Resurrection 1x03 – Two Rivers


O episódio girou em torno de mistérios.
Caleb é misterioso e assustador, ele está matando pessoas e não vem agindo realmente como um ser humano normal, mas isso não se aplica a todas as pessoas! Enquanto isso, o Jacob parece ser um doce de criança, inocente e ele mesmo confuso por não saber e entender exatamente o que está acontecendo… então chega a ser revoltante notar o quanto as pessoas têm medo daquilo que é diferente e não entendem, com medidas absurdas como expulsar o menino e a mãe da igreja. Uma incrível mostra da ironia do ser humano, confinado dentro de uma igreja pregando o bem, mas rejeitando um evento desses.
Se no episódio passado ficamos extremamente curiosos para saber o que estava dentro do caixão desenterrado de Jacob, esse episódio acabou se mostrando uma grande decepção nessa parte – eles não nos mostraram. Não segue o mistério, já sabemos que os restos mortais do garoto estão lá, bem como a camiseta exatamente como a que ele usava quando acordou na China, mas custava ter nos mostrado isso tudo? E se o Jacob “original” está de fato ali, o que isso quer dizer para as pessoas que acreditam que o outro Jacob é na verdade o Jacob verdadeiro também? Difícil saber o que sentiríamos caso fôssemos colocados em uma situação como essa.
Achei muito legal que o episódio tentou trazer, de maneira reflexiva, o relacionamento dos retornados com seus entes próximos, mostrando as reações e as dúvidas – Tom com Jacob é a coisa mais fofa que a série já fez! Mas também temos Jacob lentamente se aproximando de Henry, seu pai, enquanto este se esquiva e se priva de qualquer sentimento real pelo garoto, refutando qualquer teoria de que ele seja, realmente, seu filho. Que, de uma maneira inversa, também é o que Jay faz com o retorno de Caleb, o investigando e pregando que aquele não é de fato seu pai.
O que eu estou disposto a acreditar também. Não tenho uma ótima teoria bem formada nem nada assim, mas também não consigo confiar em Caleb, ou mesmo entendê-lo. A maneira como ele age, suas expressões, o fim do episódio passado… embora não acredita na teoria mirabolante de Jay de que isso tudo esteja envolvido com aliens. O que mais me parece correto, de fato, é pensar que talvez o rio tenha alguma importância como uma conexão entre as pessoas que voltaram. Jacob morreu nele. Caleb foi cremado e jogado nele. Mas agora temos mais a Rachel, e ela tem alguma relação com o rio?
Uma nova retornada deve ser o foco do próximo episódio. “Did I really die, Tom?”, e acho que vai ser interessante ver os efeitos disso sobre Tom, com o segundo retornado de sua vida. Estou amando a maneira como a série tenta incutir a reflexão a partir desses relacionamentos e reações, mostrando a instabilidade do ser humano, enquanto também nos abre milhões de questionamentos que nos levam à reflexão e formação de teorias. Como eles podem estar voltando à vida? E, talvez mais importante ainda, por que motivo eles estão retornando à vida?

Curta nossa Página no Facebook: Parada Temporal


Comentários