13 Reasons Why 1x07 – Fita 4, Lado A


“Welcome to Liberty High”
Hannah Baker avisou no começo dessa fita que, talvez, você ache esse motivo bobo para alguém estar nessas fitas, mas eu não acho que seja realmente assim – eu acho que, como já disse antes, tudo é uma bola de neve, crescendo e crescendo, e já estamos em uma parte da trama em que Hannah Baker precisa e quer ajuda, está muito mais triste do que estava no começo da temporada, e os problemas deflagrados por uma série de ocorridos já estão começando a consumi-la… e é mais ou menos o que está acontecendo com Clay Jensen, quando seus pesadelos constantes com Hannah Baker começam a assombrá-lo durante o dia, e ele tem devaneios e alucinações muito preocupantes e fortes, e você percebe o quanto ele está entrando em parafuso por causa de tudo… por causa da morte de Hannah, por causa das coisas que escuta nas fitas…
Falemos de “solidão”. Sobre como é “se sentir sozinho”, e isso é algo muito sério. Segundo Hannah, e eu posso concordar com ela, todos nós precisamos de elogios e de contato humano. Faz sentido. Tudo começa na finalização do “Dollar Valentine”, aquela cena nojenta que colocou Marcus na fita anterior… Zach Dempsey, o sujeito dessa sétima parte da história, volta para ficar com Hannah quando ela está chorando e num choque muito grande para se mover… Hannah estava traumatizada, e Zach foi gentil com ela naquele dia… mas no dia seguinte, quando foi atrás dela no almoço, ele foi um babaca que disse todas as coisas erradas, como o comentário sobre a bunda dela, e então ela o expulsou, e ele se revelou. A maneira como a culpou pelas coisas que aconteceram com ela (esse é o pior) e como foi embora dizendo um “Fuck you”.
É triste. E é forte como Clay fica olhando para ele ao ouvir a fita.
Clay Jensen está à beira de um ataque de nervos, prestes a SURTAR. Ele vê coisas onde não tem. Escuta pessoas dizendo coisas que não estão dizendo, como a garota nova ou Tyler Down na quadra de basquete. Ele responde à fita de Hannah no meio do corredor… no jogo de basquete a que ele vai, ele invade a quadra, e se imagina dando um soco na cara de Zach, com uma intensa expressão de raiva e uma respiração pesada… mais tarde ele se imagina jogando a bola de basquete contra Zach. Nada disso ele faz de verdade. E um dos momentos mais chocantes foi Clay vendo Hannah Baker morta no meio da quadra, durante o jogo. Vestida de branco, os pulsos cortados, mergulhada numa poça de sangue – ali ele gritou para que o jogo parasse, e então teve que sair, porque estava se sentindo mal demais para continuar ali dentro.
O que Zach fez a Hannah? Bem, primeiro ele foi um idiota na lanchonete. Depois ele a privou de seus recados e elogios em uma aula específica, e então ela se deu conta do quanto precisava daqueles elogios, e armou uma armadilha para ele, ao desconfiar que seus bilhetes estavam sendo roubados… uma carta escrita a Zach, uma cara que não sabemos o que diz. E ela se pergunta: “Why me, Zach? Why me?” E Clay, já não suportando mais (“I can't... I can't do this anymore. This goddamn school, it's a terrible place”), conversa com Skye do lado de fora da escolar quando ela o pega riscando o carro de Zach – “I think I’m losing my shit”. Clay Jensen está preocupado que está perdendo o juízo, e ele vai até Tony em busca de ajuda: “Those tapes are messing me up. They're doing shit to my head”. E é deveras doloroso ver o que Clay está sentindo.
Com o carro do filho riscado com os dizeres “WHY ME?”, a mãe de Zach vai até a casa de Clay para tirar satisfações, e Clay não tem forças o suficiente para mentir, e assume a culpa. Ali temos um dos diálogos mais bem escritos da série, quando Zach diz: “I freaked, okay? That letter. That shit was heavy, and... I didn't know what to do”. E essa é a PRIMEIRA prova concreta de uma mentira de Hannah: ZACH NÃO JOGOU A CARTA DELA FORA. Quando Zach a tirou da carteira, com seu modo de falar meio engasgado, os olhos pesarosos, eu realmente acreditei nele… eu realmente achei que ele pudesse estar sofrendo. Não tanto quanto Hannah, que escreveu um bilhete forte para a aula (“What if the only way not to feel bad is to stop feeling anything at all, forever?”) e ninguém realmente a ajudou, emu ma discussões com muita divergência de opiniões, algumas que só pioram tudo!

“See, I have this theory, Zach. I have this theory that you're lonely too. Could that be possible? What kind of lonely could the great Zach Dempsey possibly feel?”

Hannah percebe como não é a única f*dida da escola.
Mas talvez o episódio tenha sido mais sobre Clay do que qualquer coisa. Prestes a explodir, ele pega a caixa de fitas e a leva de volta a Tony, diz que não quer mais, que não aguenta mais, e que aquilo está acabando com a sua cabeça… Tony quer que ele termine, oferece ajuda, mas Clay não aguenta mais. Deixa as fitas e vai embora. É apavorante ouvir o início das fitas tocando nos alto-falantes da escola, ainda que seja outra alucinação/medo de Clay Jensen. Ele está no limite, e acho que acabou de passar dele. Ele tentou expor a professora sobre o bilhete de pedido de ajuda de Hannah, que não serviu para nada… e quando o Sr. Porter o tirou da sala para acompanhar Courtney e apresentar a escola para os alunos de intercâmbio, ELE COLOCOU TUDO PARA FORA. Ele fez um discurso de quem está SURTANDO, e ele realmente PISOU em todo mundo.
Foi aplaudível. Mas foi muito forte.
Embora eu ache que algumas coisas precisavam ser ditas…

“Look at these lockers. They all look alike, right? Not this one. This one is special. It belonged to a girl who killed herself. You see all these ‘don't kill yourself’ posters up on the wall? They weren't up before. They put them up because she killed herself. And why did she do it? Because the kids here treated her like shit! But no one wants to admit it, so they paint over the bathrooms and put up a memorial, because that's the kind of school that this is. Everyone is just so nice until they drive you to kill yourself. And sooner or later, the truth will come out. It's gonna come out. Right, Tony? Right? You know the truth. […] Welcome to Liberty High”

WOW!
Fiquei até sem fôlego.
Mas essa foi, definitivamente, A MELHOR CENA DA SÉRIE ATÉ AQUI! <3

Para mais postagens de 13 Reasons Why, clique aqui.



Comentários