The Tomorrow People 1x17 – Endgame


Foi mais um daqueles marcos de ponto de virada.
O episódio focou bastante no lado familiar, com uma irmã meio chatinha de Cara (mas quem é que pode julgar, a Cara é mesmo insuportável!) e o retorno de Cassandra, a tão poderosa filha de Fundador, uma Sinérgica como Stephen. Mas felizmente os dramas mais adolescentes ficaram de lado… o que predominou foram os planos antigos e mirabolantes, com direito a uma confusão tremenda de não saber quem é que está falando a verdade, o Fundador ou o Jedikiah. Eu sou adepto da teoria de que, na dúvida, os dois mereciam morrer. Tudo seria tão mais simples.
Endgame usa seus flashbacks para contar como era a relação de Roger e Jedikiah, desde lá na infância (quando a vida de Jed foi injustamente salva e os poderes vieram à tona), e como, anos mais tarde, os dois e o Fundador trabalharam juntos para criar a ULTRA, o que é meio que uma novidade para mim. Uma novidade como esses três pareciam ser “amigos”, levantando os questionamentos todos como de onde surgiu a traição, quais são as motivações pessoais de cada um deles, e quem é que devemos defender agora? Acho que não devemos defender nenhum deles, não consigo confiar em nenhum deles… nem muito em Roger mais, mas tudo bem.
O plano todo que guia o episódio está em matar o Fundador – depois daquele tenso momento de Jedikiah e Stephen que terminou o episódio passado, ele propõe o sobrinho um acordo: que ele mate o Fundador, o que seria a resolução de todos os problemas. Mas o único Tomorrow Person com tal capacidade é o John. Então entramos em toda uma história na qual o plano de Jedikiah foi, desde sempre, que esse momento chegasse e John pudesse matar o Fundador, e que Stephen era um agente duplo não de John, mas na verdade da ULTRA, servindo aos interesses próprios de Jed.
Mesmo com a ajuda de Cassie (eu adorei como ela realizou essa vingança do pai), o plano acaba dando todo errado – está tudo pronto e perfeito para que John complete a operação e mate o Fundador. Mas ele precisa defender uma hipótese na qual ele se sai como bonzinho contra o verdadeiro vilão que é Jedikiah, e que ele e Stephen precisavam trabalhar juntos para garantir o cumprimento dos planos de Roger antes de sua “morte”. Stephen, idiota como ele só, permite-se um momento para pensar, que faz tudo desandar em uma desastrosa e triste cena na qual John e o Fundador matam Cassandra.
Agonizante.
Mas o episódio é desconcertante. Acabamos o episódio sem saber ao certo em quem acreditar, e sem conseguir imaginar quais são os rumos para a série pensados pelos roteiristas, como eles planejam guiar os próximos episódios até o Season Finale. O fato é que Jedikiah fugiu (e pode ser tanto o vilão quanto o “mocinho”) e John tem uma nova motivação para acabar com ele, com um ódio crescente e irremediável dentro dele, que quase chega a ser assustador. Os nervos ficam à flor da pele, e parece que a série já está pra terminar na próxima semana, mesmo que ainda tenhamos 5 episódios… vamos aguardar!

Curta nossa Página no Facebook: Parada Temporal


Comentários