[Season Finale] The 100 4x13 – Praimfaya


“You suck talking people into things, you know that?”
QUE EPISÓDIO SENSACIONAL! Esse é o meu Season Finale favorito na série – e também é o melhor episódio na quarta temporada… até porque nós não tivemos NEM UMA CENA de Jaha, e essa já é uma vitória e tanto… se tudo estava, a princípio, bem no bunker, o episódio pôde focar em outra frente de sobrevivência, e eu acho que o episódio fez isso incrivelmente bem, ao mostrar os 8 sobreviventes que planejavam ir ao espaço, retornando à Arca para sobreviver. Mas ninguém disse que lançar novamente um foguete no espaço era simples, e o episódio foi plausível com o número certeiro de imprevistos e angústias, construindo um suspense em que passamos a questionar quantas pessoas de fato sobreviveriam, e foi verdadeiramente bom. E enervante, porque aquela cena sem oxigênio ME deixou, também, sem fôlego. Por fim, um cliffhanger que nos deixa esperando a quinta temporada, bastante confusos.
Porque estou EMPOLGADO e CAUTELOSO ao mesmo tempo.
Queria explorar como seriam esses 5 anos seguintes…
A introdução do episódio foi pautada na emoção, e nossos corações pularam com aquela conversa, por rádio, de Octavia e Bellamy Blake. Tudo o que esperamos na série toda, um diálogo repleto de amor e de emoção, que nos fez chorar ao lado dos personagens. Depois daquele “We will meet again” seguido de um “I’ll be waiting. Under the floor” tocante e significativo, eu não achei que o diálogo poderia ficar AINDA MELHOR, mas Octavia colocou toda sua emoção para fora com o “I love you, big brother. I guess it takes the end of the world for me to say it”, a declaração de amor perfeita para o irmão, que responde um bonito e sincero “I love you too”. MAY WE MEET AGAIN. Agora Octavia é a líder de 12.000 pessoas, e mesmo com todo seu medo e possível insegurança, porque a responsabilidade é séria, Indra está ali para dar força de perto, a mesma coisa que Bellamy fez de tão longe: “The time of the Commanders is past. The time of the Flame is past. This is your time”.
Me arrepiou.
Então o restante do episódio foca naqueles que estou chamando de “New Arkers”, nos últimos 90 minutos que lhe restam para se salvar antes que Praimfaya torne a sobrevivência impossível. Raven sabe das dificuldades, e fala de todas elas… de todas as maneiras pelas quais eles podem morrer naquele dia, e Murphy responde (e isso é tão Murphy) com um incrível “You suck talking people into things, you know that?”, que só me mostra mais e mais os porquês de eu gostar tanto desse personagem. Eu AMO O MURPHY, me julguem! E o Monty sai em uma missão com Murphy para buscar um dispositivo essencial à sobrevivência, e dentre suas falas, temos um genial “Eight people alone in space for 5 years and one of them is John Murphy. I should’ve taken the tea” que é a base para a construção da relação da dupla no restante do episódio. UMA RELAÇÃO MARAVILHOSA.
Porque em algum momento Monty precisa colocar expor as mãos à radiação, o que é bem forte, e o Murphy está ali o tempo todo com ele, porque precisa estar… quando Monty desmaia, Murphy pega o dispositivo e corre sem ele, mas por mais que isso pudesse parecer traição ou tudo o mais, ele não tinha o que fazer – ELES ESTAVAM CONTRA O TEMPO! E a primeira coisa que ele fez, ao chegar lá, foi falar de Monty e levar Bellamy consigo para salvar o amigo. E ISSO FOI SUPER FOFO. Eu quase não resisti ao Monty abraçando o Murphy com um sincero “I may not hate you anymore”! Enquanto isso, as coisas começam a sair de controle e Raven teme que eles não possam mais seguir com os planos, porque não tem nem como eles entrarem na Arca… e com 53 minutos restantes, todo mundo precisou convencer Raven de que ela podia fazer isso, até que ela tivesse uma nova ideia, com poucos minutos para ser colocada em prática.
E isso significava que Clarke precisava trilhar um caminho solo.
Clarke fica para trás, com 10 minutos restantes, porque ela precisa operar manualmente o que vai energizar a Arca e garantir oxigênio e, consequentemente, sobrevivência aos 7 sobreviventes, e é doloroso vê-la se despedir com um “My fight is over”, embora lembremos que ela é Nightblood e que, portanto, ela deveria sobreviver… 5 minutos restantes. Echo pensa em se matar, diz que não é digna de ser salva, que ela os traiu. Sinceramente? VERDADE! Eu no lugar de Bellamy (mas eu não sou uma pessoa tão boa quanto o Bellamy) não teria perdido tempo com discursinho para convencer Echo de que ela pode ser salva… é sério, se eles descerem dessa Arca com Bellamy e Echo NAMORANDO, eu posso não responder por mim! 2 minutos. APENAS DOIS MINUTOS. Clarke escalando. Praimfaya se aproximando.
Então Bellamy precisa entrar no foguete sem a Clarke.
“May we meet again”
Foi doloroso como ele teve que escolher a sobrevivência, ou então TODOS morreriam. E eu achei fofo da Emori de perguntar a Raven se eles não podiam esperar mais um minuto! A contagem regressiva e a Clarke assistindo o foguete decolando me PARTIU O CORAÇÃO. Então, assim, ELES ESTÃO NO ESPAÇO. A Arca ainda está desligada, e assim eles não poderão sobreviver, mas todos confiam que Clarke conseguirá ajudá-los ainda. Raven tem a oportunidade de “andar no espaço”, como tanto sentia falta, para poder abrir a porta, mas tudo seria em vão se Clarke não conseguisse religar a estrutura toda do Anel… “Oh, c’mon, Clarke… you can do this!” Foi TRISTE vê-los lamentando as próprias mortes. Murphy e Emori, com 15% e 17% de oxigênio, respectivamente. Bellamy se lamentando: “I left her behind… I left her behind and we all die anyway!”
Enquanto isso Clarke é atingida pelo Praimfaya. COMO É APAVORANTE.
O corpo todo se deteriorando… “morrendo”.
Mas Clarke consegue garantir a sobrevivência dos outros, e é UMA CENA LINDA. Na qual eu quase morri de nervoso, claro. Bellamy e Monty trabalhando juntos para garantir o “suporte à vida” da Arca, enquanto os outros compartilham o restinho de oxigênio que ainda têm. Foi angustiante ver um a um desmaiar, ver o silêncio tomar conta… e então Bellamy consegue. O ar começa a sair dos dutos. Murphy é um dos primeiros a acordar. E então eles começam a carregar os outros para perto dos dutos para que possam receber oxigênio de volta. Emori. Harper. Raven. É tão LINDO o momento em que eles se dão conta de que conseguiram, de que sobreviveram… e sorriem. E mais do que isso: RIEM. É contagiante e bonito. Depois ainda temos mais uma cena em que Bellamy e Raven conversam sobre Clarke, olhando para a Terra destruída lá embaixo.
Eles garantem que “vão conseguir”. Clarke não terá “morrido” em vão.

