Doctor Who 10x01 – The Pilot


“This is the gateway to everything that ever was… or ever can be”
DOCTOR WHO ESTÁ DE VOLTA! \o/ E eu só posso dizer que eu senti TANTA saudade disso, e eu já estou começando a chorar em pensar em me despedir de Peter Capaldi… ver aquela energia de regeneração no “coming soon” do final, por exemplo! MUITO MELHOR do que os dois últimos Especiais de Natal, parece que é a primeira vez desde 2015 que temos um episódio de Doctor Who realmente BOM. Bom, não, EXCELENTE. Peter Capaldi está de volta como o Twelfth Doctor para sua última temporada, e The Pilot apresenta Bill Potts, a nova companion, e é uma das melhores apresentações de companions dos últimos anos. Embora eu adore a entrada de Clara Oswald na série, morrendo algumas vezes até se tornar companion oficial do Matt Smith, Bill Potts tem um carisma gigantesco, sua química com Peter Capaldi é instantânea, e o roteiro é excelente.
Porque isso faz toda a diferença, e The Pilot tem um roteiro SENSACIONAL.  Traz de volta o que tanto amamos em Doctor Who, desde sempre. O início já é brilhante… o Doctor é agora um professor em uma Universidade (com um grande mistério a ser resolvido, do cofre que há no subsolo, o que deve ser uma trama importante da temporada), e ele chama Bill Potts para uma reunião! A entrada de Bill Potts nesse universo ainda não é entrando na TARDIS, mas entrando no escritório do Doctor – um Nardole todo metálico a atende, e o lugar é adornado com uma TARDIS com um aviso de “out of order”, fotos da River e da Susan, um porta canetas repleto de modelos antigos de chaves de fenda sônicas, e então o Doctor entra em cena, tocando a sua guitarra, perguntando a Bill o motivo de ela ir a suas palestras se ela não é uma aluna.
“Why do you keep coming to my lectures?”
Esse primeiro episódio da decimal temporada vem com um ritmo diferente… RÁPIDO. E eu gostei. Nos prende de uma forma envolvente, enquanto a conexão se estabelece quase que no mesmo momento, em uma série de perguntas e dúvidas… “Well, most people when don't understand something, they frown. You… smile”. Por causa dessa característica única de Bill Potts, o Doctor resolve ser seu novo tutor. E eu gosto dessa ideia toda, do Doctor como PROFESSOR e PALESTRANTE. “Time And Relative Dimension In Space… it means life”. Mas como tudo é rápido, temos uma série de informações a absorver e guardar. Como o Doctor e Nardole na frente do cofre. Bill entrando escondida. Bill conhecendo uma garota em um bar, uma mesma garota que está na palestra do Doctor… a mesma garota que Bill encontra do lado de fora da universidade.
ENTÃO A TRAMA DO EPISÓDIO COMEÇA!
Heather, a garota, leva Bill para ver uma coisa – “Would you come with me? Can I show you something?” Uma poça, uma poça estranha na qual Heather e Bill sabem que tem alguma coisa errada em relação a seus reflexos… mas não conseguem dizer o quê. Então paramos um momento. Paramos para ver desenvolver um pouco a relação do Doctor e de Bill, quando eles conversam sobre sua mãe, e Bill diz que fotos ajudam, mas ela quase não tem fotos da mãe, porque ela as odiava tirar… então, subitamente, uma caixa de fotos da mãe de Bill é encontrada, um monte de fotos em um momento emocionante em que Bill as olha uma a uma e chora… até encontrar o Doctor refletido no espelho de uma delas, tirando as fotos da mãe, naquele momento, mas no passado. AQUILO É TÃO SENSACIONAL. E tão querido da parte dele!
A poça misteriosa consome, por fim, Heather. E é assustador – então Bill acaba contando ao Doctor sobre a poça, e eu ADORO os mistérios de Doctor Who, e o suspense, sempre. “What could be wrong with your own face?” E é fácil, rápido e INTELIGENTE. Bill se pergunta o que há de errado com seu reflexo, o que pode estar errado, ela sabe que alguma coisa não está certa, mas o quê? É simples: nós NUNCA vemos nossos rostos como eles são, apenas um reflexo deles… mas Heather não tinha o rosto simétrico, por isso notou depressa que algo estava errado – por causa da estrela em seu olho. Mas o “reflexo” da poça ainda se mexe como um reflexo, ainda que não o seja… “It’s not reflecting you. It’s mimicking you. There’s something in the water pretending to be you”. Então existe ALGUMA COISA a ser investigada ali.
