Supernatural 8x22 – Clip Show


E a cada semana Supernatural continua me surpreendendo pela qualidade de seus recentes episódios, e talvez seja a hora de admitir que (excluindo a primeira e a segunda temporada, tempos clássicos que não voltam mais) talvez essa oitava temporada tenha sido um dos melhores anos que a série já viu! Gradualmente e de maneira convincente, a série nos conquistou, e agora saber que estamos a uma semana do fim dessa temporada é algo que nos entristece. Embora esse promete ser talvez o melhor Season Finale que Supernatural já viu. Aposto minhas fichas nisso.
Nem primeira temporada ganha.
Demônio de olhos amarelos? Pff.
Eu estava muito curioso. Colocar Abaddon naquele Then poderia ter entregado todo o enredo, mas incrivelmente não o fez. E o negócio de curar demônios finalmente foi mais explicado, graças a quem? Aos Homens das Letras, com certeza! Como eu digo, isso é a melhor coisa que a oitava temporada trouxe, precisa ser mais explorado no próximo ano. Precisa. Amei ver o calabouço, e mais ainda aquela biblioteca e aqueles arquivos todos tão detalhados e reveladores. E foi através de gravações que eles descobriram o que “curar um demônio” significava.
E não foi chato, clichê ou imaginativo demais como eu temi que fosse. Ficou bem clara a idéia de que demônios nada mais são do que almas que se tornaram más por seu tempo de tortura no inferno, mas talvez ainda seja possível resgatar a humanidade dentro deles. E é isso o que o novo ritual de exorcismo propõe. Eu amo e sempre amei esses rituais de exorcismos, foi o que me prendeu à terceira e quarta temporada (ainda minhas favoritas), quando os demônios ganharam destaque exagerado, e com algumas mudanças, temos uma nova modalidade de exorcizar um corpo.
O primeiro vídeo é incrível (“That was weird. With three exclamation points”). Não nega-se que é forte e um tanto cruel e explícito. Mas ainda mais do que isso é a segunda gravação em áudio, que os produtores escolheram nos mostrar em forma de vídeo de qualquer maneira. Aquele, o Teste 19, efetivamente funcionou e o padre conseguiu salvar e curar aquele demônio. Foi simplesmente incrível. Perfeito. Maravilhoso. Embora a cena tenha sido bem forte, os gritos agonizantes tenham nos deixado desconfortáveis, tudo caminhou para uma cena perfeita na qual eles entendem o que precisam fazer e como fazê-lo.
Trazer de volta Abaddon não é lá tão inteligente, mas whatever. Reconstruindo-a, eles planejam tudo, mas são interrompidos por um telefonema de Crowley (só eu que achei que o número dele ser 666 foi uma piada engraçadíssima e inteligente?) e Abaddon coloca seus conhecimentos de Família Addams em ação e consegue se livrar da armadilha. Resultado? Como se já não tivéssemos conteúdo suficiente para um Season Finale eletrizante, agora ainda temos uma das mais perversas e aterrorizantes demônios do inferno!
Mas ainda tivemos alguns curtos flashbacks que nos transportaram no tempo de maneira deliciosa. O primeiro foi com Tommy e sua namorada numa casa no meio da floresta e o barulho de um Wendigo. Acho que o 1x02 – Wendigo foi um episódio que me marcou demais, pois qualquer referência a ele me entusiasma, e eu lembro claramente tanto do número dele, quanto do momento em que o assisti… enfim, o que importa é que ele é brutalmente assassinado, em uma cena típica de Supernatural mas que até teve um pouquinho de American Horror Story. Tradução? Perfeita.
Embora isso tenha parecido totalmente perdido no episódio (e eu duramente duvido que eles vão se lembrar mesmo de todos os casos e pessoas que salvaram ao longo de tantos anos assim – pelo menos não dos nomes), depois tudo fez sentido. Vimos também Jenny, aquela da história das bruxas e dos cupcakes, os nojentos corações batendo lá dentro e tudo o mais… morta. E por fim, Sarah, que eu não sei qual é a história (não quis procurar, pode colocar nos comentários!), mas que valeu por podermos ver o Sam de volta tão novinho e fofo, tantos anos atrás. You’ve grown, Sam. I do miss the old haircut though.
Mas Crowley. Crowley, como sempre, foi o grande destaque desse episódio. Porque o seu plano foi simplesmente perfeito. Ou ainda mais do que isso. Que genialidade e perversidade em atacar cada uma das pessoas que já foram salvas pelos irmãos Winchester, e o desespero dos dois ao tentar salvar Sarah é palpável. Nunca vi uma chantagem melhor arquitetada, épica. E a maneira como a cena acontece, com aquela voz cruel e fria falando todas aquelas coisas… mesmo com toda a maldade de Crowley, é impossível não se apaixonar pelo personagem.
Mas falando nisso…
Castiel! Castiel e Dean ensaiaram uma novela mexicana que felizmente não vingou. E então Castiel proporciona uma daquelas suas cenas divertidíssimas ao ir fazer compras. “Dude” e “You don’t understand. I need pie!” foram as melhores falas. E é aqui que Cass e Metraton se unem para a revolucionária idéia de fechar os Portões do Céu também. Bem, se o Season Finale estava bom até o episódio passado, mudou para ótimo e agora excepcional. Será que apenas 40 minutos dá conta de tudo isso? Não acredito nisso, mas não conseguirei esperar até setembro para ver mais!
E agora, de maneira bastante rápida, Castiel precisa decidir se vai mesmo ajudar Metraton a fechar os Portões (e tenho certeza de que sim, a não ser que algo mude de última hora, afinal Misha Collins está confirmado no elenco regular da nona temporada) e realizar os três testes, assim como Sam. Mas, também bastante rápido, o primeiro teste já está cumprido. Amei essa proposta toda de Nefilim, uma pena que ela fosse a última… mas se Castiel continuar por aqui, comprando aquele tipo de revista que ele comprou hoje e seguindo conselhos do “cara da pizza”, podemos ter novos surgindo a qualquer momento…
O Season Finale está com tudo encaminhado para ser o episódio mais épico que a série já viu. Promete. Além dos novos conceitos adicionados, dos quais eu realmente destaco os Homens das Letras, também temos um número grande de acontecimentos importantes para fechar o ano – os Portões do Inferno e os Portões do Céu, além de ter Abaddon livre por aí, as ameaças todas de Crowley, as possíveis novas mortes (12 horas passam depressa) e o fim dos testes, tanto de Sam quanto de Castiel… bem, acho que para a próxima semana eu precisarei fazer uma bacia de pipoca. Nada mais justo!

Curta nossa Página no Facebook: Parada Temporal

P.S.: O que foi escutar Saving people, hunting things… the family business naquele momento todo e naquela voz de Crowley? Meu coração parou!

Comentários