Os Smurfs e a Vila Perdida (2017)


Um recomeço para os Smurfs!
Finalmente nossas ADORÁVEIS criaturinhas azuis estão de volta, dessa vez em um filme completo em animação, portanto sem Neil Patrick Harris e Jayma Mays. Embora eu teria gostado se os Smurfs cantassem mais, esse filme foi uma DELÍCIA. Tem um roteiro talvez mais simples que os últimos dois filmes da franquia, mas é tão fofo quanto, e tem a capacidade de nos deixar um pouco mais leves e sorridentes… saímos do cinema bem, e esperando mais, porque as coisas MUDAM drasticamente para toda a mitologia dos Smurfs com a proposta da “Vila Perdida”. Surpreendente e delicioso, o filme tem uma trilha sonora muito boa e desenhos realmente muito bonitos, e cores fortes. E se a Vila dos Smurfs, com seus cogumelos fofos, sempre foi muito bonita, a Vila Perdida é AINDA MAIS BONITA, e super grandiosa e elaborada. Gostei!
O filme começa apresentando-nos novamente aos Smurfs, e ao fato de cada um ter sua característica mais forte em seu nome – como o Desastrado, o Gênio e o Robusto, mas Smurfette, a única smurf garota da vila, não sabe o que ela é. E ela quer saber. Ela tenta ser ranzinza (é muito fofa!), ela tenta de tudo, mas nada parece ser adequado para ela… dizem que Smurfette é a junção de “smurf” com “ette”… mas o que é uma “Ette”? Enquanto Smurfette está tentando descobrir quem é, Gargamel está tentando roubar os smurfs e sua energia azul, novamente, para se tornar o feiticeiro mais poderoso do mundo, e assim acaba conseguindo sequestrar Smurfette – mas ela não é uma smurf “de verdade” (embora isso seja questionado mais tarde), no sentido de não ter sido criada como os demais, mas por Gargamel!
Tudo bem, os amigos de Smurfette aparecem para salvá-la!
É dali em diante que começamos, de fato, a aventura do filme. Smurfette, Desastrado, Robusto e Gênio chegam de volta à Vila e ficam de castigo pelo Papai Smurf, já que saíram sem avisar – mas Smurfette foge durante a noite, e seus três amigos fazem exatamente o mesmo. Por quê? Porque o Gargamel descobriu a localização de uma Vila Perdida de Smurfs e está indo até lá… boa como é, Smurfette não pode deixar que ele faça o que quer fazer, então precisa salvá-los. E EXISTEM NOVOS SMURFS POR AÍ! Isso é o mais legal! Então eles entram na Floresta Proibida, que é um dos cenários mais bonitos e extravagantes. Nas mesmas cores vivas, a Floresta Proibida tem maravilhas loucas e interessantíssimas. Flores que te engolem, te beijam, te socam… Coelhos Brilhantes e, o que é mais legal de tudo, UM RIO MUITO DIVERTIDO.
E diferente de tudo!
As mensagens de Os Smurfs são sempre muito bonitinhas… Gargamel e Cruel caem no perigoso rio, depois do caos de uma intrincada encruzilhada, e tanto Smurfette quanto Robusto decidem ajudar… a bondade em seus corações não permite deixá-los lá, e na verdade isso se revelou MUITO BOM. porque Gargamel foi para onde achou que devia ir, que era o lugar errado, e os Smurfs caem na praia e são encontrados pelos moradores smurfs da “Vila Perdida”. QUE SÃO TODOS SMURFS FEMININAS! Isso amplia de forma significativa a ideia de Smurfs, e é muito bonito! Adorei ver o novo lugar… os nomes delas vêm das plantas, elas tem gorros e calçados como os dos Smurfs, um pouquinho mais amarelados, e seus cabelos não são loiros como os de Smurfette, mas em tons de azul, como o resto do corpo dos Smurfs. Uma novidade e tanto!
E temos a líder, a Smurf Magnólia…
Eu esperava algo como “Mamãe Smurf”, mas não com os nomes de plantas!
De todo modo, a Smurf Magnólia veste-se com um gorro vermelho e tem cabelinhos brancos, exatamente como o Papai Smurf… e é um máximo! Adorei todo aquele lugar, adorei a energia e a beleza, como eles foram ficando amigos, como os Smurfs se divertiram, como o Smurf Desastrado saiu em uma missão e descobriu que é um ótimo piloto de libélula, e como Smurfette parecia ter encontrado o seu lugar. E a chegada do Papai Smurf também foi muito bonitinha! O problema foi quando Gargamel também chegou ao lugar, e organizou um verdadeiro massacre, conseguindo congelar todos os smurfs presentes e levá-los todos para sugar suas forças vitais, deixando apenas a pobre e sozinha Smurfette, deitada no meio da floresta, chorando.
Foi tão tristinho!
Mas as cenas seguintes foram ótimas e LINDAS. Porque a mensagem é clara: a Smurfette acha que não é uma “smurf de verdade”, então vai enfrentar o Gargamel para libertar todos os seus amigos, E ELA CONSEGUE. A sua força é imensa, e sua determinação também, bem como seu bom coração. E ela consegue salvar todo mundo e mandar o Gargamel para muito longe, para as três árvores imensas… infelizmente, no entanto, ela volta a ser um monte de argila, e então é levada de volta à Vila dos Smurfs, onde todos dão as mãos, fecham os olhos, choram e se despedem de Smurfette… a cena MAIS LINDA DO FILME, eu chorei de verdade, comovido! Porque as mãos dos Smurfs brilham, e sua energia trazem Smurfette de volta à vida, e o primeiro que a vê é o Desastrado. A cena do Desastrado e da Smurfette foi muito emocionante!
Porque a Smurfette É UM SMURF DE VERDADE. Sempre foi.
Independente de quem te trouxe ao mundo, você é aquilo que quer ser. A Smurfette é uma smurf de verdade porque ela ESCOLHEU estar com o Papai Smurf e os seus irmãos, e escolheu ser como eles, boa e prestativa… então é fácil de dizer, no fim do filme, o que é uma “Ette”… acontece que Smurfette É MUITAS COISAS. Ela não é uma coisa só como a maioria dos Smurfs, mas uma infinidade de características juntas que a tornam quem ela é e, por fim, uma smurf de verdade. Lindinho e fofo, eu estou curioso para saber se eles vão seguir nessa linha de filmes e fazer mais animações dos Smurfs, agora que o elenco aumentou significativamente, com personagens como a SmurFlor e a SmurfLily e a SmurfMelody… bem, eu sei que vai ser muito gostoso e diferente acompanhar smurfs meninos e smurfs meninas em um próximo filme!
Smurfertido!

Para outras reviews de FILMES, clique aqui.



P.S.: ADOREI Snap, aquela joaninha que tirava fotos e imprimia as coisas, como o mapa que pegaram da sala do Gargamel e tudo o mais… mas a selfie de Desastrado, Robusto, Gênio e Smurfette foi LINDA demais, tanto na hora que foi tirada, como quando foi “impressa” em uma folha de árvore… QUE COISINHA MAIS FOFA! <3

Comentários

  1. Não sigo muito este tipo de gêneros, mas adorei este filme!! Faz muito tempo que não via um filme com uma animação tão boa quanto Os Murfs e a Vila Perdida, o que mais me impressionou foram todos os dados que encontrei sobre o filme. Se ainda não a viram, eu recomendo amplamente, vocês vão gostar com certeza.

    ResponderExcluir

Postar um comentário