The 100 4x12 – The Chosen


“This is how we save our people”
Pronto. Estou preparado para o Season Finale. Quer dizer, estou preparado se o Jaha for mesmo morrer nesse episódio, ou então eu terei um problema sério com The 100, porque quase tudo o que senti em The Chosen foi ÓDIO PROFUNDO de Jaha – sério, além do normal. É claro que eu já detestei personagens de séries e tudo, mas eu acho que o tamanho do meu sentimento atual pelo NOJENTO e BABACA do Jaha está em níveis estratosféricos… alcançando a Arca. Mas independente do Jaha, que me fez passar raiva do início ao fim do episódio, eu gostei muito (de novo) de Octavia, rainha do negócio todo, colocando ordem e dizendo coisas deliciosas que mereciam ser ditas. Também gostei bastante dessa reviravolta bacana que tivemos no fim do episódio, quando a missão de Clarke e Bellamy para resgatar Raven acabou dando errado…
Acho que teremos uma boa trama pra quinta temporada.
Mas sem Jaha, POR FAVOR!
Octavia deu seu ultimato, “The death wave comes in 24 hours. You’ve got 12 to decide”, e Kane e Jaha divergiram em opiniões a respeito disso, e é natural que tudo tenha se transformado em um caos. As pessoas estão agitadas, com medo, batendo e gritando, o que é normal quando se ativa o instinto de sobrevivência. Em um segundo todas estavam “salvas” e no seguinte não mais. Não vou dizer que não é cruel, mas quem fez a burrice? O JAHA, CLARO. Porque foi ELE quem colocou todo mundo lá dentro, de uma forma ilegal, dando esperança que agora será retirada. E com o pessoal como médicos e engenheiros de lugar garantido e as crianças abaixo de 16 anos, sobram 80 vagas para Skaikru no bunker, e 364 pessoas morrerão. O que me irrita na postura de Jaha é se recusar a “mandar 364 pessoas para a morte” como se ele fosse um santo.
E todas as pessoas que soltou no espaço?
E os 100 que mandou para a Terra sem saber se ela era habitável?!
Como disse a Clarke: “We’re lucky they’re giving us nay space in this bunker at all”. Ou seja, eles precisam aceitar o destino e escolher quem fica, de forma justa, no bunker, dividindo espaço com outros 1100 grounders. Assim, eles decidem que haverá uma loteria, e é um discurso bem difícil o de Kane quando conta às pessoas sobre a necessidade disso, e é natural que elas reajam como reagiram, porque Jaha as instruiu assim, Jaha as fez acreditar que elas tinham um lugar reservado quando não tinham. ELE É QUE FOI UM GOLPISTA. Mas Octavia, de novo, é uma LÍDER F*DA, quando tentam expulsar Niylah, dizendo que ela não é Skaikru e que seu povo a salve… quando os humanos se tornam animais, Octavia defende e protege Niylah, e avisa: “She’s safe. You now have one less spot to fill”. O que eu achei perfeitamente SENSACIONAL!
Assim como o

“I'm one of you? You made me hide under the floor. You floated my mother. I'm not hiding now. Every other clan has chosen their survivors, every other clan. Skaikru is no different. You have until midnight. Choose, or you all die”

Octavia SAMBANDO na cara de Jaha?
Tudo o que eu pensava era: “NÃO PARA!”
Mas há os dramas, como sempre… Abby pede a Marcus que ele retire 81 nomes, que ela decidiu morrer – sinceramente não acho que ela faria falta. David coloca o nome de Nate, seu filho, duas vezes, dando-lhe sua chance de sobrevivência, e eu achei isso TÃO FOFO. Mas nem tudo vai ficar bem… porque enquanto todo mundo está começando a aceitar o seu destino e se preparando para o sorteio a seguir, Jaha começa um discurso inconformado de “We shouldn't be lining up to die. We should be fighting for our right to live”, que me IRRITA. Porque é cruel, mandar 364 para a morte, mas é o que é JUSTO nesse momento, de acordo com como as coisas foram combinadas e determinadas por Octavia… porque não é justo que 364 Skaikru morram, mas não 1100 outros grounders? E ele faz uma BAGUNÇA tremenda com aquele plano de “Once we have the food, we have the power. We call the shots!”
E as pessoas escutam, claro.
Enquanto isso, temos Clarke e Bellamy conversando e precisando “fazer as pazes”, já que as coisas estão estranhas desde que ela se recusou a abrir a porta no episódio anterior. Mas temos pouco tempo para isso, já que eles são atacados por grounders que querem seus trajes, e Echo os salva – AH, ME POUPE TAMBÉM! Echo quero que morra também. Jaha em primeiro lugar, Echo em segundo. Toda uma CHANTAGEM (esse é o nome) para que salvem sua vida como “ela salvou a deles”. Ainda tem mais quando Murphy quer seu traje para salvar Emori, e ela vem com aquele “I saved your life!” (se é pra ficar jogando na cara depois, nem faça as coisas, né?), e Clarke tira o próprio traje, no intuito de provar se seu Nightblood funciona, e salva Emori dessa maneira… e todos percebem que não tem mais tempo de voltar ao bunker.
A ideia do fim do episódio é CAOS. Começa um motim, uma briga por luta que não pode levar a lugar nenhum, mas Jaha, como sempre, gosta de ESTRAGAR TUDO. Foi ele quem fez isso tudo, com seu discurso hipócrita de quem “não pode deixar seu povo para morrer”, e se o Kane não tivesse colocado um POUCO de juízo em sua mente, TODOS TERIAM MORRIDO. E eu não teria achado ruim, sinceramente – porque eles estavam pedindo por isso, ao que parece. Mas quando Octavia e os demais chegam, com armas, todos de Skaikru estão caídos no chão, desmaiados com o gás de Jaha, que Kane usou da maneira certa dessa vez. Foi DOLOROSO quando ele chorou e disse aquele “This is how we save our people” pesaroso, de quem quer convencer a si mesmo, mas era o certo a se fazer. Embora a cena em que os corpos são escolhidos para serem levados para fora ou deixados tenha sido PESADA.
Sobrou quem? Os 100 da lista original de Clarke!
No fim, ainda temos uma última parte surpreendente e SENSACIONAL para terminar o episódio e nos deixar empolgados com o Season Finale vindouro. Não há mais tempo para voltar ao bunker, mas ninguém abandona Raven para trás, o que é LINDO. Então chegam até ela Clarke, Bellamy, Emori, Murphy, Echo (essa podia ter sido deixada para trás, mas ainda espero por sua morte), Heather e Monty. Se não há mais tempo para voltar, o único caminho deles é PARA CIMA. Eles precisam deixar a Terra antes da “onda da morte”, e embora sua sobrevivência no espaço não seja certa, a morte na Terra o é, então eles não estão arriscando tanto assim. No espaço, talvez, eles possam sobreviver – eles já têm algumas ideias e alguns planos. Primeiro, Raven só precisa levá-los até lá em um foguetezinho apertado. Quer saber? NÃO VEJO A HORA!
“Okay, it’s settled then. We’re going back to the Ark”

Para mais postagens de The 100, clique aqui.


Comentários