Parada Temporal 10 ANOS – Mês Temático

 

Sinceramente, eu adoraria voltar a me dedicar a Meses Temáticos – mas não o faço porque minha maneira de organizar postagens no Parada Temporal mudou com o tempo. Eu sempre me dediquei às coisas de que gosto com muita paixão… filmes que assisti a vida toda e sobre os quais não posso deixar de falar; coisas que descobri com o tempo e que eu queria compartilhar em uma série de postagens, porque sentia que uma postagem apenas não era o suficiente… foi assim que surgiu o “Mês Temático”, um projeto do blog que teve 20 edições entre 2011 e 2016 – e que está tendo uma 21ª edição agora, em 2020, para celebrar os 10 ANOS DE PARADA TEMPORAL – é praticamente um spin-off. Basicamente, é o que o título sugere: um mês dedicado a um tema em específico. Nesses meses, as demais postagens seguiam normais, mas eu tinha postagens especiais sobre o tema escolhido espalhadas do primeiro ao último dia do mês (agora, todas concentradas em links, para você visitar quando quiser)… e o mais legal, para mim, era mudar o blog de acordo com o tema – fazer uma imagem para o topo, no modelo antigo do blog, ou mudar o fundo, no modelo novo… era bacana.

Para uma lista completa dos Meses Temáticos, visite a nossa página.

Dê uma olhada em como o blog ficou em algumas ocasiões:

 

PRIMEIROS MESES TEMÁTICOS

“Do you remember… the future?”

Eu acho que não podia mesmo ser diferente – não para mim. Eu cresci assistindo e amando “De Volta Para o Futuro” (eu realmente sei os filmes de cor, mas, mesmo assim, assisto sempre que tenho a oportunidade), e eu queria poder compartilhar isso no blog de alguma maneira… não é um primor de Mês Temático, se você me perguntar, mas está ali, faz parte da história do blog – mas é que eu ainda estava no começo do “Parada Temporal”, em Fevereiro/2011. Logo em seguida, veio, então, “Pigfarts, Pigfarts… here I come!”, um Mês Temático dedicado a produções da Team StarKid – o que tinha sido lançado na época: “A Very Potter Musical”, “A Very Potter Sequel” e o divertidíssimo “Me and My Dick”. Depois vieram outras coisas maravilhosas do grupo, como “Starship” e, por isso, eu ainda pretendo fazer um novo Mês Temático ou, quem sabe, uma seção para comentar mais musicais deles…

 

MEUS FAVORITOS

Particularmente, eu gosto MUITO de Meses Temáticos mais antológicos que fiz – meses em que eu escolhia um tema (viagem no tempo, por exemplo) e comentava obras que estavam relacionadas a ele… foi aqui que eu mais me diverti produzindo, provavelmente, e é daqui que saem os meus maiores orgulhos. O primeiro deles foi em Maio/2012, com o “Mês do Orgulho Nerd”, no qual eu pude comentar muitas das coisas que amo e têm a ver com o universo nerd… o filme da “Máquina do Tempo”, por exemplo, e um pouquinho mais de “De Volta Para o Futuro”. Personagens como Chuck Bartowski, de “Chuck” (precisava voltar a assistir, inclusive), Peter Parker, de “Homem-Aranha”, Klaus Baudelaire, de “Desventuras em Série” e Daniel Faraday, de “Lost”. Também fiz uma discussão sobre o Deckard, de “Blade Runner”, ser humano ou replicante e comentei “Sherlock Holmes” no Dia Mundial do Detetive. E, claro, não pôde faltar “O Guia do Mochileiro das Galáxias”, grande inspiração para isso tudo. Tem mais vários textos, foi bem legal de produzir!

Isso começou, no blog, a tendência de sempre celebrar o MÊS DO ORGULHO NERD – por alguns anos, eu escolhi temas e fiz Meses Temáticos a serem postados no mês de maio de cada ano, e foram alguns dos Meses Temáticos mais legais de se fazer. Em 2013, o ano seguinte, eu trouxe “What would you do if you knew the future?”, um Mês Temático voltado a obras sobre VIAGEM NO TEMPO, e além de citar livros, filmes e séries que tratavam do tema, eu ainda trouxe alguns textos que explicavam teorias de viagem no tempo, citando exemplos de obras de ficção que tivessem usado cada uma delas… lembro que foi incrível de fazer isso! Aqui, comentei obras como “Planeta dos Macacos”, “Efeito Borboleta” (amo demais!), “Donnie Darko” (QUE FILME!) e o divertido “Feitiço do Tempo”. Além desses exemplos, existem muitos outros filmes comentados, então, se você gosta do tema, dá uma olhada lá, você pode achar algo que lhe interesse!

