Riverdale 1x07 – Chapter Seven: In a Lonely Place


“Sometimes... there's just darkness”
Com a série fazendo uma pausa na metade da primeira temporada (mas felizmente já renovada para a segunda!), temos um episódio que nos enche de questionamentos. Amamos o Jughead como um dos protagonistas mais adoráveis e enigmáticos de Riverdale, e a morte de Jason Blossom continua um mistério intrigante, no qual cada nova informação apenas aumenta as nossas dúvidas, como o casaco de Jason pendurado na casa de Jug! Outras dúvidas que nos instigam envolvem, por exemplo, Cheryl, enquanto não sabemos se podemos ou não confiar nela – a cada momento eu penso uma coisa sobre a personagem, portanto estou confuso. O episódio é ótimo, e ganhamos cenas muito bacanas com Archie e Jughead, por exemplo, o que eu acho que é uma das melhores duplas a serem exploradas em Riverdale, pode sair muita coisa boa dali!
A introdução do episódio é FENOMENAL. Temos uma espécie de pesadelo de Jughead, em que tudo é divertido, colorido, parecendo um comercial de margarina – ou uma história em quadrinhos. A versão louca de Jug do sonho americano, no entanto, é destruída por Archie lhe perguntando porque ele o apunhalou pelas costas… e devo dizer que o figurino do Archie estava uma gracinha incomparável! Então Jug desperta,e descobrimos onde ele está morando agora: na escola. Com Jug sem camisa e tudo (!), temos uma ótima cena com Archie, que inclui um “Screw that. Live with me”, que eu adorei, e o pedido de Jughead que Archie não contasse para Betty que ele estava “morando” ali. Na reunião dos amigos que se seguiu (com a patota completa, Veronica, Betty, Kevin, Archie, Jug), um momento em que Jug passou o braço em volta dos ombros de Betty revelou tudo…
Sim, ELES ESTÃO JUNTOS.
E são adoráveis juntos! As cenas dos dois são sempre maravilhosas, como os dois andando juntos, de mãos dadas, e o beijo antes que Betty diga, por exemplo: “Thank you for walking me home. I call you later. Good night”. Juntos, eles organizam uma força-tarefa especial porque uma das teorias é de que Polly pode ter incendiado o carro de Jason, e então eles precisam encontrá-la antes que os Blossoms o faça – por sua vez, eles também organizam uma equipe toda para isso, e eu acho que a Cheryl é um perigo terrível naquele momento, dizendo que foi Polly quem matou seu irmão! Antes que Betty se dê conta de onde sua irmã está, e a encontre escondida na própria casa da família, Alice, sua mãe, faz um jogo perigoso no qual anuncia para a cidade toda o internamento da filha, diz que ela estava sob supervisão o tempo todo, portanto não poderia ter matado Jason, e está GRÁVIDA.
Pah.
Ela ainda termina com um falsíssimo “Polly, darling, if you’re watching this… please, come home”. E Polly já está em casa, Betty é a única capaz de deduzir isso, felizmente, e a conversa das duas é de arrepiar – mais ainda é perceber Betty tentando acreditar que seus pais, pessoas evidentemente NOJENTAS, são pessoas boas. Mas quando eles falam sobre como Polly “concordou em dar o filho para adoção”, Betty percebe o quão cruel e doentes eles são, e que não pode confiar neles. Quem oferece ajuda, e é igualmente preocupante, é Cheryl, que diz que as coisas mudaram agora que ela sabe da gravidez, e o jantar de Betty com os Blossoms foi aterrorizante, porque era ÓBVIO que eles não são “bons” nem nada assim… felizmente, Cheryl se voltou contra os pais a tempo de avisar Polly e Betty de que eles não queriam protegê-la, que ela precisava fugir…
E assim Polly vai para a casa das Lodge.
Também tivemos, no episódio, um bom desenvolvimento para Jughead, Archie e seus respectivos pais. A cena na lanchonete foi repleta de tensão, e eu acho interessante perceber o quanto os filhos estão tentando, e o quanto se gostam apesar de tudo… foi lindo o Sr. Jones e o Archie tocando juntos, por exemplo, mas foi desesperador descobrir toda a trama que envolve os pais, a questão da sociedade na Construtora, e como Fred tirou o pai de Jug do negócio em troca de uma fiança para tirá-lo da cadeia… claro que toda história tem dois lados, e eu ainda espero ver um episódio inteiramente no passado, só com os pais. “Jughead, what your dad told us… I had no idea”. E enquanto o pai de Archie comenta “Son, when someone is drowning, you can try to save them, but not if they're gonna drag you down with them”, e Archie pergunta: “Yeah, and who cares if Jughead ended up drowning, too?”
COMO EU AMO O ARCHIE DEFENDENDO O JUGHEAD <3
O que era essencialmente PRECISO – afinal de contas, as coisas ficam perigosas e saem de controle quando Jughead é levado pela polícia como um suspeito de matar Jason Blossom. Por causa do quadro, por causa das digitais no carro, por causa de seu histórico de reformatório por ter “tentado incendiar a escola primária” e ser vítima de bullying por pessoas como o Jason… há toda uma gama de “provas” altamente questionáveis que colocam Jughead em uma posição assustadora – como eu queria defender o meu Jug! Foi angustiante vê-lo nessa situação, vê-lo se recusando a falar, vê-lo jurando para Betty que não tinha feito nada… e eu sei que não sabemos a história completa, mas eu realmente ESPERO que não tenha sido ele, eu não saberia lidar! Felizmente Jug não passa muito tempo nessa situação, porque os Andrews aparecem para resgatá-lo.
E amamos mais Archie e Fred do que nunca.
Ninguém sabe onde está o pai de Jug, mas Fred providencia, ainda que falso, um álibi para Jughead e, assim, consegue tirá-lo da delegacia, e nós respiramos razoavelmente aliviados. A cena de Jughead e seu pai, no fim do episódio, foi de partir o coração, enquanto víamos algo se partir entre eles, ele apareceu tarde demais. Jug o impediu de brigar, valorizou o que os Andrews fizeram por ele, e Archie reforçou o convite para que ele ficasse em sua casa… enquanto o pai prometia se recompor e trazer a família de volta, mas pedia uns meses para fazer isso, Jughead não teve outra opção a não ser dizer que acreditava nele (mesmo que não acreditasse de fato), e ficar na casa dos Andrews enquanto isso, dividindo um quarto com Archie, por enquanto. [É demais pedir uma cena shirtless de ambos ao mesmo tempo?] Mas estou ansioso para a reta final da temporada!
Sobre esperança…

“Hope. A word so close to home, and as tricky. As much as we wanted Jason's killer caught, and the town, our home, to feel safe again, with every day that passed, our hopes dimmed more and more. There's that old, cliched saying, ‘It's darkest before the dawn’. But sometimes... There's just darkness”

Difícil ter alguma… só a escuridão.

Para mais postagens de Riverdale, clique aqui.


Comentários