86th Academy Awards – Oscar 2014


A noite foi de Gravidade.
Mesmo que Gravidade não tenha, no fim, levado o prêmio de Melhor Filme (o que já suspeitávamos quando o prêmio de Melhor Diretor já tinha saído para ele), podemos afirmar que ele foi o grande vencedor dessa noite, com 7 estatuetas – e Melhor Filme fica para 12 Anos de Escravidão. Não que eu tenha prestado muito atenção em outra coisa, não numa noite em que O Mágico de Oz completa 75 anos e recebe uma belíssima amizade, e Idina Menzel, ironicamente a primeira Elphaba da Broadway, canta Let it Go.
Foi, como de costume, uma cerimônia maravilhosa. Não tivemos as cenas preparadas previamente como tivemos nos últimos anos das premiações, infelizmente. Nem a noite temática como no ano passado (“Música no filme”). Mas Ellen DeGeneres, a hostess dessa edição dos prêmios, fez um trabalho magnífico! Conseguiu nos tirar risadas das coisas mais simples e bem-feitas, como suas piadas inteligentes, seus comentários “maldosos”, como quando falou com Jennifer Lawrence, ou seu pedido de pizza, suas fotos postadas instantaneamente no Twitter (eles realmente “quebraram” o Twitter), mas o melhor de tudo: SUA ENTRADA COMO GLINDA!
Uma série de ótimos momentos garantiram a diversão. Gostei bastante do começo, em que Ellen apresenta algumas pessoas que estão concorrendo, e diz que o Oscar não é uma competição, é uma festa – ao mesmo tempo em que o compara aos Jogos Vorazes. Tem câmeras por todos os lados, e eles estão com fome. E depois ainda vai conversar com Jennifer Lawrence, o que foi engraçadíssimo e eu adorei – foi inteligente a maneira como brincaram com o que aconteceu no ano anterior e ela comentou sobre as pessoas inoportunas que ficam comentando sobre isso o tempo todo. “Pra quem não se lembra, ela caiu no ano passado. Caiu subindo as escadas pra pegar o prêmio. Tem um vídeo?”
Depois ainda tivemos ela gritando para que a mulher indicada mais velha “pudesse ouvir”, a raspadinha e o pedido de pizza… o pedido de pizza foi uma das melhores coisas, porque acho que ninguém levou à sério. Até que a pizza realmente chegasse logo em seguida… e, claro, as fotos para o Twitter, da qual aquela selfie com uma galera foi a melhor! Eu AMEI a foto, amei o momento, ficou muito legal, muito legal mesmo… foi divertido, foi bonito e a foto foi um sucesso. Assim como ela pediu que fosse, a foto conseguiu mais de 1,2 milhões de retweets em menos de uma hora, depois passou de 2 milhões… e o Twitter realmente “quebrou”, não foi uma brincadeira lá no momento…
#Oscar #blessed
Pessoas apresentando os prêmios, isso é sempre um show à parte. Anne Hathaway entrando com Os Miseráveis tocando instrumental, e Harrison Ford entrando ao som da Marcha Imperial. Tem coisa melhor? Joseph Gordon-Levitt (que eu amo) dividindo um prêmio com Emma Watson. BOM DEMAIS! Benedict Cumberbatch, Zac Efron e o lindo do Chris Evans. Estava bem barbado, mas não tem como não amá-lo… tem? Channing Tatum, a fofa da Amy Adams, Jennifer Lawrence apresentando o Melhor Ator. Senti menos espírito cômico nessas apresentações, a maioria das piadas, ótimas, esteve com Ellen.
Quanto às músicas, tivemos algumas apresentações muito boas. Tivemos Happy, de Meu Malvado Favorito 2, que foi uma apresentação toda fofa com coreografia, crianças e muita cor – fiquei lembrando do final super engraçadinho do filme. The Moon Song, de Ela; Ordinary Love, de Mandela: Long walk to freedom e por fim Let it Go, de Frozen. Fiquei muito contente por ela ter ganhado, embora eu tenha mesmo achado que isso aconteceria. Idina Menzel, nossa queridíssima Elphaba, faz uma apresentação muito bonita, mesmo com todo seu nervosismo, além de um cenário muito bonito. A música é incrível, ela é incrível, o filme é incrível. Super merecido.
O Mágico de Oz completa, em 2014, 75 anos desde sua belíssima estréia. O filme é tão lindo, tão perfeito e eu o amo tanto que, cada menção a isso, me deixa extremamente emocionado. Amo a história, então foi muito bonito ver a bonita homenagem com Somewhere Over the Rainbow, uma música extraordinária, cantada lindamente, com direito às clássicas cenas do filme passando no telão, que sempre nos emocionam. Nostalgia pura. Ainda temos a Whoopi Goldberg com meia e sapato de Dorothy e Ellen DeGeneres chegando atrasada vestida de Glinda. LINDO! “Did I miss it? Is it over? Not cool, guys, they were gonna call me. I’ll do it by myself, ‘You had the power’… Oh, never mind”.
Além de O Mágico de Oz muito bem homenageado, tivemos aquelas deliciosas montagens que o Oscar sempre faz e que é sempre muito bonito… primeiramente das animações, com muita cena que realmente valeu a pena. “Alguém acha que podiam ter mostrado mais Procurando Nemo?”. Depois os filmes de heróis da vida real, que foi emocionante. E por fim os super heróis, que fizeram meu lado nerd surtar. Além do Chris Evans apresentando, tivemos Os Vingadores, Matrix, Harry Potter, Jogos Vorazes, O Senhor dos Anéis, O Homem de Aço, O Hobbit, Indiana Jones, Star Wars (tanto sabres-de-luz quanto o C-3PO todo fofo), A Vida de Pi, De Volta Para o Futuro, Homem-Aranha, Footloose
Não foi memorável como no ano passado, infelizmente. A cerimônia do ano passado foi muito mais marcante e muito mais interessante. Além de trazer aqueles conjuntos de cenas prontas como um Capitão Kirk predizendo o futuro, também trouxe um tema que garantiu a sequência da “história contada no Oscar”, com direito a Joseph Gordon-Levitt e Daniel Radcliffe cantando e dançando… quer dizer, como superar aquilo? Ah, sem contar que tivemos a belíssima e emocionante apresentação de Os Miseráveis, que já entrou para a história dos Academy Awards… esse ano deixou mais a desejar.
Em relação à premiação, por fim, eu fiquei bastante satisfeito. Bastante satisfeito porque eu realmente ADOREI Gravidade e achei muito digno que ele ganhasse todos esses prêmios. Minha maior torcida era para Frozen, que ficou com Melhor Canção Original e Melhor Animação, além de ter adicionado vários filmes para a minha lista, como Clube de Compras Dallas, 12 Anos de Escravidão e Helium, que parece ser um curta-metragem absolutamente interessante. Vou procurar por isso o mais rápido possível… vamos então, enfim, à lista de todos os vencedores?

