Awake 1x13 – Turtles All the Way Down



AAAAAAAAAAAAAAAAAHHHHHHHHHHHHHHHH!
Desisti de tentar escrever esse texto deixando o lado racional falar mais alto. Não é possível depois que Awake nos apresenta um Series Finale desses! SIMPLESMENTE PERFEITO, EMOCIONANTE, DIVERTIDO, SURPREENDENTE, CHOCANTE. Chocante mesmo, porque meus olhos estavam esbugalhados, perdi a respiração algumas vezes, pausei para processar as informações…
E em alguns momentos não quis continuar o episódio, porque estava tão bom e eu só queria aproveitar aquele momento daquela revelação… e sempre que eu pensava que era o último, e que não teríamos mais Awake no futuro, eu ficava cabisbaixo… porque vocês, que assistiram a série também, me digam: foi ou não foi um evento e tanto? O episódio começou mais normal, no estilo do episódio passado (já muito bom), mas dos 20 minutos para frente surpreendeu…
E SURPREENDEU DEMAIS!
O final foi colorido, feliz, muito mais do que eu imaginei, e ainda não tenho certeza se os dois últimos minutos foram bons, mas todo o restante foi fantástico, então não vamos deixar que isso diga alguma coisa. Respostas científicas não aconteceram tanto, mas cenas marcantes foram apresentadas, e a história, como um todo, se resolveu. Foi uma louca viagem pelo cérebro transtornado de Britten…
Mais, muito mais do que antes.
Não tem como continuar esse texto sem spoilers. Até tem, mas eu não quero, preciso colocar minha opinião sobre algumas cenas e acontecimentos. Portanto, SE VOCÊ AINDA NÃO VIU O EPISÓDIO E NÃO QUER ENCONTRAR SPOILERS, É MELHOR PARAR O TEXTO POR AQUI. E CORRER ATRÁS DO ÚLTIMO EPISÓDIO. E para quem já viu o episódio, vamos lá entrar nessa viagem toda…
Harper me surpreendeu desde o início, matando Carl na realidade verde… e fiquei meio chocado com a maneira como tudo pareceu se resolver tão rapidamente (e simples) na realidade verde – mas ainda parecia que alguma coisa estava faltando, nem tudo estava perfeitamente encaixado em seus lugares… por isso, a realidade vermelha entra com o maior drama da série.
Sobre o ferimento de Britten, isso faz com que ele piore cada vez mais, começando com a febre, as tremedeiras, ele estava realmente acabado… amei a cena com Ed, o acidente provocado… e Vega esteve melhor do que nunca, vamos combinar. Amei as conversas com Michael, e não gostei muito quando ele concordou com Lee e Harper que ele precisava ser internado (mas eles foram mesmo convincentes), mas ainda assim ele se redimiu. O QUE FOI O VEGA VESTIDO DE PINGUIM?
Pausa: a cena do pingüim me lembrou muito Donnie Darko / Click.
Várias cenas foram pesadas, começando pela morte de Carl, pelos atos de Britten (como ameaçar Lee, e prendê-lo no depósito) – e a sequência toda na qual ele é jogado no chão, preso, levado para o hospital, Hannah chorando, o uniforme laranja da cadeia é dramática; a trilha contribui para um ar soturno e melancólico que me deixou bem pra baixo; mas foi aí que a melhor parte do episódio começou.
“Você tem uma visita”. Juro que meu coração parou ao ver Britten conversando com Britten (ainda mais logo depois daquela revolta e frustração toda na cadeia)… a que ponto ele chegou? Meu cérebro já estava girando, meu coração já tava disparado, eu já estava pausando para ir para o Facebook comentar… não sabia mais o que fazer! kkk Toda aquela parte do Britten verde saindo, a porta fechando e Britten vermelho sendo deixado ao lado do telefone foi bem sombria, melhor estilo filme de terror.
E o que foi a caminhada no corredor, a porta, a luz? Para começar que ao vê-lo atravessando aquela luz, tudo o que eu podia pensar era: “OMG, OMG, OMG, ele morreu! Morreu! Morreu! Morreu!”, mas antes disso, tivemos um dos momentos mais marcantes da série… Dr. Lee e Dra. Evans brigando! Pois é, quem nunca sonhou em ver isso? Amei vê-los discutindo, comentando, até que Michael os mande se calar e ambos desapareçam…
É aí que vamos para a lendária cena de Vega como pingüim, quando Britten descobre tudo sobre a morte de Carl e tem as evidências necessárias para prender Harper… disso, pulamos para o imaginado encontro com Hannah, o beijo, o incentivo para ir atrás de Harper para dar um jeito nisso tudo… e o que foi ver o Britten vermelho vendo o Britten verde dormir, e então deitar-se sobre ele para mudar de realidade? Cenas como essa não se vê todos os dias… =/ Infelizmente…
Tá, como eu disse, não estou conseguindo ser muito racional. Antes dessas maiores viagens todas, foi muito bom ver a ficha de Michael caindo de que Harper estava com Ed e Carl… a cena do “You killed Rex. You killed my boy” me chocou, me emocionou, me deixou eletrizado… e foi muito bom vê-lo tentando matar Harper com as próprias mãos… na realidade verde ele até teve a oportunidade, mas não o fazer foi o melhor, com toda aquela coisa de ela ser, anyway, investigada. Mas o confronto entre os dois foi mágico! Podia ver as faíscas, podia ver a emoção nos meus olhos…
Perto da conclusão final, Dra. Evans e Michael tiveram uma conversa interessante, na qual a teoria de que ambas as realidades fossem sonho é jogada… toda a história do sonho dentro do sonho me deixou perplexo com a complexidade, e me lembrei muito de A Origem (que por sinal, EU AMO!)… agora era buscar a terceira realidade. O mundo congelando (pobre Dra. Evans, nem terminou sua última frase), a porta se abrindo, a entrada totalmente estranha nessa terceira realidade…
Se ele entrou daquela maneira na “realidade”, sem entender, sem saber o que aconteceu, sem ter memórias… bem, ninguém vai me convencer de que Britten está mesmo em sua sã consciência, e de que tudo fora apenas um sonho… pode ter sido, mas uma mente dessa não é totalmente normal. A realidade final nos apresenta tanto Hannah quanto Rex vivos e foi bom ver a família unida mais uma vez… embora eu não esperasse exatamente esse final, tão alegre e colorido… estava mais para a morte dos dois, mas ok. Gostei sim!
FIM DOS SPOILERS. NÃO QUE VÁ TER MAIS ALGUMA COISA INTERESSANTE DAQUI PARA A FRENTE QUE VOCÊ VÁ QUERER FAZER QUESTÃO DE LER, MAS TUDO BEM.
Enfim, I was amused. Foi o melhor Season Finale dos últimos tempos, não estou conseguindo imaginar outro que tenha me deixado tão entusiasmado. Estou até agora rindo, com os olhos arregalados, pensando, pensando, pensando… e vou continuar assim. Absurdamente satisfeito, chocado, abismado. Depois disso, realmente não sei o que acontece para séries como essa serem canceladas enquanto tanta coisa ruim está no ar… vamos rever a primeira [e única] temporada de Awake? Até mais!

