Hermione – A “irritante sabe-tudo”



-Você tem certeza de que esse feitiço está certo? – perguntou a menina. – Bem, não é muito bom, né? Experimentei uns feitiços simples só para praticar e deram certo. Ninguém na minha família é bruxo, foi uma surpresa enorme quando recebi a carta, mas fiquei tão contente, é claro, quero dizer, é a melhor escola de bruxaria que existe, me disseram. Já sei de cor todos os livros que nos mandaram comprar, é claro, só espero que seja suficiente; aliás, sou Hermione Granger, e vocês quem são?
Harry Potter e a Pedra Filosofal (JK Rowling)
Capítulo 6 – O embarque na plataforma nove e meia (p. 94)

Como bem dizia Sirius (embora eu não goste dele): “Das bruxas da sua idade, você certamente é a mais inteligente que eu já conheci”. Hermione Granger, muito conhecida como Mione, ou ainda mais comumente como “Irritante sabe-tudo”, é a melhor amiga de Harry e Rony; filha de pais trouxas (ambos dentistas), recebeu sua carta para Hogwarts aos 11 anos (como o convencional), e se tornou uma das bruxas mais célebres de sua geração…
Se não fosse por seu intelecto avançado, como Rony e Harry poderiam ter passado por tudo? “Não sobreviveríamos dois dias sem ela”. Todos sabem disso… nem sempre a personagem foi querida, começou a série apenas como uma nerdizinha chata de quem ninguém gostava… sem amigos, respondia continuamente a toda e qualquer pergunta dos professores, e tinha uma obsessão por corrigir os colegas… Rony que o diga, tentando fazer o feitiço de levitação…

Rony, na mesa ao lado, não estava tendo muita sorte.
-Vingardium leviosa! – ordenou, sacudindo os braços compridos como pás de moinho.
-Você está dizendo o feitiço errado – Harry ouviu Hermione corrigir aborrecida. – É ving-gar-dium levi-o-sa, o “gar” é bem pronunciado e longo.
-Diz você então, que é tão sabichona – retrucou Rony.
Hermione enrolou as mangas das vestes, bateu a varinha e disse:
-Vingardium leviosa!
A pena se ergueu da mesa e pairou a mais de um metro acima da cabeça deles.
Harry Potter e a Pedra Filosofal (JK Rowling)
Capítulo 10 – O Dia das Bruxas (p. 150)

Mas tem coisas que não se pode fazer sem que acabem se tornando amigos… e derrotar um trasgo montanhês adulto é uma delas. A amizade desse trio é uma das mais bonitas da ficção. JK Rowling pode não ser a mais perita em romances (embora a história de Rony e Hermione tenha nos feito suspirar em alguns momentos), mas certamente entende muito bem o amor da amizade e o poder dela… os livros continuamente passam essa mensagem, enquanto Hermione sempre passa a mensagem de poder – é uma personagem forte, decidida, que consegue o que deseja…
Não confunda Hermione com Emma Watson… Emma é linda, em muitos momentos foi uma ótima atriz, teve grandes cenas em Relíquias da Morte, Parte 1, mas ela não exatamente minha Hermione. Afinal minha Hermione tem o cabelo desgrenhado, tem os dentões, não é uma menina bonita… e eu queria que ela fosse assim, porque a surpresa da chegada no baile em Cálice de Fogo caiu totalmente por terra no filme… e era preciso que Rony se desse conta dessa transformação tão magnífica.
Enfim, estamos em Hermione e vamos continuar nela… vocês conseguem pensar em algo mais nerd do que se preocupar mais com ser expulsa da escola do que com ser morto? Você consegue pensar em algo mais nerd do que usar um vira-tempo para assistir à todas as aulas disponíveis ao longo do ano? E principalmente, você imagina algo mais nerd do que ter a Minerva com uma nota “baixa” como seu bicho-papão… pois é, Hermione é uma nerd, sem dúvida alguma…
Agora eu me pergunto porque ela não foi parar na Corvinal… e a maior e mais clara explicação está no fato de Rowling querer alguém inteligente para acompanhar Rony e Harry, que estavam na Grifinória… mas é claro que o que mais define os três, além de suas escolhas, é esse apreço pela amizade, característica essencial para grifinórios. Até porque se o pré-requisito fosse apenas a coragem, Rony não teria lá muitas chances não…
Fala sério se agora não bateu aquela vontadezinha de reler Harry Potter? Eu já estou com ela crescendo dentro de mim desde o começo do ano, e muitos textos estão sendo escritos sobre isso tudo, mas estou meio sem tempo de reler os livros… mas como seria bom rever o encontro do trio, a evolução da amizade, a transformação de Hermione, os sofrimentos finais… à todos que tiverem a oportunidade fica a dica: que tal ler Harry Potter mais uma vez? Com certeza vale a pena! Até mais…


Curta nossa Página no Facebook: Parada Temporal

Comentários

  1. Essa postagem me lembrou uma que você fez há tempos atrás de como imaginávamos o Harry Potter dos livros. Realmente, a Hermione que eu imaginava não era assim tãão bonita quanto a Emma (aquela parte do baile de inverno em O Cálice de Fogo me deprimiu um pouco, não foi a mesma emoção do livro, fora as mudanças ¬¬ ocorridas no filme todo né) .
    Como sabe-tudo, às vezes ela me irritava (bem, era essa a impressão que a autora queria passar nos primeiros livros), mas ao mesmo tempo ela é cativante, uma menina como qualquer outra, uma amiga e tanto, é uma personagem muito bem bolada e de quem gosto muito.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hermione é uma das mais queridas pelo público em geral, não? Principalmente nos livros, onde a personalidade dela é mais profunda, a conhecemos melhor, e ela parece extremamente real... gosto demais dela, e fiquei muito contente por você ter citado essa outra postagem minha :D thanks
      Quanto à Cálice de Fogo, acho que já comentei... meu livro favorito, mas com um filme decepcionante... tanta coisa mudada, infelizmente =/

      Excluir
  2. Oi! Hermione, com toda e mais absoluta certeza é essencial para o desenvolvimento das aventuras nessa estória. Gosto muito dela.
    PS: Desculpe, mas não entendi sua decepção com a cena do baile de inverno em o Cálice de Fogo.
    Ruama.
    http://esquiloscorderosa-ruama.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O baile em si teve suas diferenças... mas me decepcionei principalmente por não ser aquela coisa chocante, aquele grande momento de transformação na vida de Hermione... não teve nada disso, já no livro é um acontecimento e tanto, um grande divisor de águas da série como um todo! Só achei decepcionante por isso... Emma é ótima, mas não a MINHA Hermione =x

      Excluir

Postar um comentário