13 Reasons Why 1x10 – Fita 5, Lado B


“Not what happens... but what you decide to do about it”
Lembram-se quando Hannah Baker disse que tinha três histórias para contar sobre a noite da festa de Jessica? Bem-vindos à SEGUNDA história. Hannah não está NADA bem no fim da festa de Jessica, depois de tudo o que aconteceu, com o que presenciou, mas ela está em um estado tão catatônico que mal pode se mexer para ir embora. Então Sheri, quando Jeff pede que ela tire seu carro para poder sair, pergunta a Hannah se ela quer uma carona para ir para casa… e nessa carona para ir para a casa, as coisas acontecem. Chegou a fita de Sheri Holland. No retorno para casa, elas sofreram um leve acidente quando bateram em uma placa de “PARE”, e com a placa caída, Hannah disse que elas precisavam ligar para a polícia, enquanto Sheri surtou, disse que o seu pai não podia saber disso, e foi embora, deixando Hannah sozinha ali no meio do nada.
Para se sentir culpada com o que acontecesse a seguir.

“Sometimes... things just happen to you. They just happen. You can't help it. But it's what you do next that counts. Not what happens... but what you decide to do about it”

Nessa fita, as coisas acontecem depressa, já começamos direto no acontecimento. Hannah Baker, sozinha e sem bateria no celular, vai atrás de um telefone onde possa ligar para o 911 para falar do acidente – e quando ela o faz, a pessoa do outro lado da linha pede que ela fique calma, que eles já foram avisados e tudo vai ficar bem. Mas acontece que não foi Sheri quem ligou, e o acidente a que se referiram não foi de apenas bater na placa de “PARE”. E é então que tudo acontece. Hannah tentou ajudar, eu juro que ela tentou, tentou fazer o que era certo… mas já era tarde demais. Talvez se Sheri tivesse ligado logo para a polícia. Talvez se elas tivessem ficado ali, chamando atenção para o fato de a rua não ter uma placa… talvez. Clay Jensen, mesmo suspenso, aparece na escola para falar com Sheri, com aquele seu mesmo discurso de que “eles precisam falar para alguém sobre o que aconteceu”.

“We don't know how it really happened! I mean, yes, the sign was down. But he was driving drunk. […] I made the biggest mistake of my life. And I'm trying to keep it from ruining my life. Do you get that?”

É interessante notar como as coisas já repercutiram no passado. Ver Alex Standall tentando conversar com Clay Jensen quando essa tragédia que matou Jeff aconteceu. Eles conversam, e falam sobre o quão ridículo é a escola começar a espalhar cartazes sobre os perigos de se dirigir bêbado, como se isso bastasse – mas é só isso o que a escola faz, em qualquer tragédia, pelo jeito. E Clay está com raiva. Ela acusa Jeff de estar dirigindo bêbado na noite em que morreu, porque é isso no que todo mundo acredita, e ele está com raiva disso. E Clay estava com raiva de tudo… de Jeff, por dirigir alcoolizado. De Hannah, porque ele achava que ela estava tentando transformar aquilo sobre ela também: “I do understand. Every drama has to be your drama, or it doesn't count. Somehow this is all about you. It's incredible. Please, just don't, okay?”
Wow. Aquilo doeu.
Acontece que Jeff MORREU, e a verdade era que ele NÃO estava alcoolizado quando saiu da festa. Então talvez se a placa não estivesse quebrada, TALVEZ isso tivesse sido diferente… e como dói em uma pessoa sentir-se culpada por uma MORTE? É o que Hannah estava sentindo. Eu gostei de como, de alguma maneira, Sheri e Tyler tentaram se juntar, dizendo que eles eram diferentes das outras pessoas nas fitas, que só queriam derrubar Clay – eles podiam tentar conversar com ele, talvez ele os ouvisse. Mas nada mais é tão simples, nada pode ser. E quando Monty resolve caçar encrenca com Tyler, Alex Standall aparece para defendê-lo, e novamente não é porque ele se importa. Se por algo, é justamente porque ele NÃO SE IMPORTA. Quanto a Clay, tudo o que ele quer é que Sheri conte a verdade para a família de Jeff.
Só isso.
As famílias têm um papel importantíssimo, e cenas fortes nesse episódio. Aquela tentativa de acordo ABSURDA entre os pais de Hannah e a escola, representada pela mãe de Clay. A Sra. Baker e a Sra. Jensen conversando no banheiro… aquilo me arrepiou! Enquanto isso, suspenso, Clay Jensen vai até a casa da família de Jeff, para conversar. E aquilo me partiu o coração. Porque Jeff é o cara que nós vemos desde o começo da série com Clay, o cara que Clay ajudava nos estudos – e a maneira como a família fala com Clay e como dizem que Jeff gostava demais dele, que ele representava muito e era muito importante para o filho deles. Aquilo apertou meu coração. Então Clay conta tudo. Conta que ele foi a primeira pessoa a chegar no acidente (engraçado como TUDO ESTÁ CONECTADO!), e diz que a placa já estava quebrada ANTES de seu acidente.
O acidente é terrível. É angustiante para Clay ver Jeff ensanguentado dentro do carro, morto. Mas ele fez algo, não ficou só olhando – foi Clay quem ligou para o 911. E ele diz para os pais de Jeff, e isso significa muito, que não acredita que Jeff estava bêbado. Ele o encontrou saindo da festa, e ele disse que não estava bêbado, e ele acredita nisso – foi muito triste, e muito bonito como ele pediu desculpas, como ele disse que estava bravo com ele desde o dia em que ele morreu, por “dirigir bêbado”, mas agora ele sabe que estava errado, e lamenta muito… me emocionou. Hannah também quis contar, mas não conseguiu. Por isso sente culpa, por isso sente RAIVA, de si mesma. Forte. Agora, Clay Jensen encontra Tony no parquinho, e ambos sentados no balanço, Tony diz que talvez seja bom que ele fique ali com ele agora, para essa próxima fita…
“Because it’s your tape”
Um baque. Eu SABIA que a próxima fita era do Clay, estava tentando me preparar para isso, mas ainda assim, ouvir Tony dizer isso me alarmou e disparou alguma coisa dentro de mim. Chorei. Chorei antes mesmo de começar a fita de Clay, porque eu sabia que vinha muita dor por aí… antes de CONSEGUIR começar a escutar a fita, Clay pergunta a Tony: “Did I kill Hannah Baker?” Ele está se perguntando porquê ele está ali, ainda mais depois de uma fita de estupro e uma fita de morte – como o que ele fez com Hannah pode ser PIOR do que isso. Acho que ele está se perguntando que tipo de MONSTRO ele é. Tony tenta lhe dizer que todo mundo têm culpa, todos eles decepcionaram a Hannah de alguma maneira. Mas Clay Jensen insiste na pergunta. Tony diz que não, que Hannah Baker se suicidou, ninguém a matou. Mas Clay diz que ele sabe o que ele está perguntando…
“Did I kill Hannah Baker?”
“Yeah”

Para mais postagens de 13 Reasons Why, clique aqui.


Comentários