6 ANOS E 7 DIAS DEPOIS

Agora é controverso. Eu ADOREI a ideia para a próxima temporada e fiquei empolgado, mas eu acho que, talvez, eu gostasse mais que isso fosse guardado para uma possível sexta temporada, não sei… acontece que um pulo temporal de mais de 6 anos nos inibe de acompanhar a história dos 5 anos depois de Praimfaya. Como foi a convivência das 12.000 pessoas sob a liderança de Octavia no bunker. Como foram as coisas lá no espaço! Eu QUERO VER ISSO TUDO! Embora, quem sabe, talvez até cheguemos a ver, porque tem “alguma coisa errada” no fato de, mesmo 6 anos depois de Praimfaya, nenhum dos dois grupos de sobreviventes ter se manifestado. Nem o bunker deu notícias ou voltou à superfície, nem Bellamy, Raven e os demais voltaram à Terra, ainda que o planeta já seja habitável, novamente, há mais de um ano.
E o que isso significa?
O discurso de Clarke é pungente:

“Here we go again. Bellamy, if you can hear me, you're alive. It's been 2,199 days since Praimfaya. I don't know why I still do this every day. Maybe it's my way of staying sane, not forgetting who I am... who I was. It's been safe for you to come down for over a year now. Why haven't you? The bunker's gone silent, too. We tried digging them out for a while, but... there was too much rubble. I haven't made contact with them, either. Anyway, I still have hope”

Ah sim, porque Clarke está VIVA, como era de se esperar.
E não está sozinha… ela encontrou uma nova Nightblood, Maddie. Assim, o episódio, embora pule toda a trajetória de 5 ANOS que eu queria assistir, consegue empolgar e nos encher de PERGUNTAS. Os mistérios estão aí. Por que o bunker não se manifestou? Por que os sobreviventes da Arca não desceram? Quem é Maddie e como Clarke a encontrou? Por que Clarke mudou o cabelo? [Okay, brincadeira] E então, em um cliffhanger empolgante, Clarke vê uma nave descendo do céu e chama Maddie, mas toda a minha emoção, espelhando a de Clarke porque Bellamy e o pessoal estavam descendo, foi apagada quando percebemos que NÃO ERA Bellamy e o pessoal. Não são eles. Seja quem for, prevejo muitos novos problemas para a quinta temporada… lembrando que, na primeira temporada, os 100 desceram à Terra 97 anos depois das explosões nucleares…
E eles achavam que a Terra só seria habitável 100 anos depois.
Talvez esse seja outro grupo de sobreviventes que só está descendo agora?!
Vamos aguardar para ver!

Para mais postagens de The 100, clique aqui.


Comentários