Trilha Sonora Original
Steven Price, de Gravidade

Canção Original
Let it Go, de Frozen

Design de Produção
O Grande Gatsby

Filme Estrangeiro
A Grande Beleza (Itália)

Edição
Gravidade

Fotografia
Gravidade

Curta-metragem de Animação
Mr. Hublot

Mixagem de Som
Gravidade

Edição de Som
Gravidade

Documentário em longa-metragem
A um passo do estrelato

Documentário em curta-metragem
The Lady in Number 6: Music Saved my Life

Curta-Metragem
Helium

Efeitos Visuais
Gravidade

Animação
Frozen: Uma Aventura Congelante

Figurino
O Grande Gatsby

Maquiagem e Cabelo
Clube de Compras Dallas

Roteiro Adaptado
John Ridley, de 12 Anos de Escravidão

Roteiro Original
Spike Jonze, de Ela

Ator Coadjuvante
Jared Leto, de Clube de Compras Dallas

Atriz Coadjuvante
Lupita Nyong’o, de 12 Anos de Escravidão

Ator
Matthew McConaughey, de Clube de Compras Dallas

Atriz
Cate Blanchett, de Blue Jasmine

Diretor
Alfonso Cuarón, de Gravidade

Filme
12 Anos de Escravidão

Curta nossa Página no Facebook: Parada Temporal


Comentários

  1. ADOREI também, tudo tudo!!!!
    Só fiquei chateada pelo Leo, que mais um ano não levou a estatueta!! :(
    E amei ver o Kevin Bacon como "herói" em Footloose, achei justo hehehe
    e Ellen....o que falar?! Nem tenho palavras, foi sensacional!!!
    A pizza, a foto... o que eu riii!!!!!!!!!
    E a Jennifer Lawrence caiu hahahaha no tapete vermelho, coitada!

    beijãozão*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também, quase surtei com o Kevin Bacon lá *-* hehe
      Como você (acho que não escrevi no texto) achei que talvez esse ano fosse a vez do diCaprio... não deu =/
      Jennifer fofa... e desastrada! kk

      Esperar o Tony agora :D

      Excluir

Postar um comentário