Música da Semana – Children Will Listen


How do you say to your child in the night?
Nothing’s all black, but then nothing’s all white
How do you say it will all be all right
When you know that it might not be true?
What do you do?

Várias das músicas de Into the Woods, inclusive a música-título estão não-nomeadas em uma espécie de medley que representa o início ou o final do primeiro e segundo ato (começos de ato com 9 músicas e fins com 4). Children Will Listen é parte do final do segundo ato, e foi a música escolhida para hoje por um motivo muito simples: foi minha cena favorita no musical.
E não foi por nada do convencional – não foi especificamente por sua letra (que é linda, mas falo disso daqui a pouco), ou pela personagem que a canta, ou pela linda voz que a música exige. Não mais do que foi pelo momento todo, e pela minha felicidade por ver, novamente, o Narrador na história. O Narrador, agora interpretado por uma criança, é meu personagem favorito, porque acho que ele é o diferencial de Into the Woods, andando por ali, participando, expressando os sentimentos dos personagens, acompanhando tudo…
Por isso mesmo fiquei muito triste com o ato de pura crueldade do roteiro que foi assassiná-lo no segundo ato. Uma piada, afinal como matar o narrador? Mas ainda assim cruel e desnecessário, me deixou de coração partido… então eu fiquei contente em ver o filho do Padeiro crescendo e a identidade do Narrador se formando através do espírito de sua mãe, aconselhando o pai a contar-lhe a história de como tudo aconteceu. Como ele foi gerado com a ajuda da Bruxa e dos quatro ingredientes, e do ataque do Gigante que o deixou órfão.

Careful the things you say
Children will listen
Careful the things you do
Children will see and learn
Children may not obey, but children will listen
Children will look to you for which way to turn
To learn what to be

Mas é evidente que a música também é uma belíssima mensagem. Porque querendo ou não, acho que o musical assume um tom muito melancólico e nada infantil, então a Bruxa adverte o Padeiro que ele deve tomar cuidado com como conta isso ao filho, porque as crianças escutam. Achei isso uma bela mensagem para se trazer para fora: como as crianças escutam e vêem o que os adultos dizem/fazem, e como precisamos ser exemplos a elas… enfim, eu já estava bem emocionado, amei a reprise de Into the Woods no final, amei o Narrador dizendo “I wish!”, está aí um trecho para você…


Curta nossa Página no Facebook: Parada Temporal


Comentários