Riverdale 1x05 – Chapter Five: Heart of Darkness


“Jason deserved... a better family than what he got”
O DIA DO FUNERAL DE JASON BLOSSOM. Jughead nos introduz ao tema do episódio falando sobre como toda cidade tem aquela casa da qual todo mundo tem medo – em Riverdale, essa casa é Thornhill, a Mansão dos Blossom, com seu próprio cemitério no jardim e tudo! É mesmo um lugar um pouco sombrio, e eu adorei aquela introdução com Cheryl em seu vestido vermelho, batom provocante, cheia de velas, vendo sangue e sendo atacada por uma espécie de Jason Zumbi… mas era tudo um pesadelo. É mais ou menos assim que ela se sente às vésperas de enterrar o seu irmão, e nesse episódio ela precisará lidar com isso. Enquanto isso, Betty e Jughead continuam formando uma dupla e tanto em suas investigações, e Archie decide, inicialmente, se dedicar para valer ao futebol, porque então ele pode conseguir uma bolsa e estudar música na faculdade.
Raciocínio faz todo o sentido.
Mas eu estava mais envolvido em prestar atenção nele sem camisa lutando boxe. WOW.
Enquanto Archie foca no futebol e tem uma semana para provar que merece ser o novo Capitão depois da morte de Jason Blossom, Betty se aventura em um encontro com Trev, na expectativa de descobrir mais informações sobre Jason e Polly, e conseguindo algumas informações, como o lance das drogas, e Kevin junta todo o pessoal do jornal para recriar o Mural do Assassinato que foi destruído no fim da semana passada, provavelmente porque o xerife estava perto de conseguir alguma coisa. E Cheryl chega com seus “convites” para o funeral de Jason, chamando-os de “Sad Breakfast Club”, e recebendo de Veronica a proposta de “serem amigas”, ou ao menos frenemies, ao que Cheryl responde convidando-a para dormir na casa dela.
Uma “festa do pijama” na noite anterior ao funeral do irmão.
Ela não quer passar essa noite sozinha.
Gostei muito de ver Archie se desenvolvendo e levando adiante a dicotomia entre futebol e música, tentando decidir o que fazer. A música é a sua paixão, isso é evidente. Ele vai em busca do sonho com a ajuda de Veronica e chega a um músico bastante exigente que parece acreditar que ele não pode se dedicar aos dois ao mesmo tempo. E talvez não possa. Valerie também dá uma força, ajudando ele com ensaios. Mas ele intensifica o lance do futebol… e eu acho que a batalha com Reggie pela posição de Capitão foi bastante justa e saudável, embora ele tenha machucado a mão e continuado (aquilo me apavorou, porque ele podia ficar sem o futebol e sem a música!), mas Reg só tentou ajudá-lo… de todo modo, ser dispensado da música e depois ter uma conversa com Val sobre como ele era bom SIM, o fez mudar totalmente de ideia.
E nunca senti tanto orgulho do Archie.
Mas falemos do restante do episódio. Com o pai, Betty consegue pouquíssima informação sobre o que aconteceu entre Jason e Polly, apenas sobre a briga e uma tentativa de suicídio de Polly. Com Jug, conversando sobre a informação das drogas, eles se perguntam por que um jovem rico venderia drogas? Para fugir dos pais? Para fugir de traficantes? O único jeito é checar a casa e seu quarto, que pode contar muita coisa. No dia do funeral. Mas ainda na noite anterior, Veronica tem um jantar deplorável na casa dos Blossom, com pais ABSURDOS que culpam Cheryl pela morte de Jason, quando eu já não a culpo mais – se ela estava fugindo dos pais mesmo a culpa é DELES. Querer privá-la de fazer um discurso no funeral do próprio irmão gêmeo é absurdo e nojento, ainda bem que a conversa com Veronica é linda e ela diz que vai ajudar.

“I just... I want everyone to know that I'm... I'm sorry. And that Jason deserved a... A better family than what he got”

Veronica a incentiva, diz que ela deve fazer isso, e que “Penelope e Clifford Blossom façam seu pior”, que Cheryl garante que será feito: eles a matarão. Independente de tudo isso, o funeral começa. Jughead e Betty se arrumam para entrar na barriga do monstro. A mãe desnorteada de Jason acaricia o cabelo de Archie por achá-lo parecido com o filho quando ele lhe oferece, como presente, a camisa de futebol de Jason. E Cheryl entra ARRASANDO. Ela estava linda, e eu quis aplaudir. Vestida de branco, com o mesmo vestido que usou na última vez que viu o irmão, no rio, ela entra para chocar, e quando Penelope ameaça levantar e impedir, Veronica diz que isso só vai piorar as coisas… então Cheryl pode falar. Fala de Jason, da festa de aniversário compartilhada, de como ele sempre a protegia, e chora sobre o caixão, em um momento emocionante.
E Veronica é quem está lá para abraçá-la.
Já disse que eu AMO a Veronica?
Quando Betty e Jughead vasculham o quarto de Jason Blossom em busca de algo, surge aquela velha ASSUSTADORA que confunde Betty com Polly (o susto de Jug dizendo “The horror. The horror” foi HILÁRIO!), e ela comenta sobre o anel que deu para ela… ou seja, Polly e Jason ESTIVERAM NOIVOS. “I lost a grandson, but you, you've lost the love of your young life. Poor child”. Assim, Betty finalmente confronta o pai que JÁ SABIA da informação, e percebemos que, realmente, ainda há muito a ser explorado em relação a Polly e Jason, e estamos ansiosos para saber. Especialmente porque o pai dela se torna, subitamente, assustador, por perceber que a filha pode estar chegando a algum lugar, e avisa “Fair warning: stay out of it”. Minha crença é de que ela nem está doente coisa nenhuma, só está trancada em algum lugar apavorante e distante.
Vamos logo falar com Polly!
Archie toma decisões importantes, e é lindo o momento em que ele ganha a posição de Capitão e a recusa, passando-a para Reggie, porque embora ele vá continuar jogando futebol, o tempo que dedicaria como capitão será dedicado à música. Fiquei ORGULHOSO dele. E preparando o terreno para os próximos episódios, Betty comenta com Jughead que quem destruiu o Mural naquela noite não estava no Drive-In, e seu pai não estava no Drive-In. Assim, tendo mentido sobre uma coisa, ele pode ter mentido sobre inúmeras outras, e ela não sabe quais. Por isso, o seu nome, FINALMENTE, aparece como suspeito, e independente de ele ter matado ou não Jason Blossom, ele sabe de alguma coisa e, certamente, é culpado de algo. Foi mesmo ele quem destruiu o Mural, por exemplo. De todo modo, anuncia-se a próxima missão: FALAR COM POLLY.
Reação dos telespectadores?
\o/

Para mais postagens de Riverdale, clique aqui.


Comentários