A Máquina do Tempo



Viagens no Tempo. Olha aí uma coisa que fascinou a humanidade desde muito tempo. A viagem no tempo é um assunto tão abrangente que, nerd ou não, a maioria das pessoas já pegou se imaginando ou sonhando com isso… visitar aquela época favorita do passado, que você não conheceu. Ou aquele momento maravilhoso que você quer reviver. Ou ver como será o seu futuro, ou da humanidade…
Para exemplificar o tema de viagens no tempo, já tendo comentado repetidamente sobre filmes como De Volta Para o Futuro, resolvi optar pelo clássico A Máquina do Tempo, de 2002, vagamente baseado no livro homônimo de H.G. Wells, que até é mencionado ao longo do filme. Digo vagamente porque outras versões como a de 1960 e 1978 foram mais próximas ao livro, e esse contou com várias mudanças no roteiro. Não sei me aprofundar nisso, visto que não li o livro.
Mas lerei. Lerei.
Tratando A Máquina do Tempo como filme, é um ótimo filme. Especialmente para fãs de viagem no tempo. Começa com o romance de Alex, o físico protagonista do filme, e como a perda de sua amada o leva a construir uma máquina do tempo (não que esse "incentivo amoroso" seja necessário no original escrito por Wells). Após descobrir, de maneira chocante e dolorida (ceninha que marcou minha infância e adolescência, diga-se de passagem), que não pode mudar o passado, ele parte para o futuro em busca de respostas.
A máquina do tempo não é explicada cientificamente, não espere por isso. Embora vejamos Alex realizando algumas contas. Se alguém já parou para analisar suas anotações nos zilhões de quadros, parabéns. Não sou lá tão bom em física. Mas possui um conceito belíssimo. A viagem em si, a jornada, muito mais do que o destino, é linda. Ver as coisas mudando ao redor de Alex, seja em seu escritório, seja nas ruas ao redor, seja na natureza do planeta inteiro… as sequências são lindas, enchem nossos olhos. E vemos essa transformação proporcionada pelo tempo.
O filme é dividido em alguns momentos. Começamos com aquela introdução de Emma, que nos explica a razão da criação da máquina do tempo, e a viagem para o futuro. No segundo momento conhecemos um futuro próximo, com 2030 e 2037 – o primeiro bastante evoluído, bonito, estilo ficção científica de melhor qualidade; o segundo pré-apocalíptico, com a lua se despedaçando e caindo sobre a Terra… história importante que será reutilizada mais tarde no longa.
No último momento, Alex vai tão longe que encontra um novo tipo de vida – o planeta se reconstruiu, tudo começou novamente, a língua falada é outra. Em 802.701, Morlocks são os principais vilãos, uma espécie que evoluiu da espécie humana, e a usa como alimento; aprendendo a viver nesse novo universo, totalmente diferente, Alex precisa ajudar seus semelhantes em um tempo tão distante do seu…
O filme apresenta cenas de ação muito inteligentes e bem-filmadas, uma história coerente, divertida em alguns momentos, e que te faz pensar bastante. Traz alguns conceitos de viagens no tempo, além de uma visão clássica de uma máquina do tempo. Encanta a qualquer fã de ficção científica, e realmente vale a pena, quantas vezes você já tiver visto… para quem ainda não conhece, fica a recomendação! Até mais…

Comentários

  1. Oi Oi, passando mesmo só para dizer que: aluguei o filme HAIR, RENT E FOOTLOOSE rsrsrs
    HAIR, adorei, mas prefiro a nossa peça ;)
    RENT, estou na metade, interessante, mas não sei, vou esperar até o final hahaha e o Footloose ainda não vi, assistirei hoje!!! :)

    Não conheço esse filme..parece ser muito bom!!!!

    beijãozão *

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ótimas escolhas (:
      na verdade o filme de HAIR é ruim, eu acho... foge demais do original, a mensagem nem é a mesma =/
      RENT é uma das melhores coisas que o mundo já viu! Procure minhas postagens sobre Rent aqui no blog, que tem várias, eu AMO ESSE FILME E ESSA PEÇA!
      FOOTLOOSE é um máximo, tanto o original da década de 1980 quanto a refilmagem de 2011... mas original é sempre original... enfim, Footloose é perfeito! *-*
      Ótimas escolhas, comente-as depois! :D

      Excluir
    2. Heiii... é verdade, HAIR só as músicas acontecem na mesmo ritmo hahahaha porque a história muda totalmente =ppp Acho a nossa peça muito melhor :)
      RENT, vamos lá, não assisti tudo acredita?Parei na parte do protesto, com a atriz Indina Menzel rs mas não é ruim...mas não sei, depois alugo novamente e termino, tive que devolver e ainda assistir FOOTLOOSE, que eu adoreiiiiiiiiiii, assisti o antigo, com o Kevin Bacon ainda ;)

      Verdade, Original é sempre Original!
      beijãozão *

      Excluir
    3. Na verdade nem é "nossa" peça ou não, a peça original da Broadway é igual à nossa (y) os criadores originais de "Hair" assumiram publicamente que não estavam satisfeitos com o filme :P
      Essa é mais ou menos a metade de "Rent", porque na peça, depois dessa cena, tem as duas partes de "La Vie Bohème" (com uma música no meio) e acaba o primeiro ato... Acho "Rent" bem profundo, emocionante, a história é complexa e ousada e as músicas são impecáveis. ADORO RENT!
      "Footloose" é "Footloose"... sempre clássico, sempre maravilhoso! E eu odeio remakes, fui ver o remake de Footloose para criticar, e acabei gostando kkk é uma homenagem e tanto ao original, confira também! :D

      Excluir
  2. Já assisti a esse filme há muito tempo, se eu não me engano por volta de 2003 ou 04, mas não lembrava o nome.
    Realmente é muito bacana, gostaria de assistir de novo.
    Não só esse filme, mas todos os que envolvem viagem no tempo sempre me fascinaram.
    Tem mais algum outro filme que eu precise ver,rs?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também teve uma época da minha vida que eu não sabia o nome desse filme, e sempre tentava encontrá-lo...
      Vish, muitos... kkk em viagens no tempo, temos "12 Macacos", "Efeito Borboleta", "Contra o Tempo", "Blade Runner" (não é bem viagem no tempo, mas é futurístico)... conforme eu lembrar eu te aviso (y)

      Excluir
    2. Ok, mas pelo visto eu já estou beeem atrás em matéria de filmes. Esse "12 Macacos" é como? Nunca ouvi falar.

      Excluir
    3. É um futuro bem misterioso, esse é o presente do protagonista... daí ele volta ao passado para tentar salvar a humanidade, conseguir um espécime antes da contaminação para que isso possa ser consertado no futuro... é bem louco, meio sombrio, muito interessante... vale a pena (y)

      Excluir

Postar um comentário