Parada Temporal 10 ANOS – Musicais

 

“Hello! My name is…”

Musicais são minha paixão há muito tempo… muito antes de existir o “Parada Temporal”, na verdade. E eu queria trazer isso para o blog de alguma maneira. Foi por isso que, em 2012, eu iniciei o “On Broadway”, um cantinho no Parada Temporal onde eu podia comentar os grandes musicais que estava assistindo… amo musicais pela intensidade com que eles contam sua história – eles podem ser divertidos, emocionantes, tristes, assustadores… tudo embalado por boas músicas e performances de cair o queixo. Como eu gostei de como o “On Broadway” concentrou, em um link todos os textos de musicais que eu podia escrever, eu criei, depois, o “Teatro no Brasil”, que foi meio sem inspiração na hora de nomeá-lo, eu sei, mas que concentra as produções nossas, sejam elas adaptações da Broadway ou musicais nacionais mesmo, como “Cazuza” ou “Rock in Rio”.

Vou comentar um pouco sobre musicais agora…

 

ON BROADWAY

O “On Broadway” surgiu com a proposta de ser mensal – em cada mês eu falaria de um musical, em 3 textos: o primeiro de apresentação, o segundo sendo uma “Música da Semana” e o terceiro sendo um comentário mais específico da produção mesmo… funcionou bem por bastante tempo, até que esse “padrão” se perdeu, mas nunca o amor pelos musicais! Inclusive, iniciei, recentemente, uma “revitalização” da página, retornando a musicais cujos textos estão antigos (e nem sempre tão bons assim), mas de um jeito diferente… comentei “Without Love”, de “Hairspray”, mas esse é apenas o primeiro texto de um projeto – recentemente eu reassisti “Next to Normal”, por exemplo, e a vontade de fazer novos comentários (embora o musical já tenha até ganhado um Mês Temático por aqui!) é imensa. De um jeito ou de outro, então, eu vou acabar fazendo

Há alguns dias, eu vi uma postagem em um grupo de musicais de que faço parte no Facebook que me deixou muito pensativo… falava algo mais ou menos assim: “Se você tivesse que eleger 5 musicais para indicar a alguém para que essa pessoa o conhecesse, quais seriam?” Sofri nessa escolha, sério. Alguns vieram à mente imediatamente. Mas outros surgiram e exigiram seu lugar de qualquer maneira e é por isso que, no fim, eu consegui fazer uma lista – só que com 10 musicais e não apenas 5. Mas está valendo.

Me arrisco a dizer, então, que esses são meus 10 MUSICAIS FAVORITOS (mas esse é o Jefferson de 2020 falando… nada me garante que, no ano que vem, eu continue pensando da mesma maneira):

Atenção: a ordem é ALFABÉTICA. Não pude rankeá-los porque amo a todos e por motivos diferentes, cada um dentro da sua proposta… não tem como eu dizer que “Spring Awakening” é melhor que “Mamma Mia”, por exemplo, sendo que eles não têm nada em comum a não ser o fato de serem musicais.

  

1)      Billy Elliot

2)      Hair

3)      Hairspray

4)      Legally Blonde

5)      Mamma Mia!

6)      Next to Normal

7)      Rent

8)      Spring Awakening

9)      The Book of Mormon

10)   Wicked

 

Nossa… coração está até apertado pelo que ficou de fora da lista, nunca será fácil para um amante de musicais. E você pode perceber que existem alguns estilos de musicais diferentes aí na lista. Musicais animados que te fazem sair do teatro sorrindo e dançante, como “Mamma Mia” ou “Hairspray” – esse segundo adicionado à lista especialmente por ter sido o primeiro musical que eu assisti… sempre vai ter um lugarzinho especial. Amo “The Book of Mormon”, acho uma sátira surreal e hilária, sem contar que a energia do musical é contagiante! Amo toda a emoção que “Billy Elliot” proporciona em que o assiste. Amo a melancolia e a beleza de musicais como “Next to Normal” e “Spring Awakening”. E amo a grandiosidade de “Wicked”, que é um dos primeiros musicais pelos quais me apaixonei. Enfim, são muitos musicais, muitas paixões…

Gostaria, ainda de adicionar “menções honrosas” a musicais como “How to Succeed in Business Without Really Trying” (e ao Daniel Radcliffe em “Brotherhood of Man”, que é maravilhoso!); “Chicago” (músicas como “All That Jazz” e “Cell Block Tango” são ouvidas quase diariamente aqui em casa); “The Phantom of the Opera” (que é lindíssimo); “Matilda” (que é um dos musicais mais lindos e fofos que já vi, e “When I Grow Up” me faz chorar com muita facilidade!); “Shrek” (porque eu adoro “I Know It’s Today”); “The Addams Family” (outro musical excelente, e “Crazier Than You” é minha música favorita); “Kinky Boots” (e sua incrível “History of Wrong Guys”); “If/Then” (porque a Idina Menzel estava maravilhosa e eu tive o prazer de assisti-la ao vivo na Broadway!); “Jersey Boys” (o primeiro musical que eu assisti na Broadway, quando fui para Nova York em 2015 – “What a Night!”); “Avenue Q” (que é simplesmente maravilhoso do início ao fim!).

