The Leftovers 3x01 – The Book of Kevin


“You can’t die here in Miracle”
UM DOS MELHORES EPISÓDIOS DA SÉRIE! Tá, tudo bem, ainda não é uma obra-prima da ficção com toda a poesia e simbolismo do Hotel quando Kevin morreu, na temporada passada, mas é um episódio MAGNÍFICO que nos leva de volta a esse universo no qual parte da população mundial desapareceu no dia 14 de Outubro, agora há quase 7 anos! Três anos depois de onde a temporada passada parou, as coisas continuam acontecendo de forma intensa, e é bom estarmos de novo em The Leftovers em um episódio bom bem escrito, intimista e comovente, sabendo que estamos na última temporada da série da HBO… certamente será algo surpreendente, como podemos notar desde o começo. E vendo o primeiro episódio, o pôster fica bem compreensível, e eu digo que é um pôster FORTE, forte de verdade.
Não só porque o Kevin está sem camisa.
Embora sempre agradeçamos os takes de Kevin sem camisa.
A introdução fortíssima do episódio nos leva de volta no tempo, antes do momento em que pessoas como Megan e Evie morreram com um ataque de mísseis em Miracle, matando os GR que invadiram o lugar… 3 anos depois, Kevin Garvey está em uma versão alternativa de Miracle, pairando sobre o buraco onde os GR foram assassinados, montado em um cavalo, avisando as pessoas de que não precisam mais de autorização para entrar na cidade, enquanto a igreja do padre Matt lota de pessoas, buscando algum tipo de luz e salvamento no “aniversário” de 7 anos do dito Arrebatamento. Todo mundo está assustado. Alguns visivelmente, outros ocultam o medo, mas de todo modo os nervos estão à flor da pele, com um motivo claro: SETE ANOS é um número significativo em várias passagens importantes da Bíblia.
O que pode acontecer 7 anos depois do fatídico 14 de Outubro?
Tudo? Ou nada?
Miracle está um verdadeiro caos, na verdade. Kevin quer que Matt acalme as pessoas em sua igreja, porque ele não pode aguentar outra explosão na cidade, e pessoas como Dean retornam – Dean apareceu na PRIMEIRA TEMPORADA, como o cara com quem Kevin perseguiu e atirou em cães, e ele está em um processo alucinatório no qual acredita que os “cachorros” assumiram forma humana e estão tomando o poder, mas Kevin não pode acreditar nele e manda Laurie falar com ele. Eu tenho certeza que há toda uma explicação por trás desse simbolismo que eu, infelizmente, não fui capaz de entender. Mas, conhecendo o roteiro complexo e inteligente de The Leftovers, Dean e o retorno da história “dos cachorros” não pode ter sido um mero acaso, e os próximos 7 episódios devem nos elucidar a respeito disso.
Fico feliz em termos Tommy Garvey na série, com um papel tão importante, e seguindo os passos do pai, agora como um policial também – e ele continua absolutamente LINDO. Em seu aniversário, sua família e amigos dão uma festa surpresa, à qual até mesmo sua irmã (!) comparece! Sua cena do pedido de aniversário foi linda, dizendo as coisas que ele poderia pedir, listando-as, depois passando adiante o pedido porque não há nada mais que ele queira… foi lindo e excessivamente emocionante, mesmo que fosse uma cena simples. The Leftovers consegue nos comover com pouco e com tudo, afinal tudo é muito intenso na série. Nossos sentimentos ficam à beira de um colapso! Por exemplo, a cena de Kevin e os caras na varanda, conversando sobre o que eles estavam fazendo quando tinham 25 anos de idade, e então ele fala de seu aniversário de 25 anos…
Quando conheceu Laurie.
É uma história bonita, deveras bonita. E mais bonita do que a parte de Laurie, foi quando ele falou do bebê sorridente e extremamente calmo no banco de trás, nada assustado pelo acidente, que lhe sorriu… um ano depois ele estava casado com Laurie e tinha adotado aquele garotinho sorridente que ama – e o sorriso de Tom foi tão bonito e sincero que me arrepiou! Depois ele conversa com Nora, e percebe que a história DELES precisa ser um pouquinho melhorada, mas eles têm uma cena que não é realmente ÚTIL para o desenvolvimento da trama do episódio, mas é deliciosa, porque agradecemos cada momento de Kevin sem camisa (SEMPRE vale a pena!), e nem precisava da cena de Nora colocando a mão dentro de sua calça (embora eu tenha gostado), porque só a câmera descendo lentamente por seu peito e sua barriga provocantes…
