13 Reasons Why 1x12 – Fita 6, Lado B


“And what does that feel like? It feels like nothing”
A dolorosa e IMPACTANTE gota d’água. Tudo está chegando ao fim, especialmente a vida de Hannah Baker e, nesse episódio, nós a vemos chegar a essa fatídica decisão, em uma noite traumatizante em outra festa à qual chegou por mero acaso. Tudo se intensifica também FORA das fitas de Hannah Baker, porque depois que a Sra. Baker encontrou aquela folha com os nomes nas coisas de Hannah (e pressionou Tony sobre ela, para que ele lhe dissesse o que sabia, e então, na conversa de Tony com Brad, percebemos de fato o quanto isso pesou NELE também!), intimações para depor começam a circular por entre pessoas que já conhecemos das fitas, como Tyler Down, Alex Standall e todos os demais… e eu acho que, mais que nunca, todo mundo está NO LIMITE. Assim, tivemos o episódio MAIS FORTE até aqui, e as cenas são realmente angustiantes.
Desde o começo, com a prévia do que virá.
Reações às convocações PODEM variar. Enquanto seis deles, sem Jessica e Justin, que estão “resolvendo” um outro problema muito sério, se reúnem na lanchonete para decidir o que fazer, Sheri resolve ligar e contar sobre a placa de “PARE” que derrubou há algumas semanas. E como Justin gritou, na frente de muita gente, que Bryce era um estuprador e “tudo o que Hannah Baker disse é verdade”, isso pode explodir a qualquer momento. Esse é o temor do grupo – QUE TUDO VIRÁ À TONA. Infelizmente, a reunião é repleta de atitudes desprezíveis, como as de Courtney, e eu bem que senti o Ryan me representando ao confrontá-la em vários momentos. Mas eu devo dizer que o que o Tyler disse, de denunciarem Bryce, fez todo o sentido para mim, e realmente livraria a barra de todo mundo… entregariam um crime e um culpado. Fim.
“Do you wanna sacrifice Bryce to save your own ass?”
Mas Alex intervém:

“You want to get the story straight? We all know the story. Everything Hannah said on the tapes is true. You're gay. So what? Tyler, you're a stalker. Ryan, you're an arrogant asshole. Zach, you're just an entitled idiot who does cruel, stupid things even though you probably have a decent heart. And Sheri's a fucking coward who got a kid killed. […] You[Marcus]'ll do anything to keep up your perfect reputation. And, yeah, I'm a fucking weak, pathetic loser who ruined the one good thing that I ever had because I wanted a rapist to think I was just like him. Hannah was my friend. And we should tell the truth about her. Because I know that if I had still been friends with her... if any one of us had still been friends with her, she'd be alive”

