The Flash 3x18 – Abra Kadabra


“I’m gonna run into the future”
Não estou dizendo que o Barry Allen não deva correr para o futuro para ter a mesma vantagem que a maioria de seus vilões têm sobre ele, para tentar salvar Iris West, até porque todos eles já chegaram a um nível de desespero no qual são capazes de fazer qualquer coisa para impedir sua morte em maio, mas eu tenho que dizer: O BARRY NUNCA APRENDE NADA NÃO?! Porque se ele ficou voltando para o passado e criou todas as confusões que criou (inclusive agora Killer Frost é, FINALMENTE, oficial na Terra-1!), e isso o “ensinou” a “não mexer mais com o tempo”, o que lhe faz pensar que “tudo bem” ele ir para o futuro e então voltar para o presente e “mudar a história”? ELE CONTINUA MEXENDO COM O TEMPO. Então vamos deixar de uma vez de hipocrisias e vamos assumir com toda a propriedade que não estamos NEM AÍ PARA A LINHA TEMPORAL.
Pronto, falei.
Bem, tudo isso começa porque o vilão da semana veio do futuro: ABRA KADABRA. Com um nome divertido desses, o vilão é praticamente um mágico (embora a teoria de que “Any sufficiently advanced technology is indistinguishable from magic” seja bem aplicada aqui, e então talvez a “mágica” de Abra Kadabra esteja mais relacionado a tecnologias avançadas do Século LXIV), que vence quem quer lhe deter com “truques de mágica” bem divertidos, e faz fugas espetaculares no meio de um monte de cartas, por exemplo, no melhor estilo Truque de Mestre possível! E vindo do futuro, ele encontra o Flash sabendo que ele é o Barry Allen – e que em 2017 ele estava enfrentando a eminente perda de Iris West, por causa de Savitar. Ele sabe de tudo. Inclusive a identidade de Savitar, o que pode (ou não) ajudá-los a vencê-lo a tempo de salvar Iris.
E não depois, como está fadado a acontecer.
Me encantei pela premissa do futuro – me encantei de pensar em coisas que, no Século LXIV, devem ser super normais, mas demonstram um poder admirável aqui no nosso século XXI. A principal barganha de Abra Kadabra, quando o pessoal do STAR Labs consegue prendê-lo, é a identidade de Savitar: “Let me out, and I'll tell you who Savitar is. Give me to Gypsy, and Iris dies. The decision lies with you, Barry”. E Joe, como PAI, faria de TUDO para salvar a vida de sua filha, por isso ele negocia com Kadabra, abre sua cela, mas então vira uma confusão, porque Gypsy interrompe tudo. Joe não consegue o nome, Gypsy não consegue levá-lo para a Terra-19 para pagar por seus crimes (inclusive ter matado o seu parceiro) e Abra Kadabra consegue escapar. E em uma fuga ESTRONDOSA e cheia de consequências, Caitlin é mortalmente atingida.
Medo.
Com ótimas referências a De Volta Para o Futuro (que vão de “He’s trying to get back to the future!” a “If Kadabra's plan is to ‘Marty McFly’ himself back to the future...”) e um EXCELENTE “YOU SHALL NOT PASS!” (que só poderia ser do Cisco), Abra Kadabra tenta escapar de volta para o seu tempo, e Barry tem uma das melhores cenas de ação da temporada. Adoro quando seu poder é usado assim, de forma inteligente (e é muito poder, apesar de tudo!), e os efeitos são bons… como quando Barry corre, salta, em câmera lenta, vibra, e consegue tirar Abra Kadabra da “Máquina do Tempo”. Wow. Que sequência APAIXONANTE. Então Abra Kadabra é preso mais uma vez, e Barry decide tentar implorar para o seu “lado humano” para ele ajudá-lo a salvar Iris, mas me entristece pensar que ele REALMENTE acreditou que aquilo podia funcionar.
Sério? Quanta ingenuidade!
“In the future, you and I have been enemies for years!”
Detalhe para o fato de que a cena deve ter sido importante como dica do que veremos a seguir. Abra Kadabra, antes de partir, fala daqueles que Barry enfrentou, como Thawne, Zoom e DeVoe, mas que nenhum o machucou tanto quanto Savitar… espera aí: DeVoe?! SERIA THE THINKER O VILÃO PRINCIPAL DA QUARTA TEMPORADA?! Lembrando que já foi anunciado que o vilão da próxima temporada NÃO será velocista. Aposto todas em Clifford DeVoe. E Abra Kadabra provocou, disse que agora sente que, um pouquinho que seja, ajudou Iris West a morrer, e isso lhe faz muito bem, porque faz parte do plano de Savitar de fazê-lo sofrer. Eu ainda acho que podemos vê-lo novamente pela frente… de todo modo, isso tudo deu a Barry Allen a “genial” ideia de viajar para o futuro e descobrir o que acontece, para poder voltar ao presente e mudar a história.
Eu digo, ele se repete!
Mas vamos falar de Julian e Caitlin. QUE AMOR DE CASAL. Ela pediu que ele a perdoasse, e quando ela se feriu, ele estava ao lado dela, cuidando dela, preocupado ao estremo. E quando ele precisou operá-la com a ajuda de Iris, que troca de provas de amor, DE AMBOS! “I’m putting my life in your hands. I trust you, Julian”. Ela por confiar nele. Ele por fazer isso. E parece que tudo deu certo, inclusive quando Caitlin acorda, Julian está ali, com seu sotaque sedutor, sua voz sedosa, e eles se beijam… EU SUSPIREI. Sem saber as surpresas que o final do episódio guardavam… a transformação definitiva de Caitlin Snow. Ela estava bem, e de uma hora para outra, teve convulsões, e morreu, não pôde ser reavivada. O desespero era palpável. De Julian e de Cisco – interpretação comovente de Cisco Ramón! E então ela morre, e ao morrer, Julian Albert faz a única coisa na qual consegue pensar: TIRA O COLAR DE SEU PESCOÇO. Independente de ela não querer isso, de dizer que preferia morrer… Killer Frost pode curá-la.
E a cura. Depressa.
Mas a transforma. Total e permanentemente.
KILLER FROST É OFICIAL NA TERRA-1 AGORA, MINHA GENTE!

Para mais postagens de The Flash, clique aqui.


Comentários