[Season Finale] Supernatural 12x23 – All Along the Watchtower


“This is a world where you were never born. It’s a world you never saved”
YEAH, EU TENHO UM FAVORITO! QUE EPISÓDIO GENIAL! Bem, já vi pela internet um pessoal que está revoltado pela quantidade de mortes importantes nesse episódio, e eu diria que realmente: foi chocante. No entanto, eu também não estou lá muito disposto a acreditar em qualquer morte súbita dessa maneira, em se tratando de Supernatural – nada nunca é definitivo em Supernatural, até Mary Winchester voltou! De todo modo, o episódio me surpreendeu positivamente… depois de uma temporada “boa”, mas que deixou a desejar, esse episódio é a prova de que Supernatural ainda pode ter um roteiro excelente… tudo foi tão GRANDIOSO e impressionante, que me impressiona o tipo de ideias que eles têm! As cenas foram bem guiadas, o novo cenário estava convidativo, e o final foi um suspense tremendo que nos deixou ansiosos pela próxima temporada como há muito tempo eu, pelo menos, não ficava!
Tenho MUITA COISA para falar sobre esse episódio e muita coisa para explicar o porquê de eu tê-lo considerado tão SENSACIONAL, mas vamos com calma. O episódio começa com Kelly e Castiel, e a aproximação do parto, e Castiel diz: “I will give my life for your son”, embora não tenhamos nos dado conta do quão LITERAL isso podia ser. E enquanto Kelly sofre por não poder olhar nos olhos de seu filho nem uma vez, e grava um vídeo tocante para ele, e Castiel compra fraldas, os Winchesters estão buscando o filho de Lucifer onde quer que ele esteja… o problema é que Lucifer também está atrás dele, e eles não têm esperança alguma de destruí-lo, já que não podem matá-lo e Rowena, que pode prendê-lo, supostamente está morta. Foi um MASSACRE. Ela carbonizada é apavorante, bem como o Lucifer debochado andando pela casa com uma mecha de seu cabelo.
Rowena foi a primeira morte do episódio.
Mas também a que menos acompanhamos. Pode ser mentira.
Enquanto os Winchesters procuram por sinais (“According to the lore, whenever a nephilim is born, there are signs. Uh, storms, outbreaks of disease, uh, plague of locusts. Things get Biblical”) que indiquem o paradeiro de Castiel com Kelly e o nephilim a nascer, o sinal aparece do lado de fora da janela de Castiel, na forma de um feixe de luz, uma ruptura no espaço-tempo (chamem o Doctor!) que o leva a uma realidade alternativa um pouco apavorante: escura, com uma tempestade de raios vermelhos, corpos por todo lado, muito cinza… e um demônio completamente novo: de olhos negros, dentes pontudos e chifres. E ALGUÉM salva Castiel. Com Kelly, depois que Castiel retorna de seu “pequeno passeio”, ele garante a ela que viu o futuro, que o Nephilim lhe mostrou, e ele vai ser bom… para que Kelly possa morrer em paz…

“I saw a world without pain or hunger or want. I saw the world that this child... that your child... will create. And it is a world without fear and without suffering and without hate. I saw Paradise”

Muito fantasioso. Utópico.
Acredito que o Nephilim mente desde a barriga da mãe!
Crowley está de volta, galera, realmente tendo se escondido no ratinho que vimos passando na cena de sua “morte”, antes de Lucifer colocar uma faca em seu peito e nenhuma eletricidade explodir. E é bom vê-lo novamente com os Winchesters, com o Dean pulando para socá-lo e ameaçá-lo, e o Crowley pedindo a ajuda de Sam: “Moose! A little help here!” A reação deles é magnífica de uma forma divertida! Adorei a cena de Mary e Sam teclando no notebook, o Dean no tablet, e o Crowley bebendo… então eles conseguem uma pista de onde está Castiel e vão até lá… E ENTÃO AS COISAS COMEÇAM FICAR SERIAMENTE BOAS! Quer dizer, vocês sabem que eu sou num fã de Doctor Who, e eu ADORO esse tipo de história que mexe com realidades paralelas e tudo o mais… então quando o Castiel começou a explicar sobre a ruptura no contínuo de espaço-tempo… BEM, MEU CORAÇÃO SALTOU E EU ME APRUMEI NA CADEIRA.
O NEGÓCIO IA FICAR BOM!
E ficou, embora eu ainda quisesse muito mais…
Quando Sam e Dean chegam ao outro universo, Castiel explica:

“As I said, it's -- it's Earth. But this Earth is locked in eternal war between Heaven and Hell. There are armies of angels fighting hoards of demons, and the few humans that remain are caught in between”