Enfim, são muitos musicais que eu amo!

 

TEATRO NO BRASIL

A página “Teatro no Brasil” surgiu algum tempo depois da “On Broadway”, para comentar as produções que o Brasil apresentava e, antes de qualquer outra, eu queria destacar duas: primeiro, “Hair”. Esse é, para mim, possivelmente o melhor musical que assisti ao vivo; pude assisti-lo três vezes no teatro, e chorei em cada uma delas; a história me toca profundamente, Hugo Bonemer estava fantástico como Claude, assim como todo o elenco afiadíssimo! A emoção transbordava em cada apresentação, cada música e é, para mim, muito melhor que a versão da Broadway… o segundo ato me atingiu em cheio! Depois, também destaco “A Família Addams”, porque o Brasil foi o primeiro país a produzir o musical depois dos Estados Unidos e a produção era impecável. Também pude assistir mais de uma vez, e aquele elenco estava divertido, talentoso, incrível!

O Brasil também trouxe outras adaptações de musicais da Broadway, como “O Despertar da Primavera” (inclusive, o Brasil ganhou uma nova versão do musical recentemente, e em 2020 ele deveria estrear em São Paulo – eu estava pronto para assistir o musical que tanto amo, e então veio a pandemia! Espero que ainda possa vê-lo quando isso tudo acabar), “Cabaret”, “Priscilla: A Rainha do Deserto”, “Quase Normal”, “Hairspray”, “O Mágico de Oz”, “Avenida Q”, “Wicked”, “Les Misérables”, “O Fantasma da Ópera”

Outras produções brasileiras são nossas mesmo, musicais originais e encantadores, como “Rock in Rio: O Musical”, que eu achei incrível. Saí do teatro me sentindo tão bem naquele dia! Um dos meus favoritos é, certamente, “Cazuza: Pro Dia Nascer Feliz”, que eu pude assistir em 2013 com o lindo (!), querido e talentosíssimo Emílio Dantas interpretando o Cazuza, e é um musical deveras emocionante. Eu queria muito a oportunidade de vê-lo mais uma vez. Também tivemos o divertido “Mamonas, o Musical”, que ficou excelente! E eu gostaria muito de comentar um musical que eu vi no início desse ano e do qual gostei muito mais do que imaginava: “Chaves: Um Tributo Musical”; eu esperava que fosse divertido, que fosse colorido, mas eu não esperava que o musical fosse tão perfeitamente emocionante… é, facilmente, um dos melhores musicais que vi nos últimos anos, todo mundo deveria vê-lo! Além de ter um roteiro muito inteligente e envolvente!

Arrancará lágrimas, certamente!

 

Visite as páginas para mais postagens e mais musicais: ON BROADWAY e TEATRO NO BRASIL.

Lembre-se de deixar seus comentários, e até mais!

 

Comentários

  1. "Wicked" vai sempre ter um lugarzinho especial em meu coração. Emocionante é pouco para descrever o que senti assistindo a este musical que foi o primeiro da minha vida. Estava tudo tão lindo naquela noite. Realmente é uma sensação única! Mas falando das produções nacionais, acho que "Chaves: Um Tributo Musical" é um musical que atinge todas as suas emoções. Você imagina que ele é só um musical que te fará rir muito, mas daí você sai do teatro chorando de emoção. É lindíssimo! É inesquecívellllllllll!!!!!!!! Posso dizer que uma vez apaixonado por musicais, sempre apaixonado por musicais. E isso é tão bom!

    ResponderExcluir
  2. Jeff!
    Acredita que até hoje falo com o Hugo?! trocamos receitas pelo Instagram, comentários pelo twitter, e quando ele estava em malhação, trocamos carta... tenho carta de Hugo Bonemer!
    Meu crush eterno <3 O Claude perfeito, a porta de entrada para a minha paixão pelos musicais e nossa amizade, considero você como um amigo, mesmo não nos falando com frequência, mas isso é uma amizade, porque fico muito feliz por você continuar escrevendo, me orgulho do seu blog e dos seus textos, e fiquei tão mas tãoooo feliz quando te encontrei no twitter, porque eu não tinha mais tempo pra entrar no blog e ler e comentar tudo... sentia tanta falta! e poder ter esse contato novamente é maravilhoso!

    parabéns pelos 10 anos, e que venham muitos anos por aí, séries novas, filmes bons, musicais novamente, por favor pandemia acaba loooogo!!!!

    beijãozão e sucesso!!! :*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa, Paula! QUE COMENTÁRIO LINDO! Eu fiquei todo emocionado aqui <3 (E ainda tem pandemia deixando a gente sensível e emotivo pra ajudar haha) Muito obrigado, de verdade! Eu também fiquei muitooo feliz com a sua mensagem no Twitter e por ter você aqui pelo blog de novo! De fato, uma amiga! Obrigado por todos os anos de parceria! <3

      Excluir
    2. aaaaaaaaaaaaaaahhhhhhhh <3 <3 <3
      obrigada você, por nos proporcionar todas as emoções sentidas, over and over and over again!

      beijãozão :*

      Excluir

Postar um comentário