Então eles decidem contar a verdade. Mais ou menos. Courtney não quer.
QUE RAIVA DA COURTNEY.
A fita de Hannah Baker tem um teor doloroso e apavorante. Ela nos conta do “pior dia de sua vida”, desde o começo. Começou com os pais ameaçados de serem despejados. Depois ela encontra Clay Jensen na bilheteria do cinema, mas o clima entre os dois está PÉSSIMO, depois daquela noite fatídica, e é muito triste vê-los tão distantes e tão doídos. Depois ela ainda perde o dinheiro que a mãe tinha lhe dado para pagar o aluguel… a reação da mãe foi compreensível, até, mas isso machucou Hannah, que já estava muito frágil, de uma forma avassaladora. E então seu pensamento começou a vagar por frases alarmantes como “It seemed like no matter what I did, I kept letting people down. I started thinking how everyone's lives would be better without me. And what does that feel like? It feels like nothing”. Então você já sabe o que ela está pensando…
Como seu pensamento está caminhando para o que sabemos que virá.
Então ela sai caminhando tristemente, eternamente, sem rumo, até chegar, no meio da noite, a uma festa, NA CASA DE BRYCE. Ninguém sabe porque ela entrou naquela festa, mas ela entrou, ela foi para a jacuzzi com Jess e a galera… e tudo ali doeu fortemente. Enquanto ouvíamos essa parte da fita, víamos Clay Jensen se arriscar a ir colocar um plano em prática, algo que combinou com Tony – porque se ele entregasse a fita ao número 12, TUDO ESTARIA PERDIDO. Assim, ele chega à casa de Bryce, olha a casa, comenta de festas, e então as coisas vão esquentando, até que Clay esteja gritando “YOU RAPED HER! YOU FUCKING RAPED HER!”, descontrolado e perigoso, exigindo que Bryce confessasse o que fez… o que fez UMA SEMANA antes de Hannah cortar os pulsos. Os nervos ali estavam inflamados, perigosos, e acho que qualquer um era capaz de TUDO.
A cena de Hannah Baker na jacuzzi foi dolorosamente real e traumatizante de se assistir. Bryce entrou, e o estupro foi ainda muito pior de se ver do que o de Jessica, e como isso pesou sobre Hannah Baker foi ABISMAL – ela realmente já parecia morta durante a cena, como ela diz nas fitas… sua falta de reação quando já era tarde demais. Aquilo foi TERRÍVEL. E o que Clay queria era que Bryce confessasse. Ele deu um SOCO em Bryce, e em resposta apanhou continuamente, em um rompante de VIOLÊNCIA que destruiu Clay, que o deixou caído no chão, sangrando, enquanto Bryce assumia uma posição terrível em relação às acusações de Clay, dizendo que Hannah Baker “queria ser estuprada”, ou quase isso. A raiva que cresceu em Clay cresceu em cada um de nós, e só queríamos que aquilo chegasse ao fim de uma vez por todas.
Mas Clay conseguiu. Conseguiu o que queria, uma quase CONFISSÃO.
Enquanto Clay Jensen pedalava de volta para casa, gritando “FUCK!” a plenos pulmões, na maior alegria que teve em dias, depois de conseguir o que tanto queria, outras coisas aconteciam. O padrasto de Justin quase o matou, e a sua mãe não teve força para dizer nada que fosse importante, então ele arrumou as coisas para ir embora, levando consigo dinheiro e uma arma. Tyler também já tinha comprado uma arma durante o episódio. E enquanto Hannah Baker chega em casa, com marcas assustadoras no corpo e começa a planejar as fitas e os “porquês”, escrevendo e riscando nomes, na folha que futuramente veremos com a mãe dela, outras tramas vão se assomando a essa. Jess destruída, jogando fora as bebidas, se esfregando no banho e chorando. Sheri chorando no local do acidente… Courtney indo conversar com o pai…
Tudo repercutindo e tudo se fechando. Tudo se INTENSIFICA para o Season Finale vindouro. Com uma trilha sonora pesada, o episódio nos mostra os sujeitos das fitas passadas. Todos no limite. Alex arrumando o quarto, com um pai tenebroso ao seu lado, a quem ele chama de “sir”. Tyler está ficando com o mesmo olhar perdido e cansado de Alex. Como quem está deixando de se IMPORTAR. E então, criando todo o suspense, o episódio nos apresenta a informação de um adolescente de 17 anos que atirou na própria cabeça, enquanto Hannah Baker toma sua decisão. Podia ter sido qualquer um. Alex Standall. Tyler Down. Justin Foley. Acho que o episódio foca especialmente nessas três “possíveis vítimas”, e cria um suspense interessante para o último episódio da temporada, o qual verei em seguida, quando meus nervos se acalmarem.
Vamos lá, que o negócio tá sério!

Para mais postagens de 13 Reasons Why, clique aqui.



Comentários

  1. haha eu não consegui te esperar e já terminei faz um tempo ... agora é esperar a segunda e eu sou dessas que sofre de ansiedade pela espera de uma trama instigante como essa ... já estava assim por 3% curiosa pelo desenvolvimentos dos personagens preferidos Rafael e Joana!!!!

    tenho que sair dessa vidaaaaa :'( ... kkkk

    ResponderExcluir

Postar um comentário