Wow.
Preciso me controlar.
De todo modo, Kevin Garvey ainda é o mesmo de sempre: problemático, sofredor e potencialmente infeliz. Aquela cena na manhã seguinte, quando Nora sai para caminhar, e ele coloca a cabeça dentro de um saco plástico e respira… WOW, QUE AGONIA! E isso casa perfeitamente com a cena seguinte, naquelas desesperadoras confusões e climas tensos de The Leftovers, quando a água do rio no qual Matt batizaria novos fiéis foi supostamente envenenada, e começa uma verdadeira guerra entre pessoas de branco, querendo ser batizadas, e pessoas de vermelho, com a foto de Evie na camisa, alertando sobre o assassinato dos GR. E é doloroso e gráfico como uma pedra é jogada, por exemplo. Uma única pedra representando a violência, o horror e os nervos tensionados de todo mundo em Miracle… faltam 13 dias.
“The water’s fine. It’s a prank. The water’s safe. It’s a stupid prank”
Garvey pula na água para provar que está tudo bem, sabendo ou não que ela não estava envenenada, colocando fim a essa confusão e acabando batizado, o que é apenas parte dos momentos marcantes do episódio. Temos Dean atacando, por exemplo. Temos Tommy matando sua primeira vítima, e tremendo de puro pavor e choque. A própria cena do tiro foi apavorante. A cabeça explodindo em sangue no rosto e na camisa branca de Kevin… estabelece-se algumas coisas para a temporada: Mary e Noah estão indo embora da cidade sem Matt, porque ela não aguenta mais não poder sair dos limites da cidade, porque Matt tem medo que o milagre que a trouxe de volta vá passar e ela vá voltar para o coma, e enquanto Mary explica para Nora e Kevin que está partindo, ela conta um segredo de Matt: ELE ESTÁ ESCREVENDO UM LIVRO SOBRE KEVIN.
Ouch.
A cena é fortíssima, mas de uma maneira psicológica. Kevin está com RAIVA, e por isso ele vai até a igreja confrontar Matt, e é bem intenso. Basicamente, Matt, com alguma ajuda, escreveu um “evangelho” de Kevin, afinal de contas MUITA COISA aconteceu. Ele levou um tiro e não morreu, mesmo só indo ao hospital no dia seguinte. Ele tentou se afogar e um terremoto salvou sua vida. ele tomou veneno, morreu, foi enterrado, e então voltou… são coisas para serem levadas a sério. “You can’t die here in Miracle”. Ele EXIGE o livro de Matt de volta, e está LOUCO ameaçando bater nele… não achei que Matt fosse mesmo entregá-lo, mas ele o fez. Pegou o livro, e pensou seriamente em jogá-lo no fogo, mas não sabemos se ele realmente o fez, acho que não. Minha teoria era de que o livro NÃO QUEIMARIA, mas nunca saberemos, não é? De todo modo, o anúncio no céu não o deixou jogar: FALTAM 13 DIAS.
Para o dia 14 de Outubro, 7 anos depois do Arrebatamento.
Enquanto isso, temos um daqueles finais bombásticos de The Leftovers que nos prendem e nos surpreendem. Porque eu, SINCERAMENTE, não sei o que significa, mas estou LOUCO para voltar na próxima semana e descobrir… temos uma cena construída toda em cima de suspense e mistério, uma figura misteriosa levando pombas, como na cena introdutória, a uma senhora que lhe pergunta: “Sarah… does the name Kevin mean anything to you?” E Sarah, naturalmente, responde que não. Sério, eu queria MUITO saber o que aquilo tudo significa, e NÃO SABER me empolga. Estou CONTENTÍSSIMO por estar de volta a The Leftovers, e perceber que ela não perdeu sua força, sua capacidade de chocar e sua maneira intensa e quase poética de contar a história. Ver The Leftovers pode ser um tanto quanto perturbador, na maioria dos momentos, mas é altamente recompensador!
Paixão eterna por The Leftovers.

Para mais postagens de The Leftovers, clique aqui.


Comentários