The Leftovers 3x03 – Crazy Whitefella Thinking


“I don't think you're crazy at all. You just got the wrong Kevin”
Chegou o momento de acompanharmos Kevin Garvey, Senior, o pai de Kevin Garvey Jr., o protagonista de The Leftovers, e quais são suas motivações, suas crenças – relembrando o tema recorrente da série sobre como cada um precisa ACREDITAR em alguma coisa para que possa seguir em frente. Vocês se lembram dele nas primeiras temporadas, o homem que, pouco depois do “Arrebatamento”, começou a ouvir vozes e, por isso, foi internado como louco, mas que encontrou o seu propósito quando começou, de fato, a ESCUTAR o que as vozes tinham a dizer – acho que a última vez que o vimos foi no Hotel, quando Kevin morreu? Agora, muito próximo do 7º aniversário da Partida dos 2%, Kevin Garvey Senior caminha pelo interior da Austrália dizendo que “vai impedir o Apocalipse”, invadindo solos sagrados, copiando tradições importantes, e sendo procurado por suas ações… eu acho muito bonito como isso também se conecta, finalmente, aos finais incompreendidos dos dois primeiros episódios, conferindo-lhes, agora, algum tipo de significado.
Até revisitamos a cena final do episódio passado, do ponto de vista dele!
O episódio acompanha, predominantemente, Kevin Garvey Senior, com uma pequena participação de Matt por causa do “Evangelho de Kevin” (“And that there… is the goddamn sequel!”), que Kevin Garvey Senior lê e não acha interessante, porque Matt ocultou todas as partes importantes sobre o que ELE está fazendo na Austrália, embora o reverendo explique que esse seja o livro de SEU FILHO, e não dele. Vamos ver como vai ser agora que Kevin Jr. está para chegar à Austrália. Insatisfeito com o trabalho de Matt, Kevin Sr. continua sua missão, indo até Christopher Sunday para aprender a última parte da música que usará para impedir o dilúvio que, ele acredita, virá no 7º aniversário do Arrebatamento. Tudo por causa do que estava dito em uma fita dele com Kevin Jr., de quando ele tinha 8 anos de idade, que foi escolhida por Tony, o pintinho que “sobrou”, de uma cidade pequena de 14 habitantes…
…onde todos foram arrebatados e tal.
Enfim.
Não sabemos o que de fato nos espera no 7º aniversário do Arrebatamento, embora tudo indica que será GRANDIOSO. De todo modo, Kevin Sr. acredita num grande dilúvio, e espera poder detê-lo com a canção sagrada de vários povos reunida em uma só, embora vários empecilhos atrapalhem seus planos. Como a chegada abrupta de Sharon, ameaçando acabar com seu plano, que o faz escorregar e cair do telhado, sobre Christopher Sunday – depois, quando ele é enxotado da ambulância, então, parece que ele não vai aprender a última parte da canção. O episódio é repleto de cenas fortes cujos significados precisam de um estudo muito mais demorado. Como o homem que morre queimado, explodindo o próprio carro, que é seguido por uma chuva terrível que estraga as fitas de Kevin Sr., que significavam tanto para ele, e uma picada de cobra que lhe custa semanas.
Agora estamos mais perto do 7º aniversário do Arrebatamento que NUNCA!
Ali, depois dessas semanas em que ele esteve desacordado, a história de Kevin Sr. está em paralelo com a das mulheres que buscavam um Kevin, policial, em busca de ajuda. “Hey! What are you ladies up to?” A cena de Kevin Garvey e Grace foi LINDA, com um monólogo tocante sobre a família dela, que supostamente sumiu no dia 15 de Outubro, quando ela estava no mercado e a mulher no caixa sumiu na sua frente – ela sabia que era o Arrebatamento. E nunca duvidou. As bíblias da família alinhadas, dois anos espalhando a palavra de Deus, porque ela SABIA que a sua família estava ao seu lado agora. Mas não estavam, não todos, porque dois anos depois ela descobre a MORTE de seus filhos, e é doloroso ouvi-la falar sobre como nunca pensou nisso, como presumiu que eles tinham sido levados e pronto. Foi emocionante e doído!
“But you’re not an angel. There is no message. And God doesn’t care about me”
Mas o final é sensacional! Ela queria falar com Kevin e pedir a sua ajuda, para falar com seus filhos… e Kevin Garvey Sr. informa que ela não é uma louca, como ela está quase disposta a pensar que talvez seja… não, ela só tinha encontrado o “Kevin” errado. Tivemos um episódio BEM DIFERENTE de The Leftovers, que completou algumas lacunas impostas pelas cenas finais dos dois episódios anteriores, e mostrar-nos isso agora, no terceiro episódio, justamente depois que Kevin e Nora estão embarcando para se mudar para a Austrália… acho que vem coisa MUITO IMPORTANTE daqui para a frente na Austrália, com Kevin Garvey Jr., Nora Durst e o pai dele com sua missão de “impedir o Apocalipse” ou algo assim. Essa maneira primorosa e instigante de contar história de The Leftovers certamente deixará saudade… faltam apenas 5 episódios!

Para mais postagens de The Leftovers, clique aqui.


Comentários