem preço ver todos esses heróis reunidos. As características específicas de cada um estão presentes, o universo em qual conhecemos cada um deles também. Mas juntos eles funcionam perfeitamente. E é épico ver cada uma das cenas que envolve mais do que um deles. Inicialmente, Thor nos proporcionou uma cena de luta incrível com o Homem de Ferro (e o Capitão América foi ótimo intervindo); e o que foi ver o Gavião Arqueiro em suas cenas finais?
Capitão América! Ele ganhou tanto destaque, e era sempre tão bom ver suas cenas... ele assumiu o cargo de meu herói preferido entre todos esses que participaram de Os Vingadores. E acho que ele também é um dos mais humanos dali. Hulk! Nossa, suas cenas foram todas fantásticas. Como Dr. Banner eram ótimas, as piadas sobre “o outro cara” eram geniais, e suas transformações eram um máximo (especialmente a última)... e me fez rir muito (como quando detona Loki, e como dá aquele soco em Thor).
E Stark! Robert Downey Jr. é simplesmente perfeito para esse papel... com seu humor sarcástico nos faz rir a todo o tempo, sem parecer forçado. As piadas são naturais, os comentários são espontâneos, tudo muito divertido. Como vê-lo provocando o Dr. Banner esperando a transformação em Hulk? O cinema explodiu em gargalhadas inúmeras vezes com ele... as piadas, não só dele, estão tão profundamente envolvidas com a história que fazem parte dela, e soam realmente como parte daquilo; e o filme está repleta delas! E claro, sempre competitivo… suas “brigas” com o Capitão América eram o máximo… bem como com Thor, com Hulk… simplesmente genial!
Dois momentos de pura apreciação, que elevaram meu espírito, maior exultação de todo o longa – os dois momentos com close nos seis como uma equipe (uma no início do clímax, no chão, preparando-se para a luta contra os invasores; e a outra no momento em que Loki acorda e todos o encaram – com Gavião Arqueiro armado para atirar); só eu que tive muita vontade de aplaudir ao término de quase toda cena? O sorriso do rapaz ia de orelha a orelha… e quanto aos aplausos, realmente tive que controlar o impulso, porque as mãos chegaram a se juntar…
O filme é simplesmente fantástico. E imperdível! Como eu comentei no início da postagem, é o evento de uma geração! As piadas estão ótimas, a ação impecável, a história fabulosa! E o que são os efeitos? Você vibra com os heróis em ação, as cenas enchem os olhos, e te fazem voltar pra casa sentindo-se renovado, uma criança sonhadora novamente! O filme pode facilmente ser descrito como “perfeito” e pronto... não deixem de conferir, quantas vezes for possível, vale muito a pena! Até mais!


Comentários

  1. Cara, eu já assisti DUAS VEZES ao filme, de tanto que eu gostei!
    Achei o melhor filme de super-heróis que já assisti em toda a minha vida!!
    Genial, cada cena, cada fala, cada riso arrancado, tupo perfeito!
    Os personagens coexistiram em perfeita harmonia, sem um roubar a cena um do outro, fiquei sem um herói preferido.
    Só de ansiedade, uma semana antes de ir ao cinema eu assisti a todos os filmes anteriores, memorizando cada detalhe importante que me servisse de pista para Os Vingadores.
    Valeu a pena demais da conta!! Fantástico. A ação, as piadas, cenas de encherem os olho.
    O final foi o melhor de tudo, cenas impagáveis!
    Um ótimo filme, perfeito!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente, acho que o melhor filme de super-herói já feito! E concordo com a coexistência deles: como eu disse, tive medo ao colocarem tanta gente boa junta, mas deu muito certo, e todos tiveram seu merecido destaque (:
      Exatamente... um ótimo filme, cenas impagáveis! Perfeito! :P

      Excluir
  2. Tudo na medida certa! E olha que até o Capitão América (na minha opinião, um dos heróis mais chatos até mesmo em seu próprio filme) conseguiu me conquistar, confesso que adorei vê-lo "liderando" a equipe no final, esse momento me lembrou muito QUEM É o Capitão: militar, estrategista, líder. Um dos personagens mais bem construídos, devo admitir, afinal, ele não é dessa época e é um soldado, o modo como ele reage a certas situações não poderia ser outro. Não preciso nem comentar do meu favoritíssimo Hulk e do Homem de Ferro, perfeitos, perfeitos... embora eu tenha estranhado ver a cara daquele Dr. Banner no início do filme, mas tudo ficou bem a partir do momento da primeira transformação e melhorou ainda mais com a chegada do Dr. numa motinha enquanto o mundo estava acabando ao seu redor ("As coisas estão meio feias por aqui né?"), sensacional. E o que foi aquele Thor? Adorei ver ele em ação novamente e trabalhar com todos aqueles heróis unidos só aumentou seu brilho... A Viúva esteve perfeita também, assim como o Gavião que, aliás, me surpreendeu, confesso que não esperava muito dele quando vi que Loki o estava manipulando, mas no final... MEU HERÓI! haha, foi o que eu pensei ao ver ele sobre os prédios (destaque pra cena em que ele quase satisfaz seu desejo de furar um olho do Loki). E finalmente, como não citar Loki? Acho ele cativante, que personagem interessante, apesar de que minha admiração por ele foi desaparecendo com o decorrer do filme (ele se mostrou muito mais arrogante e muito menos inteligente em várias cenas), é um bom vilão e, pra mim, sua grande cena foi o diálogo com a Viúva, embora a frase que mais me marcou foi quando ele "marcou" o Gavião, "Você tem um coração" (ou algo do tipo, me corrija se eu estiver errada Jefferson). Do mais, se todos são bons em seus filmes individuais, unidos, são muito mais que um espetáculo. E só pra complementar, dose certa de humor, ver Hulk dando uma surra no Loki no final foi demais! O melhor finish já dado em um vilão da história! Perfeito! Enfim, acho que é isso... porque se eu continuar comentando tudo que eu lembro, vai dar um texto maior que o seu Jefferson, haha.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso se já não foi, né?
      Não tenho mais o que comentar depois disso, ótimas impressões (y) E eu gostei do Dr. Banner, desde o comecinho, ele foi um dos meus preferidos logo de cara, não sei bem porquê =/ mas achei o Thor meio apagadinho, não achou não? Sei lá...

      Excluir
  3. Achei que o Thor teve o destaque que merecia, acho que ninguém conseguiu ficar apagadinho na verdade. E sobre o Hulk, eu estranhei ver um Dr. Banner que, aparentemente, não parecia estar a vontade, mas no final das contas, ele acabou dando um show :DD

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, sei lá, não vi muito o Thor, mas também não fez falta... apesar do filme solo dele ter sido fantástico! E o Hulk é o Hulk... :P

      Excluir

Postar um comentário