Pareceu-me aceitavelmente instigante estar ali naquele lugar… além de eu ter adorado o cenário (que me fez pensar um pouco em Mad Max, ou nos Resident Evil do meio da franquia), eu gostei das explicações de Castiel e das possibilidades daquele universo. E embora eu nunca tenha sido um fã de Bobby, foi FASCINANTE conhecê-lo nessa versão alternativa, e ouvir o que ele tinha a dizer. Ver que ele não conhecia os Irmãos Winchester, que o único Winchester que conhecia era John, morto há uns 40 anos, de quem ele só ouviu falar porque uma caçadora, Mary Campbell, sempre fala do “homem que amou”. Segundo Castiel, “This is a world where you were never born. It’s a world you never saved”. Bem, os Winchesters já impediram alguns Apocalipses mesmo, então talvez assim fosse o mundo se eles nunca tivessem nascido…
E tudo o que eu podia pensar era: QUERO UMA TEMPORADA TODA AQUI!
Cenário estilo Mad Max? CHECK.
Demônios de olhos pretos, dentes pontudos e chifres? CHECK.
Balas que podem matar Anjos, como um hobby? CHECK.
Confesso que eu fiquei um pouco triste quando Sam e Dean retornaram para o lado de cá… mas tudo bem, o bebê estava prestes a nascer, Lucifer apareceu e eles tinham que estar aqui mesmo. Dali em diante tudo SAIU DE CONTROLE. Tudo foi rápido, angustiante e muito bem escrito, embora possa ter causado revolta. Lucifer tira Castiel do caminho facilmente, e Sam e Dean o atraem para o mundo de Mad Max, onde o plano se delineia: complexo e difícil. Dean enche Lucifer de balas que podem matar anjos, mas aparentemente não funciona em Arcanjos, enquanto Crowley e Sam preparam um feitiço para prender Lucifer nesse universo paralelo, mas, segundo Crowley, ainda falta uma última coisa: UMA VIDA. Bem, vidas perdidas é o que o final do episódio mais tem a oferecer, essa é a verdade… Crowley se sacrificando para fechar o portal foi apenas a primeira delas.
E não foi o suficiente.
O sorriso de Lucifer desaparece instantaneamente quando ele percebe que as coisas podem dar errado para ele, e Castiel passa pelo Portal no último instante, e está f*da. Sam e Dean voltam para o nosso mundo, enquanto Crowley, Lucifer e Castiel ficam do lado de lá. Por um minuto achei que não íamos saber como a história acabaria em Mad Max, porque o bebê estava nascendo do lado de cá… mas não. Voltamos lá. Castiel ataca Lucifer, e ele poderia ter morrido, porque Castiel retorna poderoso pelo Portal. Mas não foi o suficiente ainda. Lucifer vem atrás, MATA CASTIEL. Sim, a princípio Castiel está morto, mas não seria a primeira vez… pareceu MUITO REAL, mas não seria a primeira vez, então não vamos nos apavorar. Misha Collins é importante demais em Supernatural. Por fim, Mary Winchester resolve BATER em Lucifer, e foram socos muito bem dados, mas quando ele estava caindo pelo Portal, ele agarrou a blusa de Mary Winchester e a levou consigo.
Então o Portal se fechou.
Ufa.
Foi realmente impactante, e me deixou sem fôlego. Há MUITO TEMPO eu não ficava tão empolgado e tão preso com um episódio de Supernatural. Muita coisa acontecendo em um tipo de história que muito me agrada, com um roteiro muito bom e complexo. Pena que agora a temporada acabou, porque eu já queria ver mais… pelo menos, do lado de lá, Lucifer percebe que, pela primeira vez, ELE PERDEU. Mas é triste ver o Dean do lado de cá, chorando. Crowley morreu. Castiel está morto aos seus pés. Sua mãe está presa em outro universo com Lucifer. E enquanto Dean lamenta esse final triste, Sam corre para dentro de casa para encontrar o corpo de Kelly, que enfim deu a luz a um apavorante ser que já nasce GRANDE DEMAIS. O Nephilim filho de Lucifer está vivo, e ele é apavorante nesse final. Eu acho que a 13ª temporada PROMETE!
Sério, estou ansioso. Mais do que fico HÁ ANOS!


Para mais postagens de Supernatural, clique aqui.