Comentários

  1. Foi tão lindo ;.; E essa sua piração no texto traduz tudo! Nem preciso comentar mais nada né Jefferson?! Só tenho que concordar e dizer que foi tão belo, tão perfeito... o contraste entre as realidades, as cores mudando, simplesmente não existe palavra pra definir... Lindo, lindo! E o que eu mais gostei de ver foram os labirintos na mente de Britten, foi shoooow, finalmente tivemos prazer de nos sentir de fato dentro da mente (nada sã) do nosso detetive preferido! Enfim, valeu a pena.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. "essa sua piração no texto" foi ótimo, eu ri kkk
      esse era exatamente meu sentimento: sem palavras para definir; passei o episódio todo preocupado com o texto, sabendo que não ia conseguir transmitir direito tudo o que eu senti... ao mesmo tempo em que eu queria que meu surto fosse bem reproduzido... :D dhasoidhoaidsa
      Eu amo qualquer coisa que mexa assim com a mente (nós somos mestres nisso, né, Camila? Donnie Darko, Mr. Brooks e assim por diante...) e esse episódio foi justamente nessa linha, então foi ÓTIMO! Muito bom... continuo muito triste =/

      Excluir
  2. Siiim, nem me lembre de Donnie... tão perfeito. E Awake realmente surpreendeu, foi muito legal... Já se imaginou saindo por uma porta e entrando em um universo paralelo? Agora eu não consigo parar de pensar nisso :F

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É que eu falei sobre Donnie ontem, na aula de Literatura e Cinema :D lembrei de você na hora! (:
      EU TAMBÉM QUERO ESSA PORTA! Apesar do medo de caminhar, em um corredor deserto, rumo a uma luz dhasiodhoasidha a porta me lembrou Agentes do Destino :P embora o conceito seja totalmente diferente...

