The 100 4x05 – The Tinder Box


“War makes murderers of us all”
O quinto episódio da temporada veio para movimentá-la – embora eu nunca tenha acreditado que eles iam realmente precisar da Arkadia para sobreviver à onda de radiação que vai ameaçar todo mundo, porque não achei que teríamos novos “100”, eu não esperava que o roteiro realmente fizesse o que fez. E TÃO CEDO NA TEMPORADA! O episódio se divide em algumas instâncias. Temos, de um lado, Raven e Abby tentando trabalhar na criação do Nightblood que, supostamente, pode salvar a todos da aniquilação. Enquanto isso, Arkadia está ameaçada pela pessoa que trouxe Octavia e uma nova guerra se anuncia com a aproximação de Azgeda comandada pelo Rei Roan. Mas você sabe, tem guerra se anunciando semanalmente em The 100. Mas dessa vez, apenas uma pessoa está incessantemente tentando trazê-la: RILEY.
Um dos melhores momentos do episódio foi a introdução com a Abby no limite e Raven voando pelo convés sem gravidade, até que entendêssemos que aquilo só estava acontecendo em sua cabeça, enquanto, na verdade, ela estava convulsionando. É difícil ver Raven sofrer continuamente, mas aquilo serviu como uma resposta: o segredo para o Nightblood é a gravidade zero. E como não há como recriar tais condições em laboratório, o jeito pode ser ir ao espaço. As respostas que Raven obtém tem a ver com a maneira como foi desligada de A.L.I.E. (“Part of A.L.I.E.’s code is still in my head. That’s why I know things I was never taught”), e ela se dá conta que, independente de quão próximo ao colapso o seu cérebro esteja, se ela é a esperança para salvar o seu povo, ela vai se sacrificar por ele. Mas não acho que ela vá morrer.
“You have to let me go”
Octavia é trazida de volta para a Arkadia em seus últimos momentos de vida por Ilian (“Getting her here saved her life. Thank you”), o que foi uma tática PERFEITA para se infiltrar no lugar sem levantar suspeitas. Por ora, vale saber que Octavia, mesmo parcialmente consciente, conseguiu avisar a todos da chegada de Azgeda, e o “fator surpresa” é transferido de um lado para o outro da “guerra”. Com pontos verdes de mira cravados em Roan, Clarke pede que ninguém atira enquanto vai tentar negociar, entender o que está acontecendo. Especialmente quando Roan revela seus prisioneiros: Kane e Bellamy. Eles não podem correr riscos. Foi um pouco angustiante ver a insistência de Riley em querer atirar a guerra, mesmo sabendo que um único tiro deflagraria uma guerra para a qual eles definitivamente NÃO TÊM TEMPO AGORA.
A conversa de Roan e Clarke se mostra reveladora: “We're not here to kill you, Clarke. We're here to take your ship, a ship you restored to save your people, not mine”. Enquanto Bellamy é intense e convincente o suficiente para impedir que Riley atire, mais uma vez, Clarke e Roan chegam a um acordo de que, se o Nightblood não funcionar, eles dividirão a Arkadia, para sobreviverem juntos. Plano frustrado depressa, porque Ilian usou MESMO Octavia para entrar na nave, e ainda que algumas pessoas tenham duvidado que ele fosse conseguir cumprir seu objetivo, ELE QUEIMOU A NAVE. Explosão e muito fogo, não há mais Arkadia, e Nightblood se solidifica como a ÚLTIMA ESPERANÇA. E enquanto a Arkadia queima, percebemos que as coisas tendem a mudar mais uma vez para o restante da temporada, embora, para mim, a grande missão FOSSE a questão do Nightblood.
Vamos a isso agora, embora Abby já tenha começa com suas alucinações…

Para mais postagens de The 100, clique aqui.


Comentários