“The Name of the Doctor” airs TODAY!


Toda jornada de um viajante do tempo faz um rasgo no tecido da realidade, e o Doctor tem viajado no tempo mais do que qualquer um. Mas o caminho esfria em Trenzalore, o único lugar em todo o tempo e espaço que ele nunca deveria ir. O lugar mais perigoso no Universo… Quem está seqüestrando os amigos do Doctor, guiando-o a Trenzalore? Poderá a Queda do 11º estar próxima? Ou a garota impossível possui a chave? A vida passada, presente e futura do Doctor corre grave perigo… e seu maior segredo está prestes a ser revelado.

Aterrorizante.
Ler essa sinopse me desperta um sentimento indescritível de apreensão, emoção e nervosismo. São tantas coisas juntas, tanta coisa a se dizer e a se pensar que eu consigo escrever um texto gigantesco e uma análise inteira apenas a partir disso. Os questionamentos são tantos que nosso cérebro gira, e é bem isso o que eles querem, no que promete ser o episódio de maior audiência da temporada… afinal com um título assustador, uma sinopse eletrizante, e a possibilidade de muita coisa acontecer. HOJE É DIA DE SEASON FINALE EM DOCTOR WHO!
Em primeiro lugar, o título com o pôster foi divulgado há algumas semanas, e o medo absoluto se espalhou entre os fãs de Doctor Who – e um monte de protestos do tipo “We do not want to know the name of the Doctor”. PORQUE NÃO QUEREMOS! Saber o nome do Doctor simplesmente acabaria com toda a magia do título – porque é uma coisa que nunca soubemos, mas também nunca quisemos realmente saber. Nenhum nome estaria a altura de 50 anos de espera, e a deliciosa pergunta de “Doctor Who?” tendo uma resposta não seria mais tão impactante e fascinante quanto o é agora. Não queremos saber o nome do Doctor, e eu guardo minhas esperanças de que isso não será revelado.
Asism espero.
O que me preocupa muito nesse episódio é o fato do Doctor estar indo diretamente para os campos de Trenzalore. E todos nós sabemos muito bem que isso é algo que ele não deveria fazer. Afinal já fomos avisados que a Fall of the Eleventh aconteceria lá, então poderíamos estar enfrentando a despedida de Matt Smith da série? E pior, se uma regeneração acontecer nesse episódio, podíamos ter uma cena de “Who are you?” “I’m the Doctor.” “Doctor who?” justamente no lugar onde a “primeira pergunta será perguntada” e “nenhuma mentira pode ser dita”? Seria assustador demais.
É aqui que o nosso medo quanto à Queda do Décimo Primeiro se mescla ao grande mistério da Garota Impossível. Parece consenso geral que Clara nasceu para salvar o Doctor, por isso o fato de ela o encontrar em tantas épocas diferentes. Não sabemos exatamente qual é o segredo dela (e hoje é o dia de finalmente descobrir isso, uma das coisas que mais esperamos na segunda parte da temporada!), mas se ela for mesmo a responsável por “salvar” o Doctor, pode ser que ele se aproxime o suficiente da Queda sem precisar de uma Regeneração. E quem sabe seja ela mesma a capacitada a impedir que seu grande segredo seja revelado. Amarei Clara ainda mais do que já a amo então.
Você se pergunta: por quê?
Doctor Who sempre gostou de fazer joguinhos com a gente, então nos últimos episódios parece que isso vem acontecendo bastante. Que os campos de Trenzalore estão ali é inevitável, que o momento da primeira pergunta chegou também, então por que não a Queda do Décimo Primeiro? Tivemos o Doctor todo emotivo em um depoimento lindo em Rings of Akhaten. O Doctor vulnerável e com medo em Hide. Ecos do passado e do futuro em Journey to the Centre of the TARDIS, além dos seus momentos de puro pesar. O auge de sua vulnerabilidade em Crimson Horror e um papo todo gigantesco a respeito de regeneração (até vimos os outros Doctors) em Nightmare in Silver.
Foi muitas pequenas dicas que juntadas deixam bem claro o tema da regeneração. Os indícios são muito fortes. Mas o fato de eu não estar nem um pouco preparado para dizer adeus a Matt faz com que eu defenda as demais teorias, sobre Clara o salvar, e me apego ao fato de que Jenna Louise-Coleman estará na próxima temporada. Também que Matt não anunciou que está deixando a série, estará no especial de 50 anos de Novembro, e nenhum ator foi anunciado como o Décimo Segundo Doctor, e também nada se ouviu falar sobre estarem procurando alguém para o papel.
O que não significa muito, porque se por acaso o Doctor está a ponto de se regenerar, não acredito que seria algo amplamente divulgado, o que se espera é que os telespectadores se surpreendam com o momento. Não me assustaria que um novo Doctor aparecesse já hoje, bem escondido nos bastidores. E o fato de Matt Smith estar no especial de 50 anos não significa muita coisa, afinal David Tennat está lá também, não está? Mas eu prefiro acreditar que não diremos adeus a Matt e Jenna agora, porque eu realmente não estou nem um pouco preparado para tal…
Tanto a sinopse do episódio quanto todo o papo que já começou há muito tempo sobre Trenzalore me deixam com a impressão de que é algo muito maior do que uma mera regeneração – parece realmente perigoso. “A vida passada, presente e futura do Doctor corre grave perigo” – isso é o que mais me fascina, porque vocês já viram a foto ao lado, que mostra claramente o Sexto Doctor atrás de Clara? E vocês se lembram dos ecos de Journey. Poderíamos ter muito mais referências aos Doctor antigos, mas também poderíamos ter um momento do Décimo Segundo Doctor, afinal a sinopse deixa muito claro que a “vida futura” também corre perigo…
Assustador?
Vocês querem a versão super resumida do meu texto? VAI SER ÉPICO! Esse certamente será o melhor episódio do ano. E não só de Doctor Who, bem como de todas as séries. É aquele momento de parar absolutamente tudo, aproveitar a chuva e fazer pipoca e chimarrão, e ficar me deliciando (e provavelmente chorando e comendo unha) com o episódio que está pela frente. Acho que ninguém me culparia se eu assumisse que estou até mais ansioso para esse episódio do que o episódio especial de 50 anos… talvez porque esse ainda esteja tão distante, e The Name of the Game eu assisto ainda hoje! Que meu coração esteja preparado…

Curta nossa Página no Facebook: Parada Temporal

Comentários