13 Reasons Why 1x08 – Fita 4, Lado B

 
Eu não tinha certeza de como seriam as coisas agora que Clay Jensen devolve as fitas a Tony e disse que elas estavam lhe fazendo muito mal, e por isso não queria mais escutá-las… quer dizer, todos sabíamos que as fitas voltariam a Clay, e ele ainda as continuaria escutando, mas eu não sabia como passaríamos a parte do episódio até isso acontecer, mas a resposta é simples: escutamos a fita de Hannah Baker sobre Ryan Shaver independente de Clay a estar escutando, e os flashbacks são mais independentes dessa vez. Clay Jensen está envolvido com Tony em uma perigosa e libertadora escalada, e por isso Ryan não recebeu visitas e ameaças de Clay como as pessoas anteriormente receberam. Como Tyler Down. Ou Courtney Crimsen. Ou, mais recentemente, Zach Dempsey. E com Clay e Tony dividindo a cena, temos alguns dos momentos mais emocionantes de 13 Reasons Why até aqui, tornando esse um dos meus episódios FAVORITOS, especialmente por essa cena da capa!
As coisas estão ficando perigosas nesse momento na escola. Reuniões envolvem 6 das 7 pessoas que estão nas fitas antes de Ryan Shaver, e eles conversam sobre como não é justo que as fitas sejam divulgadas porque o Clay surtou, se eles fizeram tudo conforme as instruções de Hannah Baker, e eles querem dar um jeito de resolver isso tudo, enquanto Clay escala de forma hilária e medrosa, e Hannah Baker, no passado, descobre que aos 18 anos somos pressionados para fazer uma das escolhas mais importantes de nossas vidas, e definitivamente não estamos preparados para fazê-la: escolher uma faculdade. E o Sr. Porter é um verdadeiro BABACA falando de notas baixas e competitividade de faculdades, desencorajando Hannah a correr atrás do que quer… exatamente o que ele NÃO DEVERIA fazer em seu cargo!
Desejo muito vê-lo demitido.
Mas no passado, vemos Hannah se juntar a um pitoresco clube de poesias, onde ela encontra Ryan Shaver. Ela, a princípio, não gosta dele, porque ele publicou a lista de Alex Standall em sua revistinha que circula pela escola, mas ele foi até ela, pedir desculpas, dar-lhe um diário de presente e pedir que ela voltasse ao grupo. E ela voltou. Durante a leitura de uma forte poesia de Ryan, ela aplaudiu e viu alguma esperança… talvez ele pudesse ajudá-la a escrever, afinal de contas ele conseguiu que as pessoas sentissem o que ele estava sentindo quando escreveu aquelas palavras. Então eles começam a fazer aulas juntos, e a princípio aquilo foi muito fofo. Hannah Baker estava tentando colocar para fora os seus sentimentos e os seus sofrimentos, e Ryan Shaver podia estar ajudando, talvez ele tenha mesmo tentado. Talvez ele pudesse ter sido um bom amigo.
Mas não o foi.
No presente, a mãe de Clay surta quando o Sr. Porter lhe conta que o filho não está na escola, e enquanto isso Clay Jensen está terminando a escala puxado por Tony e, uma vez lá em cima, ele diz coisas como “This was fucking amazing!” e “FUUUUUCK!”, em gritos de liberdade que lhe mostram o quanto essa palavra é ÚTIL, e eu gosto de ver a liberdade de Clay, e o quanto aquilo o fez bem. A conversa de Clay e Tony que se seguiu foi surpreendentemente dolorosa. Tony lhe pergunta se ele já viu um corpo ou uma cena de crime, e lhe conta que ele já. De um suicídio. Ele viu Hannah Baker morta, e foi FORTE. Sentimos perfeitamente toda a dor de Tony em sua narrativa. A descrição dolorosa conta de como ele viu Hannah deixar uma caixa na porta de sua casa, mas não quis falar com ela, porque se fosse importante ela não teria feito isso escondida… depois, quando ele ouviu a primeira fita, ele tentou desesperadamente ligar para a casa dela, e ninguém atendeu.
Então ele correu até lá. A polícia estava lá. A ambulância.
O corpo dela em um saco sendo jogado dentro do carro.
Verdadeiramente traumatizante e forte, uma descrição triste e emotiva de Tony, que mostra o quanto ELE sofreu com isso tudo – como o seu cérebro deve ter sido duramente bagunçado. Ele se sentiu culpado, embora não tenha culpa de fato, e embora não esteja em uma das fitas. Mas ele VIU Hannah Baker ir até a sua casa deixar a caixa de fitas, e talvez se ele tivesse parado para falar com ela, nada disso tivesse acontecido. É estranho pensar que você foi a última pessoa a ver alguém vivo. Hannah Baker deixou as fitas na casa de Tony, voltou para casa e se suicidou na banheira. Por questão de minutos, Tony não pôde salvá-la. Quando ele descobriu o que estava acontecendo e foi até lá, já era tarde demais… e essa é uma visão que ele JAMAIS vai poder esquecer. Esse episódio foi bem sucedido em me fazer gostar mais dele.
O que Ryan Shaver fez, vocês me perguntam? Ele roubou uma poesia forte e íntima de Hannah Baker, que ela não queria que fosse publicada, e colocou em sua revista, para que todos vissem. Ninguém soube que era de Hannah, mas todo mundo leu, todo mundo riu, todo mundo comentou. Virou até pauta de aula! Imagino o quão doloroso deve ter sido para Hannah escutar a própria professora lendo aquilo na frente de toda a sala. Todo o sofrimento que isso significava para Hannah, todos os seus sentimentos que ela queria colocar para fora em forma de poesia, mas não queria que fosse lido, porque era íntimo e doloroso demais. Ryan não tinha nenhum direito de divulgar aquilo se ela não queria que ele o fizesse. Eventualmente ela parou de escrever, e isso é um sinal de alguma coisa. E quando Clay leu a revista para ela e disse que é legal, mas não sairia com uma garota dessas?
Hannah já estava machucada demais, e aquele foi só mais um golpe!
Clay Jensen está de volta com as fitas, vai terminar o seu trabalho, por mais que doa. Eu ri (estranho rir em 13 Reasons Why, mas aconteceu) quando o Clay ficou falando que achou que, talvez, Tony fosse apaixonado por Hannah, e ele disse: “Clay… you know I’m gay, right?” e, surpreso, Clay perguntou: “What?!” Sério, Clay Jensen não é lento APENAS para escutar as fitas! Clay volta para casa, talvez um pouco melhor, mas ainda com várias fitas pela frente, algumas das mais fortes ainda por vir… um dos momentos mais bonitinhos da série foi quando Clay foi até a farmácia dos Baker, onde Olivia estava trabalhando, e entregou a ela a revista com o poema de Hannah. Foi tão simples e tão rápido, mas tão profundamente emocionante! A maneira como Olivia Baker olhou para a folha, reconheceu a letra da filha… “It’s her handwritting” “Yeah. I know that now”. A emoção em seus olhos e em suas lágrimas…
As fitas ficam muito mais sérias a partir de agora.
E eu estou com medo.

Para mais postagens de 13 Reasons Why, clique aqui.



Comentários

  1. Clay é lentium em tudo hahaha ri também nessa cena!
    E neles gritando no topo da "montanha" depois da escalada ~desnecessária~ hahahahaha

    Beijãozão *

    ResponderExcluir

Postar um comentário