Intelligence 1x09 – Athens


O melhor até aqui.
Apesar de uma ou outra reclamação de Intelligence que se apresentem em minhas postagens, eu devo dizer que gosto demais da série – e Josh Holloway é um grande ator, encantador. Mesmo com tantos personagens que amo e muito bem-escritos, a série é basicamente dele, Gabriel comanda tudo. Nesse episódio, além de ser o protagonista, de certa maneira ele também incorpora o vilão de Athens… portanto, o episódio se torna ainda melhor do que nunca! Também por vê-lo vulnerável, com o chip dando problema pela primeira vez. E descobrimos que ele também pode estar sujeito a erros.
Depois de uma impressora dar problemas e as coisas começarem a ficar estranhas na base, o chip é atingido. E no momento em que eu estava esperando um “I’m offline”, veio um “Who the hell are you people?”. Na verdade, até então o chip não lhe proporcionou uma história diferente, incapaz de lembrar-se das pessoas e dos acontecimentos, e portanto extremamente manipulável. Mas as coisas se acentuam com um vilão muito capacitado que consegue brincar com as tecnologias do lugar, e mesmo com os arquivos pessoais de todo mundo em torno de Gabriel, fazendo-o acreditar que não pode confiar em Riley ou em Lilian, trabalhando para Jin Cong.
Foi um ótimo episódio ao conseguir explorar o relacionamento de Gabriel com diferentes pessoas. Tanto com Riley, que buscou o episódio inteiro sua confiança (teve ótimas cenas tentando ser racional com ele, falando e se arriscando) como com Lilian, acusando ambas de crimes tremendos, como a morte de Amelia, de 3 soldados antes dele e de planejar a morte de uma lista de crianças… a finalização não poderia ter sido melhor, apelando para seu lado humano e deixando a máquina de lado – Riley consegue tocar suas emoções e seus sentimentos, e convencê-lo de quem ele é e em quem ele pode confiar.
Mas falando em informações confidenciais, o mais importante é a Lista de Athens – que é um tanto chocante. Desde o primeiro episódio sabemos que, para que o chip implantado no cérebro funcione perfeitamente, a pessoa deve ter uma determinada mutação genética conhecida como Athens-4U7R; e com a ajuda do Doctor, Lilian está em posse de uma perigosa lista com crianças que apresentam essa mutação. E é justamente atrás do que Jin Cong está: o que torna essas crianças todas vulneráveis… a lista caindo em mãos erradas chega a ser apavorante. Não é à toa que muito drama gira em torno dela, cobranças e mesmo decepções importantes.
Tivemos uma infinidade de outras ótimas cenas, como Gabriel sendo manipulado pelos invasores, e o seu retorno no fim, tão fofo que contou até com um pedido de desculpas a Riley. Amo os dois, e acho a química entre eles fascinante! E também gosto do fato de a série não estar apressando nada ali, deixando que fiquemos apreensivos e desejosos… quanto à Lista de Athens, ainda mais com a conversa final do Doctor e Lilian, deve ser um assunto que retornará em algum momento da série, quem sabe para o Season Finale. Muito depressa nos aproximamos do fim do primeiro ano. Alguma idéia de como será esse fim?

Curta nossa Página no Facebook: Parada Temporal


Comentários