Comentários

  1. Gostei do texto, a gente assiste ao episódio final, e devastador (do ponto de vista das perdas) e sai procurando um review, alguma coisa que explique essa matança e que nos diga que é tudo de mentirinha, que foi um drama, e que já está tudo combinado que na próxima temporada eles darão um jeito de voltar, vide final da S10 quando achamos que Crowley morreria, e o Cass que já morreu tantas vezes
    É dificil imaginar a série sem Charlie (que já estava fazendo falta), Rowena, Crowley e Castiel, se nos tirarem a Jody voltamos pra primeira temporada kkkkk
    Mas de tudo, uma coisa me desagradou muito nessa final, o Lucifer Jr nascer tão grande! Eu gostaria de ver um bebê, com os Winchester dando uma de babá por um tempo, e ele crescendo rápido, algo tipo Amara, mas uma "criança" que minutos depois de nascer já parece ter uns 13 anos, não sei... achei forçado. Sem contar que perderam uma puta chance de criar umas situações comicas, como no S06E02 (bebê metamorfo)....
    Enfim, vamos confiar que tem uma razão pro Jr ser tão "velho" logo após nascer... esperar a 13 temporada vai ser f*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uhm, mas você viu a notícia que está circulando? Pelo jeito Mark Sheppard não retorna mesmo para a 13ª temporada... pode ter sido o fim definitivo de Crowley... ou então, como eu estou confiando (tomara!) que a 14ª vá ser a última, talvez ele faça uma participaçãozinha no fechamento... precisava, né?

      Sobre o Nephilim, eu concordo... eu acho que ele ficou bem assustador até, como eu disse na postagem, mas como eu disse ele "já nasce grande demais", eu não estava esperando por isso... por que o Castiel comprou tanta fralda? HAHA Vamos ver o que eles planejam com isso tudo, espero que a 13ª temporada seja boa, mas também espero que eles se preparem para dar um FECHAMENTO a Supernatural... quem sabe?

      Até mais!

      Excluir
  2. Sim.. a morte de Rowena me chocou de leve hahahahaha Mas segui em frente =P

    Crowley is alive! And Lúcifer is back baby ♥ ♥ hahahaha a série poderia ser só com os 2, Sam e Dean e Castiel, estaria feliz HAHAHAHAHA são muito bons!

    Poxa... fiquei BEM feliz quando vi o Bobby !!!!

    Meu... MEUÔ!!!!!
    CASTIIIIIEEELLLL nãaaaooo!!!!! NÃAAOOOO! Mas também não acredito que ele saia da série hahahahahah Misha é importante demais, como você disse hehehehe

    Fiquei bem triste com o final também... Sem Castiel, nem Crowley, bebê THE MÔNIO gigante e apavorante hahahaha (achei que fossem fazer igual a irmã do Chuck, Samara? Bebezinha e vai crescendo aos poucos hahahahaha).
    Não sei o que esperar desse ser novo...se será bom, ruim... meio termo, se trará Castiel de volta.... muitas dúvidas!

    Só podemos aguardar! E WELCOME BACK JEFF hahahahahaha


    Beijãozão *

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Paula, estou de volta, mas agora já faz quase um ano, né? Tudo bem, estou por aqui... mas hey, viu as teorias de que a série pode acabar no episódio 300? EU VOTO POR ISSO! Uma 13ª temporada normal, e uma 14ª com só 13 episódios, para fechar a história... vamos acabar agora que está visivelmente melhor, né? :D

      Crowley não retorna, confesso que foi um choque quando o ator se manifestou... mas como o Misha Collins não disse nada, eu espero vê-lo de volta. Castiel está por aí há tanto tempo que parece que está desde sempre HAHA Queremos nosso anjo em Supernatural, obrigado, de nada :P

      Excluir
    2. Ah sim.... se não NUNCA terá fim essa série! De verdade, porque você pode acrescentar o que quiser nela hahahahahaha todos os monstros e coisas sobrenaturais do Universo, e terá história pra escrever, e não dá pra levar por muito tempo uma série assim. Não é igual The Big Bang que é a vida diária de pessoas normais, ou Friends, que mesmo assim acabou, porque né?! Melhor terminar quando as coisas estão boas hahaha se não estraga!

      HAHAHAHAHAHAHA parece que está desde sempre mesmo, ele combinou demais com a série. E em todos os papéis que fez, humano, Castiel, Lúcifer....


      obs: a irmã de Deus era AMARA, e não SAMARA! HAHAHAHA releva!

      Fiquei chocada também quando vi a notícia do Mark, gosto do Crowley!

      Excluir
    3. Campanha #acabeSupernaturalnoepisódio300 KKK

      Excluir
    4. Misha Collins é mesmo perfeito em qualquer papel <3
      Só o quero na série \o/

      Excluir
    5. Seria épico...acho que vai hein?
      Meu 300 episódios.. imagina? TREZENTOS episódios! É muita coisa bicho!
      Qual será a série que mais teve episódios? temporadas? sabe?!

      Excluir
    6. Meu queridíssimo e AMADO DOCTOR WHO ♥ ♥ ♥
      A série teve uma pausa, mas entre 1963 e 1989, a série teve 26 temporadas... desde que retornou, em 2005, já estamos na 10ª temporada... um total de 819 episódios até o momento <3 Mais um filme! E eu AMO Doctor Who ♥

      Excluir

Postar um comentário