Chiquititas (2014) – Carol encontra Maria!


“Não me digas mentirinhas / Dói demais”
As coisas começam a mudar em Chiquititas de agora em diante. Na primeira fase da novela, víamos as garotas originais do Orfanato Raio de Luz receberem Pata e, pouco tempo depois, Mosca, Binho e Rafa, os primeiros garotos no lugar, que são ajudados por Carol e trazidos, em um momento emocionante, para a casa. Acredito que a primeira fase termina quando, após a morte de Letícia, Dani acaba também transferida para o Raio de Luz porque Carol não consegue a sua guarda, mesmo com todo o sofrimento causado pelo Dr. José Ricardo que fez com que ela terminasse o seu relacionamento com Júnior, perante a promessa de que, assim, ela teria a guarda da filha da melhor amiga. Terminada essa primeira fase, que foi muito bem escrita e nos envolveu até aqui, começamos, agora, a receber os novos personagens.
E a primeira é a Maria!
Maria aparece pela primeira vez quando Carol está voltando para casa depois de falar com o juiz sobre o caso da Dani, sem qualquer tipo de sucesso, e ela escuta um barulho no meio do lixo. Curiosa, achando que se trata de um animal, como um gato, ela encontra Maria, pequenina e suja, meio encolhida, visivelmente assustada – sem dizer nada. Carol tem toda uma delicadeza impressionante. Ela conversa com Maria e a convida para ir para sua casa, e como a garota não expressa muita vontade de confiar na mulher que acabou de aparecer, ela diz que vai ir para casa, e se ela quiser segui-la, tudo bem. Então, Carol anda para casa bem lentamente, sorrindo de vez em quando ao perceber que está sendo seguida. Mas Maria tem medo demais de entrar na casa, mesmo que siga Carol até lá, e então sai correndo… para voltar naquela noite.
Ela volta tocando a campainha. Carol atende a porta, vai para o meio da rua… não encontra ninguém. Mas quando ela entra em casa: Maria, sentadinha no canto da sala, abraçando os joelhos, tímida e assustada, mas aceitando a ajuda. São cenas muito fofas e muito emocionantes, e eu gosto muito de como a Carol trabalha com a situação, e levar a garota para casa é MESMO a cara dela – vide o que ela fez com Mosca, Binho e Rafa lá no começo da novela. Eles também tiveram uma noite na casa da Carol, o Binho até vestiu roupa da Dani! Mas os garotos eram consideravelmente mais receptivos que Maria. Maria é uma garota nova que sofreu bastante, traumatizada. Ela não confia nas pessoas, ela não abre a boca para falar nada… a não ser para gritar e jogar um banquinho em Beto e Tomás Ferraz quando eles chegam.
O que é até engraçado.
No começo, Beto não está muito contente com a Carol trazer mais uma criança para dentro de casa, mas acho que ele só está com um mau humor reforçado por causa do término do namoro com Clarita. O Tobias é todo querido, do jeitinho desajeitado dele, ficando todo contente porque conseguiu “colocar a menina para ver desenho”! Naquela noite, Maria dorme no chão da sala, no mesmo lugar em que estava sentada vendo desenho. Carol até tentou levá-la para a cama de Dani, mas ela não gosta que toquem nela, então Carol precisa deixá-la lá, tudo a seu tempo e à sua maneira. É lindo como Carol volta, no meio da noite, para cobrir e cuidar dela… a Carol é uma boa pessoa. E a música tema de Maria, por enquanto, é Mentirinhas, da Mili e da Tati, que é a música que toca o tempo todo quando estamos com cenas da nova garota…
No dia seguinte, Maria toma um banho, coloca a roupa da Dani, fica encantada com o quarto e os brinquedos da garota, e abraça a Laurinha (que por sinal eu não acho uma boneca bonita!). Carol tenta falar com ela, tenta dizer que queria ouvir sua voz, ouvir o que ela tinha a lhe dizer… mas nada adianta. A única coisa que ela pode fazer é levá-la às autoridades para o caso de alguém estar procurando por ela, e caso não, talvez conseguir uma vaga para ela no Orfanato Raio de Luz. Carol é prestativa, atenciosa, inclusive deixa de ir trabalhar naquele dia para cuidar da garota, enquanto Maria fica sentada no sofá, mexendo no cabelo de Laurinha, sorrindo pela primeira vez… estou ansioso para ver como a personagem se desenvolve daqui adiante. Com as outras garotas, com a Laurinha, quando começar a conversar com ela e vê-la em forma de garota…
Enfim, mas isso é coisa para mais tarde…

Para outras postagens de Chiquititas, clique aqui.
Ou visite nossa Página: Cantinho de Luz


Comentários