Mas o que quer que seja que está dentro da poça começa a perseguir Bill… o Doctor a manda para casa, para mantê-la em segurança, mas a cena em casa é repleta de suspense e nervosismo. Um barulho constante de água, os sons vindos de dentro do banheiro vazio. A sombra atrás de uma cortina em um espaço igualmente vazio. E então o olho. Na universidade, de uma poça de água, emerge Heather, fluindo água quase como “The Waters of Mars”, repetindo o que Bill diz, e então ela corre para a sala do Doctor, onde Heather segue, e ali temos um dos momentos mais GOSTOSOS do episódio. Porque como em um Piloto de verdade, nós temos todo um clima de apresentação e de recomeço, que acompanha a entrada de uma nova companion, e foi DELICIOSO. E vemos, imediatamente, que Bill funciona BEM como companion.
Quer dizer, o Doctor é todo solene e formal na apresentação da TARDIS, e é mesmo um lugar SENSACIONAL – “This is the gateway to everything that ever was… or ever can be”. Mas os comentários da Bill são verdadeiramente HILÁRIOS. Além de comparar o lugar com uma COZINHA, como vimos no trailer, ela ainda diz coisas como “Can I use the toilet?” e “Oh my God, this isn’t just a room, is it? This is a lift!”, demorando a chegar ao “Doctor! It’s bigger on the inside than it is on the outside” tradicional, esperado pelo Doctor e por Nardole, o que foi uma piada ótima, com trilha sonora hilária, um “Wey-hey! We got there!” do Nardole e uma expressão de “Ufa!” no Doctor que eu ri MUITO! Mas o MELHOR foi o momento da conversa no banheiro da Austrália, em que ela pergunta de onde ele é e diz que aquilo não faz sentido…
“Time And Relative Dimension In Space – TARDIS” SÓ FAZ SENTIDO EM INGLÊS!
“People don’t usually bring that up”
Gosto da maneira como Bill faz perguntas que ninguém nunca fez antes, e isso torna tudo bem divertido e novo… eu mesmo nunca tinha parado para pensar nisso, mas decididamente isso não faz sentido. Dali em diante, o episódio é ágil na mudança de lugares enquanto o Doctor persegue o quão rápido a Heather na Água é capaz de segui-los. E é bem rápido. Passamos da Austrália a 23 milhões de anos no futuro, depois do Fim do Universo, onde o Doctor entende, finalmente, tudo. Entende como aquela poça usou Heather e a sua vontade de “partir” para torná-la o piloto de que precisavam. E então temos um dos momentos MAIS MARAVILHOSOS DO EPISÓDIO! Uma visita RÁPIDA à Time War, à batalha Time Lords versus Daleks, e aquilo é um máximo! Legal como brincaram com esse momento tão específico e tão importante.
Mostra que essa temporada PROMETE.
Ali as coisas se resolvem, mais ou menos. Heather se torna um Dalek por algum tempo, mas não usa a poderosa arma de que dispõe para atacar – e o Doctor se pergunta o porquê. Mas é simples: A PROMESSA QUE HEATHER FEZ A BILL, DE QUE NÃO IRIA SEM ELA. “She’s not chasing you. She’s inviting you. Release her. Release her from her promise”. Enquanto o Doctor pede que Bill a liberte de sua promessa, as mãos delas se unem, e Bill tem uma visão de tudo, e é rápido e sensacional. Mas, então, ela precisa deixar a garota de que gostou partir, porque ela já não é mais humana… no entanto, ela não sabe que ela ainda vai ter as possibilidades que vislumbrou de viajar por todos os lugares, de estar por aí… porque a TARDIS logo estará de portas abertas para ela… e nós já estamos ANSIOSOS por ver Bill viajando definitivamente na TARDIS ao lado de Peter.
Mas o Doctor ainda vai manter seu emprego. Ele está disfarçado, protegendo o cofre… por quê? Final SENSACIONAL. O Doctor tenta apagar a memória de Bill, e é tão doloroso, porque ela acha que é a melhor coisa que lhe aconteceu, pede que ele deixe ela ficar com as memórias uma semana, uma noite que seja, para ter bons sonhos uma vez na vida! Por fim ela deixa que ele apague sua memória, mas então, enquanto fecha os olhos e se prepara, pede que ele imagina como seria se fizessem o mesmo com ele… doloroso, porque REALMENTE FIZERAM, o Doctor não tem coragem… foi uma cena emotiva e linda, e Bill pôde sair correndo com suas memórias intactas, para encontrar o Doctor e a TARDIS lá embaixo, esperando por ela, prontos para viajarem, se ela estiver a fim. Como é bom estar de volta a Doctor Who, como é bom conhecer uma nova companion.
ESTOU ANIMADO.
Essa temporada PROMETE!

Para mais postagens de Doctor Who, clique aqui.


Comentários