Helix 1x13 – Dans L’Ombre


MELHOR EPISÓDIO DA SÉRIE!
Lembram-se de como eu disse que a série veio mudando drasticamente com o passar do tempo? Isso é incrível, porque a alteração no estilo de narrativa e nos temas tratados só mantém o nosso interesse – e aqueles que temiam que a segunda temporada continuasse centrada apenas na Base, esse episódio desmentiu isso e prometeu um segundo ano ainda muito melhor do que o primeiro. Embora assustadoramente diferente. O episódio nos deixou apreensivos, mas acima de tudo: curiosos! Tudo o que queremos é começar a segunda temporada, e não esperar até 2015 para isso!
Na maior parte do tempo, confesso que achei um episódio meio parado para um Season Finale. Mas foi ao mesmo tempo o episódio necessário para o fechamento de alguns ciclos, para a formação de alguns laços e para os cliffhangers dos quais precisaremos para a próxima temporada. Não nos incomodamos com a falta de acontecimentos rápidos se levarmos em consideração as surpresas que foram, principalmente, ver o episódio começar com DAY 235. E finalmente entender o motivo de todo episódio começar mostrando em que dia estávamos no avanço do NARVIK. Foi uma idéia tão inteligente de implantar esses flash forwards que eu quase tive um ataque.
Ainda no presente, DAY 13, as coisas acontecem seguindo os rumos dos últimos episódios – Jane, a mãe de Julia, apareceu de verdade e conheceu sua filha, e mais chocante do que tudo: o vírus foi liberado para o mundo. Não é uma epidemia gigantesca ainda, mas em Porto Rico, mais especificamente em Lares, um número muito grande de pessoas já foram mortas pelo NARVIK-A, conhecido como Sangue Negro. E é assustador pensar que isso está deixando a Base e tornando-se uma ameaça real para todo o restante do mundo, ao mesmo tempo em que ficamos contentes pelas proporções que as histórias tomam, com possibilidades fantásticas para o futuro de Helix
Tivemos alguns novos Casos de Família, como várias pessoas vêm comentando ultimamente, e eles envolveram tanto Julia reencontrando sua mãe, que não se lembra de nada do que vem acontecendo, Anana descobrindo sobre a morte do irmão, Peter traindo a todos enquanto resolve trabalhar com Spencer, uma chocante revelação sobre a sua filiação por sinal, e ainda a possibilidade de Sarah estar grávida – o que me faz pensar que o filho deve ser de Alan? E que tipo de problemas isso pode acarretar para o futuro da série? Ou seria de qualquer outra pessoa?
Mas independentemente de tudo isso, e do quão bom tenha sido essas partes do episódio, o melhor esteve no DAY 235. Ele começa o episódio, nos deixando totalmente eletrizados por termos uma visão assim do futuro, 222 dias depois! Alan muito diferente, escolhendo torturar um empregado da ILaria atrás de informação, buscando alguém que na época ainda não sabíamos quem era… era meio óbvio que devia ser a Julia, mas o episódio deixa isso já claro. Ou seja, serão 222 dias em que Julia e Alan não se encontram mais, e o que pode acontecer nesse tempo é realmente assustador. Afinal vocês se lembram do que aconteceu nos últimos 13 dias?
Flash forwards são minha grande paixão, lembro-me de quanto Lost resolveu usá-los e eu fiquei completamente satisfeito! Foi bom ver as coisas que apenas nos deixam curiosos mas não explicam realmente muita coisa… o Alan de volta ao “mundo real”, o jornal falando sobre o NARVIK e como o vírus tornou humanos em predadores de humanos (o que quer dizer que há Vectors em todo o mundo), o cartão da ILaria e a marca na parede, a conversa com Peter, todas coisas a serem explicadas e entendidas mais tarde… mas o final, ah, o final! O que foi ver a Julia entrar com a nova mão, aquela roupa, aquele cabelo, aqueles olhos… com um grande grupo de imortais assim como ela. Isso quer dizer que ela é a presidente da ILaria?
Acho que as coisas devem mudar ainda mais drasticamente para a segunda temporada, espero que seja bem aceita, porque isso promete redefinir nossas opiniões sobre Helix. Como faltam ainda mais de 222 dias até a estréia da próxima temporada, acredito que esse DAY 235 e os dias subseqüentes serão o presente da segunda temporada, onde a ação principal se desenrolará, enquanto os dias do meio permanecerão em mistérios a serem resolvidos através de flashbacks, e então teremos as transições a partir daquela tela branca com a “data” que sempre começavam os episódios… o segundo ano realmente promete, muito ansioso!

Curta nossa Página no Facebook: Parada Temporal


Comentários