      Excluir
  3. Na cena em que Lee e Evans discutem atrás de Britten, deveria ser eu e você Jefferson HDIAUDHOIHSADUAHSUD Nada mais justo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. dhsaiodhoada
      Concordo plenamente! Merecíamos...
      Ia ser épico... melhor do que o original :D kkk

      Excluir
  4. Duas opções: ou curaríamos o Britten de uma vez por todas ali mesmo, ou enloqueceríamos o pobre coitado sem chances de cura HDUHASUDOIHDSIHDSID

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha, eu acho que está mais inclinado à segunda opção, mas isso é apenas uma opinião... kkk

      Excluir
    2. E você acha que eu sumiria com um simples "SHUT UP!"? KKKKK precisa muito mais que isso dhasidohasoidhas

      Excluir
  5. Muito bom o post! Assim como vc também gostei muito! Ele voando no pescoço da Harper foi lindo! Também escrevi a respeito, caso queira conferir: http://nemmente.blogspot.com.br/2012/05/awake-series-finale.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Foi um episódio fantástico (: uma pena que a série tenha terminado =/ mas ao menos foi um final digno!

      Excluir
  6. Obs: comentário absurdamente grande, não leia se estiver com preguiça

    Reproduzindo seu comentário muito bem colocado: AAAAAAAAAAAAAAAAAHHHHHHHHHHHHHHHH
    Foi exatamente isso que eu senti.
    Tipo, eu entrei no seu blog hoje à tarde e vi a postagem sobre o episódio (só vi, nem abrir). Aí eu me liguei "GENTE,EU ESQUECI DO SEASON FINALE!!!", e fui correndo baixar pra assistir.
    Enquanto baixava, eu fui reprisando os episódios na minha mente e repassando todos os dados importantes, e a formar mais e mais teorias, uma mais absurda que a outra. Mas quando eu comecei a ver o episódio todas elas caíram por terra! =P
    Posso dizer que nos primeiros 20 minutos, as pessoas aqui de casa estavam me mandando calar a boca, porque eu estava tão excitada que eu comecei a GRITAR COM COMPUTADOR!! Simplesmente!
    Quando ele foi preso: "Não!!! Vocês não podem fazer isso com ele! Ele não é doido!!"
    Quando Vega denunciou Britten; " Cara você é doido!! Seu desgraçado, ele confiou em você!!! Dr. Lee seu mané!! Só porque você não é O protagonista você tá a fim de ferrar o Britten???"
    Quando ele tentou matar a Harper: "É isso aí, mata essa mulher!! Ei, peraí!! Não mata não, você vai apodrecer na cadeia e não vai consegui provar bosta nenhuma!!!"
    Posso dizer que de 5 em cinco minutos eu me revezava pra gritar com alguém.
    Gente, eu quase entrei em curto quando Britten foi visitado por ele mesmo. Eu dei pause, olhei um pouco pra cara dos dois, formei uma teoria ou duas (que aliás também se provaram erradas), e voltei a assistir.
    Quando o Britten verde foi embora, e aquela porta se abriu, e ele se deparou com aquela outra porta brilhando eu pensei: "Não vá por aí, aconteça o que acontecer, não vá para a luz!!!!"
    E aquela cena dos terapeutas brigando? Impagável, eu sempre quis ver isso!!
    Gente, o que foi Vega vestido de pinguim??? "Não se assuste, você já viu um pinguim antes, não foi??" kkkk
    Eu gostei do modo como ele acertou as contas com a Harper, que no final das contas era a verdadeira vilã.
    Eu quase chorei quando Britten se despediu de Hannah, achando que não ia mais vê-la.
    Mesmo com toda a satisfação que eu senti gostaria de saber como ficaram as coisas na realidade vermelha, que terminou só com Britten na cadeia. Tipo, o que houve com Harper, Ed e Kessel?? Senti falta de uma conclusão nessa parte, mas como ela de fato não era verdadeira, whatever.
    Essa parada de sonho dentro de sonho me lembrou automaticamente A Origem, nossa, fantástico!!
    E o final, com a família reunida e ele viajando, sem a mínima ideia do que tinha acontecido??? Não vou mentir, achei que ele ia acabar sozinho eu já tinha admitido a possibilidade dos dois terem morrido, mas mesmo assim, fiquei muitíssimo satisfeita. Não cheguei a chorar, mas meus olhos ficaram meio úmidos e a minha vista meio embaçada.
    A única coisa que eu ainda não superei foi o fato série ser cancelada. Achei isso um absurdo, eles deixaram escapar uma história excelente.
    Quando eu terminei de assistir o episódio, não pude acreditar que eu não ia mais ter aquela ansiedade de toda semana ter um episódio, aquele gostinho de quero mais, um pouco mais de Britten Hannah, Rex, Emma (aliás, como é que ficou a situação dela???Gostaria de saber), Vega, Bird, e tudo aquilo que a série me proporcionava.
    Mas valeu cada minuto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. ADOREI O SEU COMENTÁRIO!
      Sabe o que foi ler e simplesmente reviver todas as emoções? Apenas uma pequena crítica: COMO ASSIM ESQUECEU O SEASON FINALE? kkk
      Gostei de como você escreveu o texto, exatamente como eu tentei, e como eu não consegui... acho que você teve mais sucesso que eu ao transmitir as emoções, dá pra ver o seu amor pela série :D E é tão bom compartilhar esses sentimentos com pessoas as quais sabemos que gostam tanto da série quanto nós...
      E é, os ataques foram impossíveis... eu também fiz minhas pausas, meus momentos para pensar, minhas associações (A Origem foi muuuuuito automático)... e toda vez que algo acontecia eu queria parar de assistir, para que a série durasse mais =/
      Não acredito que os americanos deixaram isso ser cancelado... tem tanta coisa tão inferior, e eles assistem... COMO NÃO SALVAR AWAKE?
      Esse episódio deixou o gostinho de quero mais, mais do que nunca... e a frustração por saber que ele não será sanado... MAS... ao menos foi maravilhoso, surpreendente, delicioso... o final foi muito digno! :P