Em 2014, então, eu encerro a “Trilogia do Orgulho Nerd” (nunca chamei assim, mas acabo de perceber que foram 3 Meses Temáticos, em maio de 2012, 2013 e 2014, voltado ao universo nerd, então agora eu acabo de batizar esse grupo de Meses Temáticos com esse nome!), eu trouxe “Pensando fora da caixa…” O título foi inspirado por um podcast que eu amava, e aqui eu comentei a FICÇÃO CIENTÍFICA no cinema, mas não especificamente a viagem no tempo, que já havia sido trabalhada no ano anterior… dentre as postagens aqui, destaquei “Le Voyage Dans La Lune”, de 1902, pioneira no assunto; “The Matrix”, que é uma das melhores ficções científicas já feitas; “Um Século em 43 Minutos”, que eu acho muito bacana; “O Pagamento”, baseado em um conto de Philip K. Dick; e dois dos meus filmes favoritos de todos os tempos: “A Origem” e “A.I. Inteligência Artificial”.

Wow, que gostoso revisitar isso tudo!

Outras propostas “antológicas” do Mês Temático foram: “In a land of myth… and a time of magic…”, de Outubro/2012, cujo tema era o Halloween! A frase vem diretamente da abertura de “Merlin” (eu estou com tanta vontade de reassistir essa série ultimamente!), mas o Mês Temático comentou uma série de bruxas de várias mídias… comecei por “Sabrina, a Bruxinha Adolescente”, que marcou geração, e a Cuca, do “Sítio do Picapau Amarelo”. Ainda trouxe bruxas em musicais, como Elphaba e Glinda em “Wicked”, ou em desenhos e animações, como o Mestre dos Magos, em “Caverna do Dragão” e a bruxa da “Branca de Neve”. Trouxe, claro, “Harry Potter”, Gandalf de “O Senhor dos Anéis” e “Merlin”, e a Rainha Jadis, de “As Crônicas de Nárnia”. Também trouxe “Os Feiticeiros de Waverly Place”. Foi MUITO LEGAL escrever essas postagens e nem parece que foi há tanto tempo…

Mas faz 8 anos.

Por fim, “Willy Wonka meets The Matrix”, de Janeiro/2013 que não é, oficialmente, uma proposta antológica do Mês Temático, mas, em sua essência, acaba sendo. Nessa época, eu tinha acabado de ler “Jogador Número 1”, do Ernest Cline, estava FASCINADO – na verdade, continua sendo um dos meus livros favoritos. Nessa série de postagens, eu comento trechos do livro, mas, além disso, eu também comento uma série de referências que foram feitas e que eu resolvi pesquisar, revisitar ou conhecer e trazer ao blog. Vivi o livro intensamente, não apenas me atentando àquilo que eu conhecia e entendia, mas pesquisando a respeito daquilo que eu não conhecia e Ernest Cline citava… foi assim que ouvi “2112”, do Rush, por exemplo, ou assisti a “Monty Python: Em busca do Cálice Sagrado”.

 

OUTRAS EDIÇÕES

Além dos citados, fiz uma série de outros Meses Temáticos que talvez te interesse… em Julho/2011, trouxe “Waiting for the Hallows / It All Ends Here”, comentando a espera pelo último filme de “Harry Potter” no cinema, e comentários sobre “Relíquias da Morte: Parte 2”. Em Setembro/2011, “There’s a moment you know…”, comentando o musical “Spring Awakening” e suas versões pelo mundo. Em Novembro/2011, “Seven Half-Bloods Shall Answer the Call”, comentando “Percy Jackson” e os demais livros de Rick Riordan. Em Março/2012, “May the odds be ever in your favor”, comentando os livros de “Jogos Vorazes” em preparação para a estreia do filme. Em Novembro/2013, “#SaveTheDay”, em comemoração aos 50 anos de “Doctor Who”. E em Outubro/2015, “Bem-vindo, Marty McFly!”, celebrando a chegada de Marty a 2015.

 





Esses são apenas alguns dos Meses Temáticos disponíveis.

Se algum te interessou ou quiser conhecer os demais, visite nossa página.

Lembre-se de deixar seus comentários… e até mais!

 

Comentários

  1. Cada mês temático mais lindo que o outro. Imagino que o trabalho não tenha sido pouco para produzi-los, e quem sabe um dia não teremos esse projeto novamente por aqui. (S2)

    ResponderExcluir

Postar um comentário