      P.S.: Seus comentários sempre acrescentam muito ao blog :P E não se preocupe, não me importo de ler esses textos grandiosos... kkk

      Excluir
  7. Curti quase completamente a serie inteira. E o episodio tambem.

    Soh fiquei [um pouco] insatisfeito com o final em si. E era meu medo antes desse episodio.

    "Britten vai ter sua vingança e não vao explicar que porra tah acontecendo com as dimensões"

    E foi meio que isso que aconteceu, foi Happy Ending demais, fiquei com cara de tipo "Vai acabar assim mesmo? Porra!"

    Claro que foi feito com esse proposito mesmo, de ser um final aberto [Até a referencia a Inception, que foi o melhor final aberto que eu jah vi], mas acho que eu ficaria mais satisfeito com um Britten acordando de um coma, onde toda aquela Odisseia foi o seu percurso para ele acordar.

    Mas mesmo assim foi bom, um dos melhores seriados que eu jah vi.

    Mas é isso ai, sentirei falta, uma das poucas series que não teve baixos, com certeza figura no meu top 5, senão em first =]

    Alias, o que vc acha que foi aquela terceira dimensão? Tudo que aconteceu no seriado foi mesmo um sonho, ou Britten criou uma nova dimensão na qual se sentia mais satisfeito? [Talvez isso demonstre o quão desesperado ele estava, principalmente na realidade vermelha]

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É, concordo plenamente, tanto que eu comentei que achei o final um pouco "colorido demais"...
      Quanto à terceira realidade, embora eles nos tenham apresentado como "verdade", ficou bem vago, eu não sei o que pensar... não dá pra acreditar tanto porque era muito feliz, e era tudo o que Britten queria... e a gente sabe, independentemente de qualquer coisa, que o cérebro de Michael não era muito fã de sanidade... sem contar que a maneira como ele chega à essa realidade, com a travessia da porta, não me pareceu muito real... então não deu a impressão de que ele estava "acordando" ou algo assim, apenas mudando de realidade de novo, como ele estava mudando entre a verde e a vermelha nesse último episódio, sei lá... =/ mas enfim, eu falo demais kkk

      Excluir

Postar um comentário